TEXTO 1
“Pois bem: foi no século XVIII – em 1789, precisamente – que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo.”
FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981.
TEXTO 2
“O homem nasce livre e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles […] A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.”
ROUSSEAU J. J., Do contrato social. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 22
Considerando o Século XVIII (denominado “Século das Luzes”), os textos expressam um período histórico de questionamento do Antigo Regime e apresentam uma concepção de pensamento que tem como alicerce
A Idade Média constituiu-se como uma cultura patriarcal e continuou patriarcal. Os papéis das mulheres eram rigidamente determinados e, não por acaso, tornaram-se uma das vítimas preferenciais da Inquisição. Mas a relação não é simplesmente a de vítimas passivas sofrendo de opressão imutável. As ideias medievais sobre as mulheres têm um contrapeso no papel da própria Virgem Maria, a figura terrena mais importante de toda a cristandade então, cujo culto foi crescendo ao longo do período. Com um limite expressado pelo Papa Inocêncio 3º em 1210: “Não obstante o quanto a mais abençoada Virgem Maria esteja acima, e é mais ilustre que todos os apóstolos juntos, não foi a ela, mas a eles, que o Senhor confiou as chaves do Reino dos Céus”. Santidade sim, autoridade, nunca.
Na ponta oposta estava outra figura bíblica: Eva, a tentadora, a que aceitou a maçã da Serpente e a entregou a Adão, causando a queda da humanidade. Santo Agostinho, ainda no século 5, assim se expressava “Não será por que ele [Adão] não podia acreditar [na Serpente] que a mulher foi apresentada [ao fruto proibido]; ela que tinha pouca inteligência e talvez vivesse de acordo com o senso corporal e não de acordo com o senso da mente?”.
Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/a-mulhermedieval/. Acesso em: 15 jun. 2022.
Considerando o contexto histórico da sociedade feudal, assinale a alternativa INCORRETA.
Observe a imagem a seguir:
Na entrada do Campo de Concentração de Auschwitz, lia-se no portão: “O trabalho liberta”.
Após a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, em 1933, e principalmente ao longo da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), foram criados campos de concentração. O maior e um dos mais temidos era o complexo de Auschwitz, na Polônia. Na Alemanha ou em outras nações ocupadas pelas Forças Armadas alemãs, os campos de concentração constituíam-se no destino de todos os indivíduos considerados inimigos da nação.
De acordo com a orientação política do Nazismo, identifique, a seguir, a(s) função(ões) dos Campos de Concentração.
O líder soviético Nikita Kruschev (à esquerda) e o presidente norte-americano John Kennedy (à direita) medem forças. Ambos estão sentados sobre uma bomba atômica e têm seus dedos prontos para acionar o botão de disparo das bombas. A charge, de 1962, faz uma ironia: cada um deles está sentado sobre a bomba do outro significando que uma guerra nuclear liquidaria ambos os Estados.
Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/a-crise-dosmisseis-de-cuba-o-mundo-a-beira-da-guerra-nuclear/. Acesso em: 15 jun. 2022.
Em 1962, ocorreu a chamada “Crise dos mísseis”, quando o presidente estadunidense, John F. Kennedy, ameaçou invadir Cuba, que se preparava para a instalação de mísseis soviéticos em seu território. Diante de um confronto iminente, os soviéticos recuaram e não finalizaram a instalação dos mísseis prometidos para proteção do regime socialista cubano.
Tendo em vista essa informação, assinale a alternativa correta.
Observe as imagens a seguir:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
As duas primeiras imagens tratam de peças de propaganda da Ditadura Civil-militar: “Ninguém segura esse país” e “Brasil: ame-o ou deixe-o”, produzidas no início dos anos 1970. A terceira é uma caricatura sobre a Copa do Mundo de 1970, quando o Brasil se sagrou campeão mundial no México.
Em relação às imagens e à Ditadura Civil-militar, assinale a alternativa correta.
O excerto a seguir, publicado na página do Senado Federal, retrata a eclosão da Revolta da Chibata em 1910:
“Na noite de 22 de novembro de 1910, explodia a Revolta da Chibata. Centenas de marujos se insurgiram e se apossaram dos quatro navios da Marinha, entre os quais os encouraçados Minas Gerais e São Paulo, as mais poderosas máquinas de guerra da época. Eles não tinham motivação política. [...]
Como o governo era surdo aos clamores, os marinheiros resolveram pressionar de uma forma mais drástica. Atacaram os comandantes dos navios, matando alguns deles, assumiram os timões e viraram os canhões para o Rio. Depois de fazer aqueles primeiros disparos, os marujos apresentaram um ultimato ao presidente da República, o marechal Hermes da Fonseca.”
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/em1910-marujos-denunciaram-chibata-na-marinha-e-racismono-brasil-pos-abolicao. Acesso em: 15 jun. 2022.
Sobre a Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, é correto afirmar que