Roma, capital da Itália, conhecida internacionalmente como “A Cidade Eterna”, comemorou, em 21 de abril deste ano de 2010, seu aniversário — 2 753 anos de fundação. É considerada uma das cidades-símbolo da civilização europeia. No seu interior, localiza-se o Estado do Vaticano, residência oficial do Papa.
(ROMA..., 2010).
Roma é considerada uma cidade-símbolo da civilização europeia porque, no período da Antiguidade Clássica,
O fracionamento do império de Alexandre [da Macedônia] e as lutas internas que se seguiram trouxeram o enfraquecimento e a possibilidade de conquista romana, que se concretizaria nos séculos II e I a.C. [...] o resultado das campanhas de Alexandre foi a fusão da cultura grega com a oriental, transformando uma e outra numa nova forma de expressão, que se denominou helenismo.
(VICENTINO, 1997, p. 81).
O texto e os conhecimentos sobre a Antiguidade Clássica permitem afirmar:
Roma, capital da Itália, conhecida internacionalmente como “A Cidade Eterna”, comemorou, em 21 de abril deste ano de 2010, seu aniversário — 2 753 anos de fundação. É considerada uma das cidades-símbolo da civilização europeia. No seu interior, localiza-se o Estado do Vaticano, residência oficial do Papa.
(ROMA..., 2010).
O Estado do Vaticano foi instituído pelo
Segundo o historiador Jacques Le Goff, o feudalismo pode ser definido como: [...] sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados — os senhores —, subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver.
(BOULOS JÚNIOR, 2004, p. 9).
A análise do texto e os conhecimentos sobre o sistema feudal permitem afirmar que os “vínculos de homem a homem”,
Segundo o historiador Jacques Le Goff, o feudalismo pode ser definido como: [...] sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados — os senhores —, subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver.
(BOULOS JÚNIOR, 2004, p. 9).
A “massa campesina”, referida no texto,
O Papa Rogério IX criou, no ano de 1231, os tribunais da Inquisição, com a missão de descobrir e de julgar os denominados heréticos. No processo de julgamento, foram adotadas práticas de tortura, confiscação de bens e pena de morte, que se constituíram a face cruel da Igreja Católica.
Essa missão atribuída aos tribunais da Inquisição foi