DESTINO
Cecília Meireles
Pastora de nuvens, fui posta a serviço
por uma campina desamparada
que não principia e também não termina,
onde nunca é noite e nunca madrugada.
Pastores da terra, vós tendes sossego,
que olhais para o sol e encontrais direção.
Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo. (I)
Eu, não.) (II)
(...)
factivel.wordpress.com/poesia
Nos versos destacados (I e II), estão presentes, respectivamente, as figuras de linguagem:
Afinidade
Como água e óleo
Nós não nos misturamos.
Minha polaridade
É o oposto da sua.
Por mais que eu tente
Meu par de elétrons
Não se encaixa na sua estrutura,
Mesmo você sendo tão eletronegativa.
E não adianta tentar
Aquecer a nossa relação...
Você mesma disse: não me misturo
Com alguém assim tão básico.
Mas continuo buscando
A minha estabilidade.
Vou formar um octeto
Pra suportar essa sua acidez...
J. Eduardo de Carvalho
Fonte : http://www.quimica.ufc.br/node/126
O poema:
De 1840 a 1889, em todos os aspectos do cotidiano brasileiro procurou-se imprimir a marca europeia. No café da manhã, por exemplo, o pão “francês” substitui a mandioca cozida, enquanto no almoço a cerveja começa a ser registrada e, na sobremesa, os sorvetes disputam, palmo a palmo, com os centenários doces, cujas receitas foram transmitidas de geração a geração nas fazendas açucareiras coloniais. (...) expressões tradicionais, portuguesas ou resultados da influência africana, como dona, sinhá ou iaiá dão lugar a denominações afrancesadas, como “mademoiselle” ou, mais popularmente, “madame”.
Fonte: DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renata. Uma breve História do Brasil. Editora Planeta do Brasil, 2010.
A situação retratada é resultado da:
Sobre a charge, são apresentadas duas afirmativas ligadas pela palavra PORQUE.
O Brasil é apresentado como um país marcado pela prática de atos ilícitos.
PORQUE
No centro do país, destaca-se o abuso de poder, enquanto no norte predomina tráfico de influência, a sonegação e o contrabando.
Marque:
(...) A capacidade do rádio de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduos, transformava-o numa ferramenta poderosa de informação de massa. (...) Nos EUA, por exemplo, o presidente Roosevelt tinha um programa de rádio conhecido como “Conversa ao Pé da Lareira”. (...) O rádio trazia o mundo para a sala.
Fonte: HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
(...) Foi então que em meio a tanto sucesso, Vargas resolveu explorar o rádio e passou a utilizá-lo como um grande aliado político, sendo um meio de divulgação de seu governo (...). Instituiu o programa “Hora do Brasil” (...) e a “Rádio Mauá”, que associava a imagem de Vargas como aquele que proporcionava o bem aos trabalhadores brasileiros, influenciando os ouvintes.
Fonte: https:// dialogoshistóricos.wordpress. Acesso 19/04/2018 (Adaptado)
A partir dos textos:
“Cem anos atrás, um grande americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinou a proclamação da emancipação dos escravos (...).
Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda não está livre. (...) a vida do negro ainda está duramente tolhida pelas algemas da segregação e pelos grilhões da discriminação. (...) o negro habita uma ilha solitária de pobreza, em meio ao vasto oceano de prosperidade material. (...) continua a mofar nos cantos da sociedade americana, como exilado em sua própria terra (...)
Temos de conduzir nossa luta para sempre no alto plano da dignidade e da disciplina. Não devemos deixar nosso protesto criativo degenerar em violência física”.
Trecho do discurso de Martin Luther King, pronunciado em 1963
Fonte: www.incrivelhistoria.com.br – Acesso 27/04/2018
A partir do texto, são feitas as seguintes afirmações:
I. Luther King apoiava os atos violentos patrocinados pelos negros em espaços urbanos, principalmente os Panteras Negras.
II. No discurso, Luther King refere-se à propaganda capitalista do sonho americano da bonança financeira e da liberdade, que não incluía a população negra em seu todo.
III. Martin Luther King foi importante defensor das conquistas dos direitos civis para a comunidade negra americana.
É correto o que se afirma em: