Clausewitz: Eu decidi ser agricultor. Eu não quero mais saber do teatro. O senhor acha que tem lugar para o teatro no mundo depois desta Guerra?
Segismundo: Eu nunca fui ao teatro. Ouvi pelo rádio, uma vez, uma história de uma mulher que assina umas promissórias, depois vai embora de casa. Não entendi muito bem. Não tinha a ver com a minha vida.
Clausewitz: É o que eu estava dizendo. O mundo que eu vi... O teatro nunca vai falar do mundo que eu vi. O senhor não imagina o que é uma guerra dentro da sua própria casa. Bosco Brasil. Novas diretrizes em tempos de paz. (com adaptações).
Bosco Brasil. Novas diretrizes em tempos de paz. (com adaptações).
A obra Novas diretrizes em tempos de paz, de Bosco Brasil, da qual foi extraído o fragmento de texto apresentado, foi adaptada em 2009 para o cinema, sob o título Tempos de paz. Um dos fatores pontuais do texto é o uso do nome Segismundo para a personagem, uma referência direta ao príncipe da peça A vida é sonho, de Calderón de la Barca.
A partir dessas informações e do fragmento de texto anterior, julgue o item seguinte, a respeito da produção artística teatral e cinematográfica brasileira, suas influências e sua história.
O teste Bechdel, inspirado em uma tirinha da cartunista estadunidense Alison Bechdel, provocou um movimento de mudança na produção cinematográfica mundial ao questionar e evidenciar a pobre representatividade de mulheres no cinema.
O Brasil não tem sorte com seus centenários. O primeiro, em 1922, teve de conviver com os restos da devastação causada pela gripe espanhola, chegada ao país em 1918. O ano foi ainda marcado pela primeira revolta tenentista e pela decretação do estado de sítio. O segundo centenário, a ocorrer neste ano, virá na cauda de outra pandemia. As mudanças nesses 200 anos foram enormes. No entanto, os analistas que se encarregaram do tema de nossa trajetória reconhecem que há mais continuidades do que rupturas.
José Murilo de Carvalho. 200 anos de Brasil: pouco a celebrar, muito a questionar. In: O Estado de S. Paulo, 1.º/1/2022, p. D20 (com adaptações).
Infere-se do texto que, em dois séculos de vida nacional independente, não foi expressiva a transformação ocorrida no país: mantiveram-se a economia agroexportadora, a baixa taxa de urbanização e o pequeno acesso à educação, embora se tenha reduzido significativamente o problema da desigualdade.
O Brasil não tem sorte com seus centenários. O primeiro, em 1922, teve de conviver com os restos da devastação causada pela gripe espanhola, chegada ao país em 1918. O ano foi ainda marcado pela primeira revolta tenentista e pela decretação do estado de sítio. O segundo centenário, a ocorrer neste ano, virá na cauda de outra pandemia. As mudanças nesses 200 anos foram enormes. No entanto, os analistas que se encarregaram do tema de nossa trajetória reconhecem que há mais continuidades do que rupturas.
José Murilo de Carvalho. 200 anos de Brasil: pouco a celebrar, muito a questionar. In: O Estado de S. Paulo, 1.º/1/2022, p. D20 (com adaptações).
A partir do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial, o Brasil avançou na industrialização e na acelerada urbanização, tendo vivenciado, entre 1946 e 1964, significativa experiência democrática, ainda que acompanhada de diversas crises políticas.
Os indígenas macuxi radicados em Roraima contam que o kanaimé pode transformar-se em diferentes animais e ser um predador mortal. A série A Guerra dos Kanaimés 1 (2020), do artista macuxi Jaider Esbell, evoca a ideia de espíritos que provocam a morte de quem os encontra e projeta essa ideia sobre os conflitos contemporâneos vividos pelo seu povo, confrontado por ofensivas que visam explorar predatoriamente as suas terras.
Internet: 34.bienal.org.br/artistas/ (com adaptações).
O artista utiliza a figura do kanaimé para personificar seu povo e sua força nas ações de resistência às investidas colonizadoras contra a etnia macuxi.
Como visitante e fora da lista de artistas convidados, Denilson Baniwa realizou uma performance na Bienal de São Paulo de 2018. Ele circulou pelo espaço expositivo com máscara e manto de onça, evocando cantos. Comprou um livro sobre a história da arte na livraria e, enquanto rasgava o livro comprado, fez um discurso-manifesto, declarando que a arte mantém os indígenas presos no passado, sem direito a um futuro.
Internet: enciclopedia.itaucultural.org.br (com adaptações).
As obras de Denilson Baniwa e de Jean-Baptiste Debret revelam a miscigenação cultural dos povos que constituíram a população brasileira.
Áreas de risco são regiões muito sujeitas a desastres naturais, como desabamentos e inundações, por isso não se recomenda a construção de moradias nessas áreas. O aumento de desastres naturais em áreas de riscos expõe as fragilidades do uso e ocupação do território brasileiro.
No Brasil, o crescimento da urbanização e da desigualdade social acentua a incidência de áreas de risco e dos impactos dos desastres naturais.