TEXTO:
O século XXI trouxe, em seu bojo, uma série de
promessas apocalípticas, assim como a profunda
sensação de severas mudanças nas relações
econômicas e socioculturais. Contemplamos essas
[5] modificações na busca de diretrizes e de novos valores
que possam redirecionar as múltiplas relações a que
estamos submetidos e traçar um novo perfil de escola,
de trabalho e de desenvolvimento social.
Ora, é certo que o individualismo é fruto das
[10] sociedades modernas. Se, por um lado, a valorização
do indivíduo livrou a humanidade dos entraves do
dogmatismo religioso e abriu as portas para a conquista
do desenvolvimento, por outro, transformou também a
natureza em domínio e conquista, e o humano, em
[15] moeda de troca. Se a “globalização” religiosa, utopia
que marcou os interesses da Igreja Católica em toda a
Idade Média e legitimou os interesses políticos das
chamadas “Cruzadas”, falhou, a globalização econômica
mostra, hoje, os sinais de sua força e legitima em nome
[20] da liberdade e do indivíduo a intolerância, a
homogeneização dos valores, dos gostos e até da língua.
Em nome da unidade se exerce o domínio e a conquista,
seja ela do mercado, seja dos valores ou da natureza.
Ser cidadão não é ser único, mas ser a cidade,
[25] reconhecer-se nas leis da cidade e compreendê-las. As
ideias de BEM, JUSTIÇA, VERDADE tornam-se a meta
a ser atingida para o bem-viver, e a ética, o esforço para
alcançar esses ideais...
GARCIA, Dalva Aparecida. Ética e cidadania no mundo contemporâneo. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016. Adaptado.
Na concepção da articulista, o conceito de cidadania passa
TEXTO:
O século XXI trouxe, em seu bojo, uma série de
promessas apocalípticas, assim como a profunda
sensação de severas mudanças nas relações
econômicas e socioculturais. Contemplamos essas
[5] modificações na busca de diretrizes e de novos valores
que possam redirecionar as múltiplas relações a que
estamos submetidos e traçar um novo perfil de escola,
de trabalho e de desenvolvimento social.
Ora, é certo que o individualismo é fruto das
[10] sociedades modernas. Se, por um lado, a valorização
do indivíduo livrou a humanidade dos entraves do
dogmatismo religioso e abriu as portas para a conquista
do desenvolvimento, por outro, transformou também a
natureza em domínio e conquista, e o humano, em
[15] moeda de troca. Se a “globalização” religiosa, utopia
que marcou os interesses da Igreja Católica em toda a
Idade Média e legitimou os interesses políticos das
chamadas “Cruzadas”, falhou, a globalização econômica
mostra, hoje, os sinais de sua força e legitima em nome
[20] da liberdade e do indivíduo a intolerância, a
homogeneização dos valores, dos gostos e até da língua.
Em nome da unidade se exerce o domínio e a conquista,
seja ela do mercado, seja dos valores ou da natureza.
Ser cidadão não é ser único, mas ser a cidade,
[25] reconhecer-se nas leis da cidade e compreendê-las. As
ideias de BEM, JUSTIÇA, VERDADE tornam-se a meta
a ser atingida para o bem-viver, e a ética, o esforço para
alcançar esses ideais...
GARCIA, Dalva Aparecida. Ética e cidadania no mundo contemporâneo. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016. Adaptado.
De acordo com o texto,
TEXTO:
O século XXI trouxe, em seu bojo, uma série de
promessas apocalípticas, assim como a profunda
sensação de severas mudanças nas relações
econômicas e socioculturais. Contemplamos essas
[5] modificações na busca de diretrizes e de novos valores
que possam redirecionar as múltiplas relações a que
estamos submetidos e traçar um novo perfil de escola,
de trabalho e de desenvolvimento social.
Ora, é certo que o individualismo é fruto das
[10] sociedades modernas. Se, por um lado, a valorização
do indivíduo livrou a humanidade dos entraves do
dogmatismo religioso e abriu as portas para a conquista
do desenvolvimento, por outro, transformou também a
natureza em domínio e conquista, e o humano, em
[15] moeda de troca. Se a “globalização” religiosa, utopia
que marcou os interesses da Igreja Católica em toda a
Idade Média e legitimou os interesses políticos das
chamadas “Cruzadas”, falhou, a globalização econômica
mostra, hoje, os sinais de sua força e legitima em nome
[20] da liberdade e do indivíduo a intolerância, a
homogeneização dos valores, dos gostos e até da língua.
Em nome da unidade se exerce o domínio e a conquista,
seja ela do mercado, seja dos valores ou da natureza.
Ser cidadão não é ser único, mas ser a cidade,
[25] reconhecer-se nas leis da cidade e compreendê-las. As
ideias de BEM, JUSTIÇA, VERDADE tornam-se a meta
a ser atingida para o bem-viver, e a ética, o esforço para
alcançar esses ideais...
GARCIA, Dalva Aparecida. Ética e cidadania no mundo contemporâneo. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016. Adaptado.
Quanto ao léxico usado no texto, é correto afirmar:
TEXTO:
O século XXI trouxe, em seu bojo, uma série de
promessas apocalípticas, assim como a profunda
sensação de severas mudanças nas relações
econômicas e socioculturais. Contemplamos essas
[5] modificações na busca de diretrizes e de novos valores
que possam redirecionar as múltiplas relações a que
estamos submetidos e traçar um novo perfil de escola,
de trabalho e de desenvolvimento social.
Ora, é certo que o individualismo é fruto das
[10] sociedades modernas. Se, por um lado, a valorização
do indivíduo livrou a humanidade dos entraves do
dogmatismo religioso e abriu as portas para a conquista
do desenvolvimento, por outro, transformou também a
natureza em domínio e conquista, e o humano, em
[15] moeda de troca. Se a “globalização” religiosa, utopia
que marcou os interesses da Igreja Católica em toda a
Idade Média e legitimou os interesses políticos das
chamadas “Cruzadas”, falhou, a globalização econômica
mostra, hoje, os sinais de sua força e legitima em nome
[20] da liberdade e do indivíduo a intolerância, a
homogeneização dos valores, dos gostos e até da língua.
Em nome da unidade se exerce o domínio e a conquista,
seja ela do mercado, seja dos valores ou da natureza.
Ser cidadão não é ser único, mas ser a cidade,
[25] reconhecer-se nas leis da cidade e compreendê-las. As
ideias de BEM, JUSTIÇA, VERDADE tornam-se a meta
a ser atingida para o bem-viver, e a ética, o esforço para
alcançar esses ideais...
GARCIA, Dalva Aparecida. Ética e cidadania no mundo contemporâneo. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016. Adaptado.
O aspecto linguístico do texto que está devidamente analisado é o transcrito na alternativa
TEXTO:
O século XXI trouxe, em seu bojo, uma série de
promessas apocalípticas, assim como a profunda
sensação de severas mudanças nas relações
econômicas e socioculturais. Contemplamos essas
[5] modificações na busca de diretrizes e de novos valores
que possam redirecionar as múltiplas relações a que
estamos submetidos e traçar um novo perfil de escola,
de trabalho e de desenvolvimento social.
Ora, é certo que o individualismo é fruto das
[10] sociedades modernas. Se, por um lado, a valorização
do indivíduo livrou a humanidade dos entraves do
dogmatismo religioso e abriu as portas para a conquista
do desenvolvimento, por outro, transformou também a
natureza em domínio e conquista, e o humano, em
[15] moeda de troca. Se a “globalização” religiosa, utopia
que marcou os interesses da Igreja Católica em toda a
Idade Média e legitimou os interesses políticos das
chamadas “Cruzadas”, falhou, a globalização econômica
mostra, hoje, os sinais de sua força e legitima em nome
[20] da liberdade e do indivíduo a intolerância, a
homogeneização dos valores, dos gostos e até da língua.
Em nome da unidade se exerce o domínio e a conquista,
seja ela do mercado, seja dos valores ou da natureza.
Ser cidadão não é ser único, mas ser a cidade,
[25] reconhecer-se nas leis da cidade e compreendê-las. As
ideias de BEM, JUSTIÇA, VERDADE tornam-se a meta
a ser atingida para o bem-viver, e a ética, o esforço para
alcançar esses ideais...
GARCIA, Dalva Aparecida. Ética e cidadania no mundo contemporâneo. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016. Adaptado.
A vírgula indica a supressão de um termo no fragmento transcrito na alternativa
TEXTO:
O cartum explicita, em parte, o que expressa o fragmento do texto anterior, devidamente contextualizado, que está transcrito em