Os conhecimentos sobre as diversas estruturas sociais formadas ao longo da história ocidental e a análise da ilustração, que representa um tipo de pirâmide social, permitem afirmar corretamente que
As sociedades de classes pressupõem a existência de interesses conflitantes, respaldados por concepções políticas e ideológicas que justificam as ações dos diversos grupos, contribuindo para o avanço ou recuo de conquistas sociais ao longo da História, como se pode identificar na
Em 1996, o Governo Federal anunciou a criação do Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH), um plano de ação composto por 227 medidas com o objetivo de defender os direitos do cidadão. No entanto, três anos depois, a Human Rights Watch – organização internacional que luta pela garantia dos Direitos Humanos em todo o mundo – entregou ao então presidente Fernando Henrique Cardoso um documento no qual afirmava que o PNDH não havia saído do papel. Segundo a entidade, casos, como trabalho forçado, tortura, massacres em prisões, violência contra as populações indígenas, homicídios cometidos por policiais, conflitos sangrentos pela posse de terra, violência doméstica e impunidades dos crimes cometidos durante a ditadura militar, continuavam a ocorrer no Brasil.
(DIMENSTEIN; GIANSANTI. 2007. p.160-161).
A luta pelos direitos humanos e pela concretização da cidadania no Brasil se fez sentir desde a época colonial, mesmo que os termos “cidadania e direitos humanos” não fossem correntes no período.
Assim, identificam-se aspectos dessa luta
[...] a propriedade da terra era monopólio do Estado, restando às comunidades locais apenas a posse privada da terra e dos frutos por ela produzidos. Aqui, a propriedade era estatal e somente a posse era privada, mas, mesmo assim, era uma posse a nível de aldeia comunal, e não propriamente individual. [...]. Quem se apropriava do excedente da produção não eram indivíduos privados e nem mesmo os agrupamentos locais comunais, mas sim o Estado, a unidade superior agregadora e ratificadora do nexo social entre as várias comunidades aldeãs, espalhadas pela quase infinita vastidão do território.
(MARX. 2017).
O conceito de modo de produção é uma construção teórica marxista, que busca entender a formação e o desenvolvimento das sociedades humanas.
Dessa maneira, as características apontadas no texto podem ser corretamente aplicadas
A juventude, em diversos momentos da história da civilização ocidental atual, atuou politicamente e ativamente, provocando mudanças nas estruturas políticas e comportamentais de determinadas sociedades, como