Leia o texto a seguir
O Teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores. O fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção. (BNCC, 2017)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o teatro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir
( ) O figurino é um elemento teatral que permite a identificação ou o disfarce da personagem e possibilita caracterizar o meio social, a época, o estilo e as preferências individuais.
( ) A iluminação está integrada com a cenografia e o figurino para que as escolhas cromáticas não se aniquilem, pois é a iluminação que cria a cor.
( ) Os elementos que compõem a linguagem do teatro são a cenografia, o figurino, a sonoplastia e a maquiagem.
( ) O fundo do palco onde a peça teatral é encenada deve ser a área mais iluminada para que o espectador frua todo o espetáculo.
( ) Independentemente do texto e da encenação, o figurino e a maquiagem no teatro apresentam as últimas tendências da moda.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Observe a imagem a seguir.
O pintor espanhol Pablo Picasso (Málaga, 1881 – Mougins, 1973), é autor da obra Les demoiselles d’Avignon (1907). Determinadas características com as quais a obra foi construída são consideradas um marco na história da arte ocidental.
Sobre a obra Les demoiselles d’Avignon, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A presença da geometria e da fragmentação dos corpos assim como os rostos esquematizados já anunciam o cubismo.
( ) Os padrões da perspectiva renascentista foram privilegiados na construção da obra.
( ) O uso de máscaras na composição demonstra influência da arte africana sobre o processo de criação da obra.
( ) A obra cubista traz oposição à ideia da arte como imitação da natureza.
( ) Ao utilizar máscaras africanas na composição da obra, Picasso pretende trazer os escultores negros ao âmbito da arte universal.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Observe a imagem a seguir.
Sobre a produção do artista pernambucano Derlon Almeida (1985-), que hoje vive e trabalha em São Paulo, considere as afirmativas a seguir.
I. Possui influência do grafite e da arte popular brasileira.
II. Intervém no espaço urbano por meio de composições abstratas, de teor mecanicista e racionalista.
III. Suas manifestações artísticas abdicam da cultura popular a fim de obter a valoração do mercado artístico erudito que se estabelece nas grandes capitais.
IV. As imagens que inspiram sua produção foram criadas por xilogravadores, como J. Borges (1935-), que produz imagens e textos em cordel para contar histórias do Nordeste brasileiro.
Assinale a alternativa correta.
Observe as imagens a seguir.
Lasar Segall (1889 - 1957), é um artista lituano que, após alguns anos de formação na Europa, fixou residência no Brasil. Foi pintor, gravador, escultor e desenhista. A deformação de seus personagens, a paleta de tonalidades sóbrias, as linhas duras, muitas vezes tendendo à geometrização, o viés dramático e a preocupação com as injustiças sociais e o sofrimento humano são uma constante em sua produção.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o movimento europeu ao qual o artista está vinculado.
Leia o texto a seguir.
[...] no Brasil existem 230 povos indígenas com culturas distintas e que falam 180 línguas diferentes. Nesse sentido, é importante perceber o Brasil como um País multilíngue e começar a ouvir esses sons que estão nas florestas brasileiras [...]. A música, para eles, é parte de rituais complexos.
(PUCCI, M. D.; ALMEIDA B. Músicas do Mundo. In: JORDÃO, G.; ALLUCCI, R.; MOLINA S.; TERAHATA, A. A Música na Escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012. p. 119.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os instrumentos que compõem a linguagem sonora nos rituais indígenas, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
Fundado em 1995, o grupo musical paulistano Barbatuques, desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal através de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos. [...] o Barbatuques deu origem a diferentes técnicas de percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical, desenvolvidas em suas experiências coletivas e somadas à bagagem individual de seus integrantes. Sua forma inovadora de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair os sons do corpo [...]. A trajetória do Barbatuques contribuiu significativamente para a música corporal se tornar mais difundida mundialmente como uma estética contemporânea e uma importante ferramenta educacional.
(Disponível em:https://www.barbatuques.com.br/quem-somos. Acesso em: 25 fev. 2021.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as características da música contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. Apresenta uma multiplicidade de processos culturais com novas sonoridades, ritmos e estilos.
II. Traz uma mudança no conceito de melodia, valorizando o timbre e criando novas grafias.
III. Explora as experimentações, pesquisas de sons, insere os ruídos e valoriza o silêncio.
IV. Procura a uniformidade, utiliza-se de instrumentos conservadores e apresenta aversão à tecnologia.
Assinale a alternativa correta.