O Teatro do Oprimido é um método estético que sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes e a democratização do teatro. A ideologia do Teatro do Oprimido prima pela participação ativa do espectador.
Esse espectador
“Davi”, Bernini, Galleria Borghese, Roma.
Bernini esculpiu no mármore seu notável “Davi”. Diferentemente de Michelangelo com seu “Davi” em que a força é puxada para cima, Bernini extrai da pedra o movimento tensional e captura o momento de torção máxima. Mordendo os lábios num esforço violento, o “Davi” de Bernini transmite a força prestes a ser libertada, causando em quem está diante da estátua um ímpeto de se esquivar.
Essa energia explosiva, dinâmica,
“Belo da arte: arbitrário, convencional,
transitório, questão de moda.
Belo da natureza: imutável, objetivo, natural,
tem a eternidade que a natureza tiver.
Arte não consegue reproduzir natureza, nem este é seu fim.
(...)
Donde infiro que o belo artístico será tanto mais artístico
tanto mais subjetivo quanto mais se afastar do belo natural.
Outros infiram o que quiserem. Pouco me importa.”
Prefácio Interessantíssimo, de sua Pauliceia desvairada. Mário de Andrade.
Mário de Andrade, ao refletir sobre a arte moderna, evidencia
A obra anterior exemplifica a arte dadaísta.
Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e sugeriam que ela fosse apenas o resultado