Observe o anúncio a seguir:
"Atenção: Quem precisa de uma pessoa para marchar para o sul em seu lugar e quiser libertar um escravo robusto, de vinte anos, que deseja incorporar-se ao exército, declare por este jornal seu nome e morada onde possa ser procurado, e por preço cômodo achará quem lhe substitua nos contingentes destinados à guerra." (anúncio publicado no Diário da Bahia, 14 de outubro de 1865).
Apesar do discurso nacionalista, criado por Dom Pedro II, para estimular a participação dos brasileiros na Guerra do Paraguai, outras decisões precisaram ser tomadas como, por exemplo, a imposição do alistamento obrigatório. Houve, porém, aqueles que foram espontaneamente - diante de algumas vantagens financeiras e promessas - para os frontes de batalha.
Estes ficaram conhecidos como:
O século XX foi marcado por inúmeros conflitos. No contexto latino-americano, observaram-se diferentes embates, motivados por ideários e projetos igualmente diversos.
A respeito destes conflitos, assinale a alternativa que se refere a dois movimentos de caráter anti-imperialista que, ao menos em um primeiro momento, efetivamente, depuseram os governos vigentes.
Segundo Hilário Franco Júnior, "o processo de gestação do Feudalismo foi bastante longo, remontando à crise romana do século III, passando pela constituição dos reinos germânicos nos séculos V e VI e pelos problemas do império Carolíngio no século IX para finalmente se concluir em fins desse século ou princípios do século X."
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. O Feudalismo. Brasiliense, 1983.)
Dentre as características do Feudalismo, citam-se:
Segundo Jacques Le Goff, a instituição Universidade na Europa, em sua origem, pode ser pensada como uma corporação de ofício. Desta maneira, rege suas relações sociais seja com um certo mercado de trabalho, seja com os poderes eclesiásticos, aristocráticos ou reais e burgueses.
A respeito da origem das universidades, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir:
"1 – Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deve ser condenado à morte;
14 – Se alguém roubar o filho menor de outrem, este alguém deve ser condenado à morte;
21 – Se alguém arrombar uma casa, ele deverá ser condenado à morte na frente do local do arrombamento e ser enterrado;
48 – Se alguém tiver um débito de empréstimo e uma tempestade prostrar os grãos ou a colheita for ruim, ou os grãos não crescerem por falta d’água, naquele ano a pessoa não precisa dar ao seu credor dinheiro algum. Ele deve lavar sua tábua de débito na água e não pagar aluguel naquele ano;
129 – Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d’água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos."
Os preceitos legais, acima expressos, pertencem ao Código (de):
Leia atentamente o texto a seguir, escrito por John Locke em 1689:
"Ninguém pode impor-se a si mesmo ou aos outros, quer como obediente súdito de seu príncipe, quer como sincero venerador de Deus: considero isso necessário sobretudo para distinguir as funções do governo civil e da religião, e para demarcar as verdadeiras fronteiras entre a Igreja e a comunidade.
(LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1973.)
Considerando que Locke escreveu este texto no contexto político e religioso da Europa, no século XVII, é correto afirmar que o autor: