As imagens I e II retratam situação-problema concernente às relações sociais e ao consumismo na era pósmoderna
Leia o texto sobre a série britânica Black Mirror, que retrata a influência das redes sociais nas atitudes cotidianas das pessoas.
A série britânica Black Mirror (Espelho preto) retrata, no episódio Nosedive [Queda livre], uma cidade futurista onde as pessoas avaliam e são avaliadas o tempo todo por suas postagens e atitudes diárias. O resultado dessa avaliação ocorre por meio da quantidade de likes (curtidas) que as pessoas recebem e, assim determina-se, por exemplo, que tipo de carro as pessoas podem alugar, que tipo de casa podem comprar e até mesmo que tipo de evento podem frequentar, ou seja, as notas geradas pelo número de likes, determinam o status social das pessoas.
As imagens I e II ilustram dois momentos distintos da personagem principal, Lacie, que encara o processo com destrutiva obsessão por likes e aprovação alheia. Na imagem I, a personagem (com roupão e toalha na cabeça) sorri numa self de apresentação que mostra sua nota de avaliação positiva nas redes sociais. Na imagem II, Lacie aparece com aspecto sujo, cabelos desarrumados e com maquiagem borrada, forçando um sorriso na tentativa de mostrar que continua a mesma pessoa, ainda que tenha recebido avaliação negativa. Com o rebaixamento de suas notas e, consequentemente, sua marginalização social a personagem demonstra seu desespero em meio à falta de aprovação social. Além dessa representação sobre as relações e as conexões entre os indivíduos nas redes sociais, o episódio Nodivide traz também uma reflexão sobre a ideia de conquistar a felicidade, a partir do consumismo orientado socialmente.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/11/episodi HYPERLINK "https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/11 (adaptado)
O conceito de modernidade líquida, apresentado por Zygmunt Bauman, pode ser referência para a análise do texto, pois a situação-problema retratada traduz
“Cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes, hábitos e fatores históricos materiais e imateriais que permeiam, de forma dinâmica, a vida social. Ou seja, a cultura é construída ao longo de processos históricos e materiais de um povo, através de suas inter-relações e modos de vida.”(LARAIA, 1997).
O Estado do Maranhão é rico em manifestações culturais. Entre elas estão o tambor de crioula, os blocos tradicionais, a festa do divino e o bumba meu boi.
Em 2019, a UNESCO concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao bumba-meuboi maranhense, cuja celebração congrega fé, religião, música, dança, artesanato, entre outros aspectos. Os grupos são divididos em sotaques, que se distinguem por características como personagens, instrumentos e coreografia.
Cada gravura, identificada pelos numerais 1, 2, 3 e 4, corresponde a uma manifestação cultural do Estado do Maranhão.
LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
A sequência das figuras representa, respectivamente, as seguintes manifestações culturais maranhenses:
Para responder à questão, leia o texto e relacione o conceito de Bourdieu ao diagrama ao lado.
Pierre Bourdieu foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. [...] Para Bourdieu, a estrutura social é um sistema hierárquico em que os diversos arranjos interdependentes de poder material e simbólico determinam a posição social ocupada por cada grupo. O poder tem múltiplas fontes, por isso, a influência que um determinado grupo exerce sobre os demais é fruto da articulação entre elas: poder financeiro, poder cultural, poder social e poder simbólico.
A cada um desses tipos de poder, Bourdieu chama de capital, pois representa a capitalização de um ativo importante para se ter uma posição de destaque em determinada sociedade e contexto histórico. A distribuição desigual desses poderes consolida e reproduz a hierarquia social ao longo do tempo. Bourdieu divide os poderes em quatro tipos de capital: capital econômico, capital cultural, capital social e capital simbólico. A soma ou a ausência desses recursos de poder, herdados ou adquiridos, determinará o lugar ocupado por grupos e indivíduos na hierárquica estrutura das sociedades e condicionará seu estilo de vida e suas oportunidades de ascensão.
REZENDE, Milka de Oliveira. "Pierre Bourdieu"; Brasil Escola. (adaptado).
Networking (rede de contatos)
Analise as assertivas a seguir, considerando a imagem feminina no centro do círculo laranja. A personagem demonstra possuir mais capital social do que as demais personagens, pois sua rede de relações sociais é mais
I) densa, já que as linhas a ligam direta ou indiretamente ao conjunto das personagens, configurando-se como um ativo que lhe pode propiciar algum tipo de ganho.
II) equânime, já que há equilíbrio entre personagens masculinos e femininos, proporcionando-lhe mais estabilidade social.
III) fluida, haja vista que, na sua composição, há indivíduos hierarquicamente distribuídos na estrutura social, o que pode facilitar sua ascensão na sociedade.
IV) diversificada, tendo em vista que seus contatos se dão em várias direções, o que possibilita a sua movimentação em qualquer sentido da estrutura social.
Em relação à maior posse de capital social da personagem, estão corretas, apenas, as seguintes assertivas:
Leia o texto e analise as assertivas.
Durante anos (meados do século XIX até a década de 1960), o conceito de movimentos sociais esteve ligado diretamente ao movimento operário, resultante das contradições da sociedade industrial e do capitalismo da época. A partir das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas posteriores, depreende-se que a ação coletiva ligada às instituições sociais clássicas (partidos e sindicatos) tem perdido seu significado, fazendo emergir novos grupos sociais com características muito específicas (trabalhadores desqualificados, desempregados, ambientalistas, feministas, grupos étnico-raciais, LGBTQIAP+, entre outros). Além disso, as mudanças de natureza sociocultural são fundamentais para a compreensão dos novos movimentos sociais. As sociedades modernas não só permitem elevados níveis de educação, como os seus processos de socialização dependem largamente de meios de comunicação e de informação sofisticados. Os valores associados ao crescimento econômico e às necessidades de produção e consumo de bens materiais são progressivamente substituídos por valores centrados na procura de laços de pertença, de participação e de identidade social.
J.M. Carvalho Ferreira, et al. Sociologia. Lisboa: Escolar Editora, 2013. p. 591-624. (texto adaptado).
São características dos Novos Movimentos Sociais, retratados no texto:
I. A busca pelo reconhecimento identitário pautado em lutas pela diversidade.
II. A legitimação da liberdade das classes sociais por meio de leis sindicais.
III. A luta pela unificação operária e cultural.
IV. A utilização das redes sociais para divulgar suas informações.
Estão corretas, apenas, as assertivas
Em 2016, uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que mais de um terço dos brasileiros acredita que “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. No mesmo estudo, 30% disseram que “mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”.
Uma exposição de roupas de vítimas de estupro na Bélgica, porém, contradiz essa lógica. Exibida em Bruxelas, a mostra traz trajes que mulheres e meninas usavam no dia em que sofreram a violência sexual e reúne calças e blusas discretas, pijamas e até camisetas largas. A exposição demonstra o fato de que a violência do estupro independe da vestimenta, da idade, do corpo, das atitudes da vítima, assim a falsa ideia de que as mulheres incitam de alguma forma essa violência, na verdade, esconde uma estrutura e uma cultura socialmente enraizadas, que invertem o processo da violência, culpabilizando a vítima e vitimizando o agressor.
EXPOSIÇÃO DAS ROUPAS DAS VÍTIMAS DE ESTUPROS
Pode-se afirmar que a culpabilização da vítima é parte do processo, sociologicamente, conhecido como