Leia o trecho abaixo:
“Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati, pra cortar a friagem. Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se de seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar de que guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor…”
Fonte: https://literaturaemcontagotas.wordpress.com/tag/trechos-de-o-cortico/
No trecho “Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida.”, os termos destacados referem-se a(o), respectivamente
Em plena celebração do 50º aniversário de Mafalda, Quino lamenta que, hoje em dia, haja mais gente pobre do que quando sua personagem nasceu, ou que aconteçam coisas "tão preocupantes" como as "bárbaras decapitações do Estado Islâmico".
Aos 82 anos, as preocupações de Quino continuam sendo as mesmas de quando criou a personagem, ingênua e esperta, em 1964.
"As ideias que a Mafalda propaga são as minhas, e eu não sou um homem feliz a essa altura, vendo tudo que acontece no mundo. Estou bastante amargurado e transmiti a minha personagem as amarguras que eu sinto", explicou o cartunista.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1525681-mafalda-esta-cada-dia-mais-atual-lamenta-quino-nos-50-anos-da-tirinha.shtm
Após leitura detalhada do texto, pode-se inferir que:
Em plena celebração do 50º aniversário de Mafalda, Quino lamenta que, hoje em dia, haja mais gente pobre do que quando sua personagem nasceu, ou que aconteçam coisas "tão preocupantes" como as "bárbaras decapitações do Estado Islâmico".
Aos 82 anos, as preocupações de Quino continuam sendo as mesmas de quando criou a personagem, ingênua e esperta, em 1964.
"As ideias que a Mafalda propaga são as minhas, e eu não sou um homem feliz a essa altura, vendo tudo que acontece no mundo. Estou bastante amargurado e transmiti a minha personagem as amarguras que eu sinto", explicou o cartunista.
"Uma coisa que continua me surpreendendo é que as pessoas me agradecem por tudo que eu dei a elas, e eu não sei muito bem o que eu lhes dei. Sei que fiz algo que tem muita repercussão, mas não sou muito consciente do que eu fiz", afirmou.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1525681-mafalda-esta-cada-dia-mais-atual-lamenta-quino-nos-50-anos-da-tirinha.shtm
No trecho “Quino lamenta que, hoje em dia, haja mais gente pobre do que quando sua personagem nasceu (...)” O termo destacado se trata de um(a):
Em plena celebração do 50º aniversário de Mafalda, Quino lamenta que, hoje em dia, haja mais gente pobre do que quando sua personagem nasceu, ou que aconteçam coisas "tão preocupantes" como as "bárbaras decapitações do Estado Islâmico".
Aos 82 anos, as preocupações de Quino continuam sendo as mesmas de quando criou a personagem, ingênua e esperta, em 1964.
"As ideias que a Mafalda propaga são as minhas, e eu não sou um homem feliz a essa altura, vendo tudo que acontece no mundo. Estou bastante amargurado e transmiti a minha personagem as amarguras que eu sinto", explicou o cartunista.
"Uma coisa que continua me surpreendendo é que as pessoas me agradecem por tudo que eu dei a elas, e eu não sei muito bem o que eu lhes dei. Sei que fiz algo que tem muita repercussão, mas não sou muito consciente do que eu fiz", afirmou.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1525681-mafalda-esta-cada-dia-mais-atual-lamenta-quino-nos-50-anos-da-tirinha.shtm
"Uma coisa que continua me surpreendendo é que as pessoas me agradecem por tudo que eu dei a elas (...)” O trecho destacado é um tipo de oração
Texto 1
Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
[...]
Gonçalves Dias
Fonte: http://portugues.uol.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html
Texto 2
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
[...]
Carlos Drummond de Andrade
Fonte: http://portugues.uol.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html
Após a leitura dos textos acima, é possível afirmar que eles apresentam elementos que se tratam de:
Texto 1
Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
[...]
Gonçalves Dias
Fonte: http://portugues.uol.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html
Texto 2
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’
. Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
[...]
Carlos Drummond de Andrade
Fonte: http://portugues.uol.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html
O exemplo de intertextualidade presente nos textos acima é um tipo de: