Os acordos de paz firmados com Israel, em 1993/1994, alimentaram ilusões e ignoram a natureza expansionista / imperialista deste Estado, que negocia e, ao mesmo tempo, faz crescer o número de colônias sionistas nos territórios palestinos ocupados em 1948 e 1967. Além disso, Israel aplica até hoje uma política de assassinatos seletivos de lideranças políticas palestinas e de perseguição e prisão em massa.
BUZETTO, Marcelo. A questão palestina: guerra, política e relações internacionais. São Paulo: Expressão Popular, 2015, p.62
Os acordos de Oslo, mediados pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, tiveram resultados pouco efetivos.
Entre os poucos avanços nas negociações de paz entre israelenses e palestinos desde então, destaca-se
Em meio a uma guerra civil afegã no ano de 1994 surge o Talibã, sob a liderança do Mullah Mohammed Omar. O grupo, criado no sul do Afeganistão, tem origem nas tribos que ocupavam a fronteira do país com o Paquistão.
Esse grupo é formado principalmente pelo povo Pashtun, que, ao longo da sua história, foi uma resistência ao imperialismo britânico e na década de 1980 esteve empenhado na luta contra a (o)
Leia a charge.
A charge de Lan foi publicada num contexto de instabilidade política na República Brasileira. A situação do país era dificílima: inflação alta, descontrole dos gastos públicos e ameaça à democracia. Para governar, o presidente João Goulart necessitava obter sólida maioria na Câmara e resolver as questões sociais que afligiam o país.
Dentro desse contexto, a charge acima reflete de maneira irônica a postura política do presidente ao
“Disposto a abraçar a fé de Cristo, o Manicongo enviou, em 1489, uma embaixada para o rei português, que foi presenteado com tecidos de palmeiras e objetos de marfim, formalizando seu desejo de se converter ao cristianismo e pedindo o envio de clérigos, assim como de artesãos, mestres de pedraria e carpintaria, trabalhadores da terra, burros e pastores. Junto com os pedidos, deixou claro, segundo Rui de Pina, cronista que registrou o evento, seu desejo de que doravante os dois reinos se igualassem nos costumes e na maneira de viver, solicitando que alguns jovens, enviados com a embaixada, fossem instruídos na fala, escrita e leitura latinas, além dos mandamentos da fé católica. E, com efeito, durante todo o ano de 1490 os enviados do rei do Congo permaneceram em Portugal, aprendendo o português, os mandamentos da fé católica e os costumes da sociedade portuguesa.”
VAINFAS, Ronaldo e MELLO e SOUZA, Marina de. Catolização e poder no tempo do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento antoniano, séculos XV-XVIII. Disponível em: https://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg6-7.pdf.
Ao retratar aspectos da organização da sociedade do Congo, o texto destaca a
Os episódios de perseguição policial contra o monge José Maria foram motivados pelo temor da concentração de gente pobre do campo. As autoridades locais e estaduais, em sua maioria grandes fazendeiros e oficiais da Guarda Nacional, sentiam que tinham como missão subjugar os sertanejos que não se submetiam mais aos seus respectivos coronéis. Formavam-se grupos autônomos, com fortes vínculos religiosos [...]. Originalmente, essas comunidades não eram hostis nem militarizadas, mas seu anseio por independência despertou a ira dos governantes, da imprensa e dos fazendeiros. A linguagem cabocla passou a ser desqualificada pelas autoridades como “puro fanatismo”.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Tragédia anunciada: Coronéis locais, forças estaduais e Exército se uniram para combater as “cidades santas” Territórios autônomos criados por caboclos. Revista de História da Biblioteca Nacional. Edição 117. Publicada em 1º de outubro de 2012
A Guerra do Contestado (1912-1916) foi uma longa e sangrenta disputa entre os seguidores do monge José Maria e as forças policiais e militares.
Os povoados rebeldes eram comunidades autônomas nas quais