Leia o texto a seguir:
Outro saber de que não posso duvidar um momento sequer na minha prática educativo-crítica é o de que, como experiência especificamente humana, a educação é uma forma de intervenção no mundo. Intervenção que, além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos, implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento. Dialética e contraditória, não poderia ser a educação só uma ou só a outra dessas coisas. Nem apenas reprodutora nem apenas desmacaradora da ideologia dominante.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 98. Adaptado.
Nessa perspectiva, a educação deve apresentar uma postura
Carroceiros, estivadores, operários da estrada de ferro, maquinistas, foguistas, empregados da companhia de esgoto e até os jóqueis do hipódromo, trabalhadores de várias categorias encamparam uma ampla onda de greves no Recife entre 1890 e início de 1896.
Referência: SOUZA, Felipe Azevedo. As cigarreiras revoltosas e o movimento operário: história da primeira greve feminina do Recife e as representações das mulheres operárias na imprensa. In: https://www.scielo.br/j/cpa/a/8B8YnNpCgGtCfhbZLYNBbKd/?lang=pt
São características comuns a todos os movimentos das categorias citadas no texto, respectivamente:
Há pouco mais de cem anos, uma das mais fervorosas defensoras do socialismo internacional era brutalmente executada, a mando de antigos camaradas do partido social-democrata. Dirigente política ainda no tempo em que as mulheres não podiam votar, Rosa Luxemburgo cofundou o partido comunista alemão, mas não poupou críticas à Revolução Russa. Ícone revolucionário de feministas, pacifistas ou marxistas, sobrevive a sua herança política e à repulsa perante o seu homicídio. (Adaptado)
Referência: MAIA, Vânia. O assassínio de Rosa de Luxemburgo: uma tragédia e uma farsa. In: https://visao.sapo.pt/atualidade/2019-01-15-oassassinio-de-rosa-luxemburgo-uma-tragedia-e-uma-farsa/
As principais características defendidas pelo pensamento da intelectual citada no texto foram
Os candomblés passam a constituir um dos meios mais importantes de agregação social, identidade e resistência cultural da população negro-mestiça. Nesse panorama, a ocupação dos espaços físicos da cidade, especialmente a proliferação de candomblés no centro urbano, é um fenômeno significativo.
Referência: PARÉS, L. A formação do candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Editora Unicamp, Campinas, 2011.
No Ato Institucional nº 5, em 1968, o movimento social descrito no texto sofreu que consequência sociopolítica?
As atividades agrícolas vêm se expandido bastante na superfície terrestre, mas, muitas vezes, a um custo ambiental elevado, com destruição da cobertura vegetal, emprego de defensivos agrícolas etc. Surgiu mais recentemente uma disciplina científica que propõe revisitar os principais aspectos da Revolução Verde e seus impactos sociais, econômicos e ambientais, a partir de novos paradigmas da agricultura, em especial os fundamentados na Ecologia, Economia, Agronomia e Sociologia, entre outras ciências.
A que disciplina o texto se refere?
Leia o texto a seguir:
Como sociólogos, sabemos que a desigualdade não é um fato natural, mas sim, uma construção social. Ela depende de circunstâncias e é, em grande parte, resultado das escolhas políticas feitas ao longo da história de cada sociedade. [...] É necessário compreender o fenômeno das desigualdades como resultado da interação entre “realidades” e “percepções”, reconhecendo que essas duas dimensões não são distintas. E análises que se inserem nessas duas perspectivas podem oferecer uma visão mais clara das contingências e agências envolvidas nos processos de produção, de reprodução e, por que não, de superação das desigualdades.
SCALON, Celi; SALATA, André. Civitas, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 181, abr.-jun. 2016. Adaptado.
A desigualdade social no Brasil pode ser explicada por diversos fatores, inclusive pela(s)