TEXTO
O Texto apresenta dois pontos de exclamação.
Assinale a opção que corretamente justifica seu uso:
TEXTO
No Texto, o gênero textual "tirinha" é constituído pelas linguagens verbal e não verbal, que, agregadas, produzem o sentido da narrativa nele presente.
Leia as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
TEXTO
Cosendo os pontos do dia
Põe-se a mesa a cada refeição. A cada refeição tira-se a mesa. Lava-se o copo, lavam-se os cabelos. A roupa também se lava. A escova esfrega a parte renitente.
Desço da cama e ando. Descalça meu pé fica sujo. Lavo o pé, calço o sapato e ando. Vou até ali e volto. Vou até a esquina e volto. Vou até a cidade e volto. Vou e volto.
O prato na mesa, o talher do lado, o talher do outro, o copo na frente. Tomates e cebolas. Depois a sobremesa. Por último, o café.
COLASANTI, Marina. Cosendo os pontos do dia. In: ______. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2003. p. 75. Adaptado.
O conectivo em destaque no segundo parágrafo do Texto, repetidamente, marca no trecho a:
TEXTO
Cosendo os pontos do dia
Põe-se a mesa a cada refeição. A cada refeição tira-se a mesa. Lava-se o copo, lavam-se os cabelos. A roupa também se lava. A escova esfrega a parte renitente.
Desço da cama e ando. Descalça meu pé fica sujo. Lavo o pé, calço o sapato e ando. Vou até ali e volto. Vou até a esquina e volto. Vou até a cidade e volto. Vou e volto.
O prato na mesa, o talher do lado, o talher do outro, o copo na frente. Tomates e cebolas. Depois a sobremesa. Por último, o café.
COLASANTI, Marina. Cosendo os pontos do dia. In: ______. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2003. p. 75. Adaptado.
Percebe-se no Texto, de Marina Colasanti, que a autora utiliza artifícios linguísticos para retratar a rotina cotidiana.
Marque a alternativa que apresenta as figuras de linguagem que contribuem para a construção dessa ideia:
TEXTO
RETRATO
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?
MEIRELES, Cecília. Retrato. In: ____. Antologia poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
A respeito dos termos do segundo verso “calmo, magro e triste”, pode-se concluir que: