A pastoral protestante insistiu constantemente sobre as duas provas que nos devem persuadir de nossa eleição: a fé em Cristo salvador e as boas ações que ele realiza por nós. A pregação calvinista queria certamente tranquilizar, mas está claro que ela realmente não conseguiu, na medida em que ela própria suscitava a trágica interrogação: “serei eu salvo?”.
(Jean Delumeau. O pecado e o medo: a culpabilidade no ocidente (séculos 13-18), 2003. Adaptado.)
O texto alude às Reformas Religiosas iniciadas na Europa no século XVI e ao sentimento religioso derivado da concepção da salvação
Observe a tela de Almeida Júnior A partida da monção, pintada em 1897.
A pintura exprime uma perspectiva idealizada das expedições fluviais, que saíam da cidade de Porto Feliz, em São Paulo, para abastecer com mercadorias os exploradores das minas de ouro de Cuiabá.
A tela retrata a sociedade paulista do século XVIII, referindo-se
Como é sabido, o sistema de subvencionar as passagens dos imigrantes pelo governo de São Paulo foi instituído nos últimos anos do Império, atendendo às constantes solicitações dos fazendeiros de café sobre a falta de mão de obra. Até inícios do século XX, a subvenção foi a responsável pela entrada da maior parte dos imigrantes, principalmente de origem italiana.
(Maria Tereza Schorer Petrone. “Imigração”. In: História Geral da Civilização Brasileira, tomo III, vol. 2, 1990.)
A imigração subvencionada pela província e, mais tarde, pelo estado de São Paulo
Entre 1967 e 1973, o PIB cresceu a uma taxa anual média de 10% e a indústria exibiu uma taxa de crescimento ainda mais alta. A economia foi modernizada e, dado o rápido crescimento, houve significativa incorporação de novos trabalhadores ao mercado formal de emprego.
(Francisco Vidal Luna e Herbert S. Klein. História econômica e social do Brasil: o Brasil desde a república, 2016. Adaptado.)
O desempenho da economia nesse período era, no entanto, acompanhado de algumas vulnerabilidades, entre as quais,