As reformas do New Deal (“novo contrato”, “nova repartição”) eram de tirar o fôlego por sua ambição e alcance, tendo-se em conta sobretudo que se opunham diretamente às ideias correntes e habitualmente aceitas sobre o papel que deveria desempenhar o governo na vida do país.
(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017.)
O programa adotado por Franklin Delano Roosevelt, que assumiu a presidência em 1933, implicou
Para Calvino, toda a verdade religiosa está contida na Sagrada Escritura, que é a única reveladora da “palavra de Deus”. Considera, além disso, que a tradição religiosa é uma alteração do “puro evangelho”. Calvino, assim como Lutero, admite que o cristão não pode ser salvo do Inferno por seus próprios atos, nem por suas práticas religiosas ou por sua conduta virtuosa.
(Charles Seignobos. Histoire sincère de la nation française, 1982. Adaptado.)
Em decorrência desses princípios teológicos, a reforma calvinista reafirmava
O desenho de Zacharias Wagener (1614-1668) reproduz uma cena que se passa em 1641 na Rua dos Judeus de Recife, Pernambuco, e expressa
Cada uma das novas nações teve, logo após a Independência, uma Constituição mais ou menos (quase sempre menos) liberal e democrática. Na Europa e nos Estados Unidos essas leis correspondiam a uma realidade histórica, exprimiam a ascensão da burguesia, a consequência da Revolução Industrial [...]. Na América Hispânica, serviam apenas para dar um ar de modernidade às sobrevivências do sistema colonial.
(Octavio Paz. “De la independencia a la revoluctión”. In: El laberinto de la soledad, 1999. Adaptado.)
O excerto refere-se à história euro-americana da segunda metade do século XVIII e das primeiras décadas do XIX, acentuando
Paisagem nº 4
Os caminhões rodando, as carroças rodando,
rápidas as ruas se desenrolando,
rumor surdo e rouco, estrépidos, estalidos...
[…]
Na confluência o grito inglês da São Paulo Railway...
Mas as ventaneiras da desilusão! a baixa do café...
As quebras, as ameaças, as audácias superfinas!...
(Mário de Andrade. Pauliceia desvairada, 1922.)
O poema sintetiza aspectos diversos da economia do café em São Paulo, referindo-se