Embora nascido nas Ilhas Canárias, Anchieta será celebrado como um santo brasileiro. Personagem seminal na construção do catolicismo no país, ele chegou a Salvador na comitiva do segundo governador-geral, Duarte da Costa, com 19 anos, e aqui morreu aos 63 anos, no Espírito Santo, reconhecido como o “apóstolo do Brasil”. Ao longo dos 43 anos em que viveu no país, ele participou da fundação de escolas, cidades e igrejas.
(LOPES; 2014, p. 89).
As ações do Padre Anchieta, referidas no texto, representavam, na época,
A Assembleia das Centúrias era uma assembleia popular, mas em virtude dos sistemas de votação era controlada pela nobreza. A Assembleia elegia os cônsules e outros magistrados e formulava as leis, que precisavam também da aprovação do Senado. Este aconselhava a Assembleia mas não legislava, controlava as finanças públicas e a política externa. Os senadores eram nomeados vitaliciamente pelos cônsules ou eram antigos magistrados. O Senado era o principal órgão do poder patrício.
(PERRY, 2002, p.90).
Características do Senado na antiga República Romana, descritas no texto, estão presentes no Senado brasileiro
Mal magnífico, prazer funesto, venenosa e enganadora, a mulher foi acusada pelo outro sexo de ter introduzido na Terra o pecado, a desgraça e a morte. Pandora grega ou Eva judaica, ela cometeu a falta original ao abrir a urna que continha todos os males ou a comer o fruto proibido. O homem procurou um responsável para o sofrimento, para o malogro, para o desaparecimento do paraíso terrestre, e encontrou a mulher.
(DELUMEAU, 1989, p. 314).
A visão medieval judaico-cristã sobre a mulher, descrita no texto, encontra, na contemporaneidade, ressonância em atitudes autoritárias contra o gênero feminino, praticadas
A ideia de indivíduo isolado, livre para fazer o que quisesse, não existia na mentalidade medieval. Alguém sempre estava subordinado a um grupo, dependia da proteção e devia fidelidade a alguém ou a uma instituição. O indivíduo que se considerava livre, não sujeito a nenhuma proteção e fidelidade, era o marginal, pois encontrava-se à margem das regras medievais e deveria ser perseguido pelos poderes estabelecidos: castelão, Igreja e rei.
(CÁCERES, 1996, p. 126).
A característica coletivista das sociedades feudais europeias, indicada no texto, estava diretamente associada
A análise do gráfico e os conhecimentos sobre as exportações no Brasil colonial, entre 1650 e 1800, permitem classificar essa economia, ao longo de 150 anos, como
Homens, o tempo é chegado para a vossa ressurreição; sim para ressuscitares do abismo da escravidão para levantares a sagrada Bandeira da Liberdade.
A liberdade consiste no estado feliz, no estado livre do abatimento: a liberdade é a doçura da vida, o descanso do homem com igual paralelo de uns para outros, finalmente a liberdade é o repouso e bem aventurança do mundo.
((MATTOSO, 1969, p. 148).
O texto reúne dois trechos dos chamados “boletins sediciosos” da Conjuração Baiana de 1798, também conhecida como Revolução dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios. O elo comum que o aproxima de dois outros textos igualmente importantes da mesma época — a Declaração dos Direitos do Homem na França e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte —, diz respeito