Oceanos abrigaram, uniram e separaram povos no decorrer do tempo. Representações artísticas, literárias, cartográficas e narrativas históricas sobre os oceanos contribuíram para ampliar a sua compreensão.
Com base no enunciado e nos conhecimentos históricos, considere as afirmativas a seguir.
I. Grande parte das terras banhadas pelo Mediterrâneo, denominado Mare Nostrum pelos antigos romanos, foi por eles colonizada no decorrer do seu Império.
II. Os portugueses, nos séculos XV e XVI, dominaram oceanos com caravelas e conhecimentos náuticos, anotando, em suas viagens, as rotas marítimas.
III. As narrativas sobre as criaturas míticas que habitavam os oceanos apavoraram o homem no período medieval, retardando as Grandes Navegações.
IV. No período colonial brasileiro, os holandeses, através de seus empreendimentos de navegação, conquistaram a capitania do Rio de Janeiro, por meio século.
Assinale a alternativa correta.
A relação do homem com a terra, expressa pelo universo do trabalho, é assunto recorrente na produção de fotógrafos e artistas plásticos. A fotografia (Fig. 7) e a pintura (Fig. 8) abordam essa temática.
Com base na análise dessas figuras e nos conhecimentos sobre arte e história, considere as afirmativas a seguir.
I. Tanto na fotografia quanto na pintura, há elementos compositivos que constituem um sistema perspectivo gerador do efeito de profundidade e que podem ser considerados documentos históricos.
II. Café explicita anseios do movimento modernista, como a busca de uma temática nacional no contexto de uma economia predominantemente agrícola.
III. A fotografia, por ser um instrumento mecânico de apreensão da realidade, renuncia a elementos estéticos ou de caráter documental.
IV. Em Café, a figura humana adquire formas robustas, sugerindo a ligação dos personagens com o trabalho e a terra, bem como a sua capacidade produtiva.
Assinale a alternativa correta.
Sobre esta instituição, é correto afirmar:
Analise a figura a seguir.
Tomando como referência a figura e os conhecimentos sobre arte e cultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Mestre Vitalino se notabilizou por constituir figuras inspiradas nas crenças populares, em cenas do universo rural e urbano e no imaginário da população do sertão nordestino.
II. A obra em questão refere-se a um trabalho tridimensional realizado com argila queimada, técnica que caracteriza a cerâmica.
III. A gravura realizada por Mestre Vitalino representa a “Vaquejada”, festa cultural nordestina em que o boi é sacrificado como prenda para o pai da noiva.
IV. A obra, por ser figurativa e ter como matéria-prima a terra, caracteriza-se como manifestação rupestre no que se refere à simplificação das formas e temáticas.
Assinale a alternativa correta.
Sobre as diferentes formas de os homens medirem o tempo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir.
( ) O astrolábio, ou relógio de estrelas, foi utilizado pelos povos Maia e Asteca.
( ) A ampulheta, ou relógio de areia, foi utilizada pelos gregos e romanos.
( ) O relógio atômico utiliza a meia vida de um elemento radiativo e regula atualmente a hora internacional.
( ) A clepsidra, ou relógio de água, foi utilizado pelos povos da antiguidade.
( ) O sextante, ou relógio naval, marcava o tempo da viagem na época das Grandes Navegações.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.