O termo biopic é utilizado para denominar um filme que dramatiza, em graus variados de exatidão histórica, a vida de alguma personalidade real importante. Na história do cinema, sobejam exemplos de biopics de músicos famosos, de contextos dos mais variados. Exemplos de cinebiografias de músicos clássicos incluem Amadeus (1984), que relata aspectos da vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, supostamente contada por seu contemporâneo Antonio Salieri; Immortal Beloved (Minha amada imortal, 1994), um retrato bem elaborado da personalidade de Ludwig van Beethoven, a partir de uma carta de amor escrita pelo compositor e encontrada após sua morte; e Coco Chanel e Igor Stravinsky (2010), que conta a relação entre a famosa estilista francesa e o consagrado compositor russo. No cinema brasileiro, várias produções se baseiam na vida de músicos populares, como Os dois filhos de Francisco (2005), sobre a trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano; Gonzaga: de pai para filho (2012), uma cinebiografia do rei do baião, Luís Gonzaga, que destaca o relacionamento conturbado do cantor com seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha; e Elis (2016), que retrata a carreira artística de Elis Regina, uma das maiores vozes da música brasileira.
Com relação às personalidades da música mencionadas no texto precedente, bem como aos diversos aspectos relacionados às informações nele contidas, julgue o item seguinte.
Stravinsky é considerado um dos maiores compositores do gênero do balé do século passado.
O termo biopic é utilizado para denominar um filme que dramatiza, em graus variados de exatidão histórica, a vida de alguma personalidade real importante. Na história do cinema, sobejam exemplos de biopics de músicos famosos, de contextos dos mais variados. Exemplos de cinebiografias de músicos clássicos incluem Amadeus (1984), que relata aspectos da vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, supostamente contada por seu contemporâneo Antonio Salieri; Immortal Beloved (Minha amada imortal, 1994), um retrato bem elaborado da personalidade de Ludwig van Beethoven, a partir de uma carta de amor escrita pelo compositor e encontrada após sua morte; e Coco Chanel e Igor Stravinsky (2010), que conta a relação entre a famosa estilista francesa e o consagrado compositor russo. No cinema brasileiro, várias produções se baseiam na vida de músicos populares, como Os dois filhos de Francisco (2005), sobre a trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano; Gonzaga: de pai para filho (2012), uma cinebiografia do rei do baião, Luís Gonzaga, que destaca o relacionamento conturbado do cantor com seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha; e Elis (2016), que retrata a carreira artística de Elis Regina, uma das maiores vozes da música brasileira.
Com relação às personalidades da música mencionadas no texto precedente, bem como aos diversos aspectos relacionados às informações nele contidas, julgue o item seguinte.
Mozart faleceu antes de finalizar a composição de seu Requiem, que fora encomendado anonimamente por um aristocrata austríaco.
O termo biopic é utilizado para denominar um filme que dramatiza, em graus variados de exatidão histórica, a vida de alguma personalidade real importante. Na história do cinema, sobejam exemplos de biopics de músicos famosos, de contextos dos mais variados. Exemplos de cinebiografias de músicos clássicos incluem Amadeus (1984), que relata aspectos da vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, supostamente contada por seu contemporâneo Antonio Salieri; Immortal Beloved (Minha amada imortal, 1994), um retrato bem elaborado da personalidade de Ludwig van Beethoven, a partir de uma carta de amor escrita pelo compositor e encontrada após sua morte; e Coco Chanel e Igor Stravinsky (2010), que conta a relação entre a famosa estilista francesa e o consagrado compositor russo. No cinema brasileiro, várias produções se baseiam na vida de músicos populares, como Os dois filhos de Francisco (2005), sobre a trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano; Gonzaga: de pai para filho (2012), uma cinebiografia do rei do baião, Luís Gonzaga, que destaca o relacionamento conturbado do cantor com seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha; e Elis (2016), que retrata a carreira artística de Elis Regina, uma das maiores vozes da música brasileira.
Com relação às personalidades da música mencionadas no texto precedente, bem como aos diversos aspectos relacionados às informações nele contidas, julgue o item seguinte.
Assim como Luis Gonzaga, a cantora Elis Regina foi uma das principais representantes do baião no Brasil.
O termo biopic é utilizado para denominar um filme que dramatiza, em graus variados de exatidão histórica, a vida de alguma personalidade real importante. Na história do cinema, sobejam exemplos de biopics de músicos famosos, de contextos dos mais variados. Exemplos de cinebiografias de músicos clássicos incluem Amadeus (1984), que relata aspectos da vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, supostamente contada por seu contemporâneo Antonio Salieri; Immortal Beloved (Minha amada imortal, 1994), um retrato bem elaborado da personalidade de Ludwig van Beethoven, a partir de uma carta de amor escrita pelo compositor e encontrada após sua morte; e Coco Chanel e Igor Stravinsky (2010), que conta a relação entre a famosa estilista francesa e o consagrado compositor russo. No cinema brasileiro, várias produções se baseiam na vida de músicos populares, como Os dois filhos de Francisco (2005), sobre a trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano; Gonzaga: de pai para filho (2012), uma cinebiografia do rei do baião, Luís Gonzaga, que destaca o relacionamento conturbado do cantor com seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha; e Elis (2016), que retrata a carreira artística de Elis Regina, uma das maiores vozes da música brasileira.
Com relação às personalidades da música mencionadas no texto precedente, bem como aos diversos aspectos relacionados às informações nele contidas, julgue o item seguinte.
Enquanto produto e manifestação cultural do consumo de massa, a música não está conectada a identidade e localização geográfica, sendo os adeptos de um gênero musical consumidores de um produto massificado e desprovido de identidade.
A tragédia revela o desejo do herói em busca de segurança e felicidade, entretanto, em sua caminhada, ele se dirige a um destino maior que suas forças, sucumbindo à desgraça. Em Édipo Rei e em Hamlet, o ato trágico inaugural se estrutura em torno da figura paterna. As duas tragédias encenam a violação da lei de proibição do assassinato do pai (parricídio). A transgressão da lei instaura o ato trágico, que produz a consequência de se habitar um mundo desgovernado, pois a lei — não matar o pai — porta a estrutura fundante da civilização. Essas duas tragédias foram motivo de interesse para o fundador da psicanálise, Freud, que via nelas o retorno do recalcado. A vingança nesses textos é mais antiga do que mostram as tragédias: trata-se de desejos recalcados que polarizam a criança entre o amor e o ódio pelo pai. O conflito encenado no palco produz no espectador um sentimento de identificação que ele aceita como parte de sua realidade, o que já fora estudado pelo filósofo grego Aristóteles como parte do seu conceito de catarse.
Tendo esse texto como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito dos gêneros teatrais.
Conforme o método empírico e pragmático de Stanislavski, o teatro é a expressão do formalismo e a mecanização da representação: a vida interior é valorizada por sua significação, sempre superior aos estereótipos.
Considerando essa imagem, extraída da publicidade da série Black Mirror, julgue o item que se segue.
Os recursos de montagem fotográfica e cinematográfica usados na produção dessa cena, que aponta para um futuro distópico ou de utopia negativa, remetem às explorações dos artistas surrealistas do começo do século XX, cujas obras também reproduziam situações absurdas, ilógicas, oníricas ou ambíguas.