TEXTO
[1] Antes de partir para os castanhais havia muito tempo que tal fato não se dera, a não ser em alguma tarde
chuvosa. O Valadão, o vereador João Carlos, o juiz municipal e outros que não frequentavam a loja do Costa
e Silva, inficionada de heresia maçônica pela presença do professor Chico Fidêncio, vinham todas as tardes à
porta da coletoria trazer as novidades do dia e conhecer a opinião do dono da casa, levando a dedicação ao
[5] ponto de ali ficarem palestrando quando o coletor, a pretexto da necessidade de comprar alguma coisa, fazia
uma investida ao antro do maçonismo, para mostrar àquele patife do Fidêncio que não tinha medo das suas
críticas ferinas.
Mas agora, depois da volta dos castanhais, o capitão Mendes da Fonseca, sentado na sua cadeira de
braços, fumando gravemente no seu cachimbo de taquari, notava a falta dos amigos, e não podia deixar de a
[10] relacionar com as notícias trazidas pelo Belém, e que ameaçavam claramente o seu prestígio e a sua posição
na sociedade de Silves.
(SOUSA, Inglês de. O Missionário. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 222).
A personagem principal do texto é:
TEXTO
[1] Antes de partir para os castanhais havia muito tempo que tal fato não se dera, a não ser em alguma tarde
chuvosa. O Valadão, o vereador João Carlos, o juiz municipal e outros que não frequentavam a loja do Costa
e Silva, inficionada de heresia maçônica pela presença do professor Chico Fidêncio, vinham todas as tardes à
porta da coletoria trazer as novidades do dia e conhecer a opinião do dono da casa, levando a dedicação ao
[5] ponto de ali ficarem palestrando quando o coletor, a pretexto da necessidade de comprar alguma coisa, fazia
uma investida ao antro do maçonismo, para mostrar àquele patife do Fidêncio que não tinha medo das suas
críticas ferinas.
Mas agora, depois da volta dos castanhais, o capitão Mendes da Fonseca, sentado na sua cadeira de
braços, fumando gravemente no seu cachimbo de taquari, notava a falta dos amigos, e não podia deixar de a
[10] relacionar com as notícias trazidas pelo Belém, e que ameaçavam claramente o seu prestígio e a sua posição
na sociedade de Silves.
(SOUSA, Inglês de. O Missionário. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 222).
Quanto à tipologia, o texto acima é um exemplo de:
TEXTO
[1] Antes de partir para os castanhais havia muito tempo que tal fato não se dera, a não ser em alguma tarde
chuvosa. O Valadão, o vereador João Carlos, o juiz municipal e outros que não frequentavam a loja do Costa
e Silva, inficionada de heresia maçônica pela presença do professor Chico Fidêncio, vinham todas as tardes à
porta da coletoria trazer as novidades do dia e conhecer a opinião do dono da casa, levando a dedicação ao
[5] ponto de ali ficarem palestrando quando o coletor, a pretexto da necessidade de comprar alguma coisa, fazia
uma investida ao antro do maçonismo, para mostrar àquele patife do Fidêncio que não tinha medo das suas
críticas ferinas.
Mas agora, depois da volta dos castanhais, o capitão Mendes da Fonseca, sentado na sua cadeira de
braços, fumando gravemente no seu cachimbo de taquari, notava a falta dos amigos, e não podia deixar de a
[10] relacionar com as notícias trazidas pelo Belém, e que ameaçavam claramente o seu prestígio e a sua posição
na sociedade de Silves.
(SOUSA, Inglês de. O Missionário. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 222).
A temática do texto é:
TEXTO
[1] Antes de partir para os castanhais havia muito tempo que tal fato não se dera, a não ser em alguma tarde
chuvosa. O Valadão, o vereador João Carlos, o juiz municipal e outros que não frequentavam a loja do Costa
e Silva, inficionada de heresia maçônica pela presença do professor Chico Fidêncio, vinham todas as tardes à
porta da coletoria trazer as novidades do dia e conhecer a opinião do dono da casa, levando a dedicação ao
[5] ponto de ali ficarem palestrando quando o coletor, a pretexto da necessidade de comprar alguma coisa, fazia
uma investida ao antro do maçonismo, para mostrar àquele patife do Fidêncio que não tinha medo das suas
críticas ferinas.
Mas agora, depois da volta dos castanhais, o capitão Mendes da Fonseca, sentado na sua cadeira de
braços, fumando gravemente no seu cachimbo de taquari, notava a falta dos amigos, e não podia deixar de a
[10] relacionar com as notícias trazidas pelo Belém, e que ameaçavam claramente o seu prestígio e a sua posição
na sociedade de Silves.
(SOUSA, Inglês de. O Missionário. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 222).
O enrede do texto desenvolve-se:
TEXTO
[1] Antes de partir para os castanhais havia muito tempo que tal fato não se dera, a não ser em alguma tarde
chuvosa. O Valadão, o vereador João Carlos, o juiz municipal e outros que não frequentavam a loja do Costa
e Silva, inficionada de heresia maçônica pela presença do professor Chico Fidêncio, vinham todas as tardes à
porta da coletoria trazer as novidades do dia e conhecer a opinião do dono da casa, levando a dedicação ao
[5] ponto de ali ficarem palestrando quando o coletor, a pretexto da necessidade de comprar alguma coisa, fazia
uma investida ao antro do maçonismo, para mostrar àquele patife do Fidêncio que não tinha medo das suas
críticas ferinas.
Mas agora, depois da volta dos castanhais, o capitão Mendes da Fonseca, sentado na sua cadeira de
braços, fumando gravemente no seu cachimbo de taquari, notava a falta dos amigos, e não podia deixar de a
[10] relacionar com as notícias trazidas pelo Belém, e que ameaçavam claramente o seu prestígio e a sua posição
na sociedade de Silves.
(SOUSA, Inglês de. O Missionário. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 222).
A palavra “antro” (linha 06) tem como sinônimo:
TEXTO
[1] Antes de partir para os castanhais havia muito tempo que tal fato não se dera, a não ser em alguma tarde
chuvosa. O Valadão, o vereador João Carlos, o juiz municipal e outros que não frequentavam a loja do Costa
e Silva, inficionada de heresia maçônica pela presença do professor Chico Fidêncio, vinham todas as tardes à
porta da coletoria trazer as novidades do dia e conhecer a opinião do dono da casa, levando a dedicação ao
[5] ponto de ali ficarem palestrando quando o coletor, a pretexto da necessidade de comprar alguma coisa, fazia
uma investida ao antro do maçonismo, para mostrar àquele patife do Fidêncio que não tinha medo das suas
críticas ferinas.
Mas agora, depois da volta dos castanhais, o capitão Mendes da Fonseca, sentado na sua cadeira de
braços, fumando gravemente no seu cachimbo de taquari, notava a falta dos amigos, e não podia deixar de a
[10] relacionar com as notícias trazidas pelo Belém, e que ameaçavam claramente o seu prestígio e a sua posição
na sociedade de Silves.
(SOUSA, Inglês de. O Missionário. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 222).
A expressão “... críticas ferinas.” (linha 07) é um exemplo de: