TEXTO
A Revolução Francesa foi, de fato, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (...). Metade dos sistemas legais do mundo está baseado na codificação legal que a Revolução implantou (...). A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: "liberdade, igualdade, fraternidade".
HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 124-125.
A respeito do legado da Revolução Francesa para o Ocidente, é correto afirmar que
A respeito da escravidão indígena na história colonial brasileira, é correto afirmar que
As chamadas rebeliões regenciais nasceram num período de grande instabilidade política do Brasil, no século XIX. Questionaram não apenas o excesso de centralização política e a cobrança de tributos, instituídos para organizar e manter o novo Estado brasileiro, mas também a situação de miséria em que se encontrava a maioria da população.
Considerando-se as rebeliões regenciais, é correto afirmar que
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Esses homens sem liberdade não eram exatamente escravos, pois pertenciam à terra, que por sua vez pertencia ao rei, mesmo que ele a cedesse a um nobre. O nobre ou príncipe não tinha direito de vendê-los nem de matá-los, ao contrário do que acontecia com os donos de escravos de antes. Fora isso, tinha direito de exigir deles o que quisesse.
GOMBRICH, E. H. Breve história do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 160-161.
A respeito dos servos no contexto do feudalismo, é correto afirmar que
Considerando-se os limites e contradições da democracia ateniense, na Antiguidade, é correto afirmar:
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Foi no continente africano que surgiram os grupos humanos mais antigos de que temos notícias. [...] Conhecer a história da África é, portanto, uma excursão pelo próprio surgimento da humanidade e de seu progresso tecnológico. [...] Até o século XX, o continente africano não estava dividido em países como hoje. Essa forma de organização social foi imposta pelas nações europeias no processo de colonização, que ocorreu, mais ou menos, entre 1890 e 1960.
FRAGA, W. Uma história da cultura afro-brasileira. São Paulo SP – ed. Moderna, 2009 p. 13
Sobre as características do continente africano, no que se refere ao processo de formação sócio, econômico e cultural, podemos afirmar corretamente que