[1] É preciso estabelecer uma distinção radical
entre um ―brasil‖ escrito com letra minúscula,
nome de um tipo de madeira de lei ou de uma
feitoria interessada em explorar uma terra
[5] como outra qualquer, e o Brasil que designa
um povo, uma nação, um conjunto de
valores, escolhas e ideais de vida. O ―brasil‖
com b minúsculo é apenas um objeto sem
vida, pedaço de coisa que morre e não tem a
[10] menor condição de se reproduzir como
sistema. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo
muito mais complexo.
Estamos interessados em responder esta
pergunta: afinal de contas, o que faz o brasil,
[15] BRASIL? Note-se que se trata de uma
pergunta relacional que, tal como faz a
própria sociedade brasileira, quer juntar e não
dividir. Queremos, isto sim, descobrir como é
que eles se ligam entre si; como é que cada
[20] um depende do outro; e como os dois
formam uma realidade única que existe
concretamente naquilo que chamamos de
―pátria‖.
Se a condição humana determina que
[25] todos os homens devem comer, dormir,
trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa
determinação não chega ao ponto de
especificar também qual comida ingerir, de
que modo produzir e para quantos deuses ou
[30] espíritos rezar. É precisamente aqui, nessa
espécie de zona indeterminada, mas
necessária, que nascem as diferenças e,
nelas, os estilos, os modos de ser e estar; os
―jeitos‖ de cada grupo humano. Trata-se,
[35] sempre, da questão de identidade.
Como se constrói uma identidade social?
Como um povo se transforma em Brasil? A
pergunta, na sua discreta singeleza, permite
descobrir algo muito importante. É que, no
[40] meio de uma multidão de experiências dadas
a todos os homens e sociedades, algumas
necessárias à própria sobrevivência – como
comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc. –
outras acidentais ou históricas –, o Brasil ter
[45] sido descoberto por portugueses e não por
chineses, a geografia do Brasil ter certas
características, falarmos português e não
francês, a família real ter se transferido para o
Brasil no início do século XIX etc. –, cada
[50] sociedade (e cada ser humano) apenas se
utiliza de um número limitado de ―coisas‖ (e
de experiências) para se construir como algo
único.
Nessa perspectiva, a chave para entender
[55] a sociedade brasileira é uma chave dupla. E,
para mim, a capacidade relacional — do
antigo com o moderno – tipifica e singulariza
a sociedade brasileira. Será preciso, portanto,
discutir o Brasil como uma moeda. Como algo
[60] que tem dois lados. E mais: como uma
realidade que nos tem iludido, precisamente
porque nunca lhe propusemos esta questão
relacional e reveladora: afinal de contas,
como se ligam as duas faces de uma mesma
[65] moeda? O que faz o brasil, Brasil?
Adaptado de: DAMATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade. In:_____. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 9-17.
Perguntas são recursos de estruturação textual que, além de levantar questionamentos, também podem fazer afirmações. A respeito das perguntas utilizadas pelo autor no texto, considere as afirmações abaixo.
I - É impossível saber o que faz o brasil, Brasil.
II - Existe uma identidade social construída no Brasil.
III- Há uma identidade social entre Brasil e brasil, construída pelo povo brasileiro.
Quais afirmações podem ser depreendidas das perguntas existentes no texto?
[1] É preciso estabelecer uma distinção radical
entre um ―brasil‖ escrito com letra minúscula,
nome de um tipo de madeira de lei ou de uma
feitoria interessada em explorar uma terra
[5] como outra qualquer, e o Brasil que designa
um povo, uma nação, um conjunto de
valores, escolhas e ideais de vida. O ―brasil‖
com b minúsculo é apenas um objeto sem
vida, pedaço de coisa que morre e não tem a
[10] menor condição de se reproduzir como
sistema. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo
muito mais complexo.
Estamos interessados em responder esta
pergunta: afinal de contas, o que faz o brasil,
[15] BRASIL? Note-se que se trata de uma
pergunta relacional que, tal como faz a
própria sociedade brasileira, quer juntar e não
dividir. Queremos, isto sim, descobrir como é
que eles se ligam entre si; como é que cada
[20] um depende do outro; e como os dois
formam uma realidade única que existe
concretamente naquilo que chamamos de
―pátria‖.
Se a condição humana determina que
[25] todos os homens devem comer, dormir,
trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa
determinação não chega ao ponto de
especificar também qual comida ingerir, de
que modo produzir e para quantos deuses ou
[30] espíritos rezar. É precisamente aqui, nessa
espécie de zona indeterminada, mas
necessária, que nascem as diferenças e,
nelas, os estilos, os modos de ser e estar; os
―jeitos‖ de cada grupo humano. Trata-se,
[35] sempre, da questão de identidade.
Como se constrói uma identidade social?
Como um povo se transforma em Brasil? A
pergunta, na sua discreta singeleza, permite
descobrir algo muito importante. É que, no
[40] meio de uma multidão de experiências dadas
a todos os homens e sociedades, algumas
necessárias à própria sobrevivência – como
comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc. –
outras acidentais ou históricas –, o Brasil ter
[45] sido descoberto por portugueses e não por
chineses, a geografia do Brasil ter certas
características, falarmos português e não
francês, a família real ter se transferido para o
Brasil no início do século XIX etc. –, cada
[50] sociedade (e cada ser humano) apenas se
utiliza de um número limitado de ―coisas‖ (e
de experiências) para se construir como algo
único.
Nessa perspectiva, a chave para entender
[55] a sociedade brasileira é uma chave dupla. E,
para mim, a capacidade relacional — do
antigo com o moderno – tipifica e singulariza
a sociedade brasileira. Será preciso, portanto,
discutir o Brasil como uma moeda. Como algo
[60] que tem dois lados. E mais: como uma
realidade que nos tem iludido, precisamente
porque nunca lhe propusemos esta questão
relacional e reveladora: afinal de contas,
como se ligam as duas faces de uma mesma
[65] moeda? O que faz o brasil, Brasil?
Adaptado de: DAMATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade. In:_____. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 9-17.
Considere as afirmações abaixo.
I - As diferenças entre os grupos humanos são resolvidas pela questão de identidade.
II - O brasil e o Brasil dependem um do outro.
III- O ser humano constrói-se como algo único a partir das experiências de que se utiliza.
Quais podem ser consideradas corretas, de acordo com o que diz o texto?
[1] É preciso estabelecer uma distinção radical
entre um ―brasil‖ escrito com letra minúscula,
nome de um tipo de madeira de lei ou de uma
feitoria interessada em explorar uma terra
[5] como outra qualquer, e o Brasil que designa
um povo, uma nação, um conjunto de
valores, escolhas e ideais de vida. O ―brasil‖
com b minúsculo é apenas um objeto sem
vida, pedaço de coisa que morre e não tem a
[10] menor condição de se reproduzir como
sistema. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo
muito mais complexo.
Estamos interessados em responder esta
pergunta: afinal de contas, o que faz o brasil,
[15] BRASIL? Note-se que se trata de uma
pergunta relacional que, tal como faz a
própria sociedade brasileira, quer juntar e não
dividir. Queremos, isto sim, descobrir como é
que eles se ligam entre si; como é que cada
[20] um depende do outro; e como os dois
formam uma realidade única que existe
concretamente naquilo que chamamos de
―pátria‖.
Se a condição humana determina que
[25] todos os homens devem comer, dormir,
trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa
determinação não chega ao ponto de
especificar também qual comida ingerir, de
que modo produzir e para quantos deuses ou
[30] espíritos rezar. É precisamente aqui, nessa
espécie de zona indeterminada, mas
necessária, que nascem as diferenças e,
nelas, os estilos, os modos de ser e estar; os
―jeitos‖ de cada grupo humano. Trata-se,
[35] sempre, da questão de identidade.
Como se constrói uma identidade social?
Como um povo se transforma em Brasil? A
pergunta, na sua discreta singeleza, permite
descobrir algo muito importante. É que, no
[40] meio de uma multidão de experiências dadas
a todos os homens e sociedades, algumas
necessárias à própria sobrevivência – como
comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc. –
outras acidentais ou históricas –, o Brasil ter
[45] sido descoberto por portugueses e não por
chineses, a geografia do Brasil ter certas
características, falarmos português e não
francês, a família real ter se transferido para o
Brasil no início do século XIX etc. –, cada
[50] sociedade (e cada ser humano) apenas se
utiliza de um número limitado de ―coisas‖ (e
de experiências) para se construir como algo
único.
Nessa perspectiva, a chave para entender
[55] a sociedade brasileira é uma chave dupla. E,
para mim, a capacidade relacional — do
antigo com o moderno – tipifica e singulariza
a sociedade brasileira. Será preciso, portanto,
discutir o Brasil como uma moeda. Como algo
[60] que tem dois lados. E mais: como uma
realidade que nos tem iludido, precisamente
porque nunca lhe propusemos esta questão
relacional e reveladora: afinal de contas,
como se ligam as duas faces de uma mesma
[65] moeda? O que faz o brasil, Brasil?
Adaptado de: DAMATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade. In:_____. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 9-17.
Considere as seguintes propostas de alteração de sinais de pontuação no texto.
I - Supressão da vírgula na linha 05.
II - Substituição da vírgula na linha 09 por travessão.
III- Substituição do ponto e vírgula na linha 19 por ponto final.
Desconsiderando eventuais ajustes no emprego de letras maiúsculas e minúsculas, quais propostas estão corretas, no contexto do parágrafo em que ocorrem?
[1] É preciso estabelecer uma distinção radical
entre um ―brasil‖ escrito com letra minúscula,
nome de um tipo de madeira de lei ou de uma
feitoria interessada em explorar uma terra
[5] como outra qualquer, e o Brasil que designa
um povo, uma nação, um conjunto de
valores, escolhas e ideais de vida. O ―brasil‖
com b minúsculo é apenas um objeto sem
vida, pedaço de coisa que morre e não tem a
[10] menor condição de se reproduzir como
sistema. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo
muito mais complexo.
Estamos interessados em responder esta
pergunta: afinal de contas, o que faz o brasil,
[15] BRASIL? Note-se que se trata de uma
pergunta relacional que, tal como faz a
própria sociedade brasileira, quer juntar e não
dividir. Queremos, isto sim, descobrir como é
que eles se ligam entre si; como é que cada
[20] um depende do outro; e como os dois
formam uma realidade única que existe
concretamente naquilo que chamamos de
―pátria‖.
Se a condição humana determina que
[25] todos os homens devem comer, dormir,
trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa
determinação não chega ao ponto de
especificar também qual comida ingerir, de
que modo produzir e para quantos deuses ou
[30] espíritos rezar. É precisamente aqui, nessa
espécie de zona indeterminada, mas
necessária, que nascem as diferenças e,
nelas, os estilos, os modos de ser e estar; os
―jeitos‖ de cada grupo humano. Trata-se,
[35] sempre, da questão de identidade.
Como se constrói uma identidade social?
Como um povo se transforma em Brasil? A
pergunta, na sua discreta singeleza, permite
descobrir algo muito importante. É que, no
[40] meio de uma multidão de experiências dadas
a todos os homens e sociedades, algumas
necessárias à própria sobrevivência – como
comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc. –
outras acidentais ou históricas –, o Brasil ter
[45] sido descoberto por portugueses e não por
chineses, a geografia do Brasil ter certas
características, falarmos português e não
francês, a família real ter se transferido para o
Brasil no início do século XIX etc. –, cada
[50] sociedade (e cada ser humano) apenas se
utiliza de um número limitado de ―coisas‖ (e
de experiências) para se construir como algo
único.
Nessa perspectiva, a chave para entender
[55] a sociedade brasileira é uma chave dupla. E,
para mim, a capacidade relacional — do
antigo com o moderno – tipifica e singulariza
a sociedade brasileira. Será preciso, portanto,
discutir o Brasil como uma moeda. Como algo
[60] que tem dois lados. E mais: como uma
realidade que nos tem iludido, precisamente
porque nunca lhe propusemos esta questão
relacional e reveladora: afinal de contas,
como se ligam as duas faces de uma mesma
[65] moeda? O que faz o brasil, Brasil?
Adaptado de: DAMATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade. In:_____. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 9-17.
Considere os seguintes pares de elementos do texto.
I - e (l. 05) e E (l. 55).
II - ou (l. 03) e ou (l. 29).
III- se (l. 10) e Se (l. 24).
Em quais pares os dois elementos pertencem à mesma classe gramatical?
[1] É preciso estabelecer uma distinção radical
entre um ―brasil‖ escrito com letra minúscula,
nome de um tipo de madeira de lei ou de uma
feitoria interessada em explorar uma terra
[5] como outra qualquer, e o Brasil que designa
um povo, uma nação, um conjunto de
valores, escolhas e ideais de vida. O ―brasil‖
com b minúsculo é apenas um objeto sem
vida, pedaço de coisa que morre e não tem a
[10] menor condição de se reproduzir como
sistema. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo
muito mais complexo.
Estamos interessados em responder esta
pergunta: afinal de contas, o que faz o brasil,
[15] BRASIL? Note-se que se trata de uma
pergunta relacional que, tal como faz a
própria sociedade brasileira, quer juntar e não
dividir. Queremos, isto sim, descobrir como é
que eles se ligam entre si; como é que cada
[20] um depende do outro; e como os dois
formam uma realidade única que existe
concretamente naquilo que chamamos de
―pátria‖.
Se a condição humana determina que
[25] todos os homens devem comer, dormir,
trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa
determinação não chega ao ponto de
especificar também qual comida ingerir, de
que modo produzir e para quantos deuses ou
[30] espíritos rezar. É precisamente aqui, nessa
espécie de zona indeterminada, mas
necessária, que nascem as diferenças e,
nelas, os estilos, os modos de ser e estar; os
―jeitos‖ de cada grupo humano. Trata-se,
[35] sempre, da questão de identidade.
Como se constrói uma identidade social?
Como um povo se transforma em Brasil? A
pergunta, na sua discreta singeleza, permite
descobrir algo muito importante. É que, no
[40] meio de uma multidão de experiências dadas
a todos os homens e sociedades, algumas
necessárias à própria sobrevivência – como
comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc. –
outras acidentais ou históricas –, o Brasil ter
[45] sido descoberto por portugueses e não por
chineses, a geografia do Brasil ter certas
características, falarmos português e não
francês, a família real ter se transferido para o
Brasil no início do século XIX etc. –, cada
[50] sociedade (e cada ser humano) apenas se
utiliza de um número limitado de ―coisas‖ (e
de experiências) para se construir como algo
único.
Nessa perspectiva, a chave para entender
[55] a sociedade brasileira é uma chave dupla. E,
para mim, a capacidade relacional — do
antigo com o moderno – tipifica e singulariza
a sociedade brasileira. Será preciso, portanto,
discutir o Brasil como uma moeda. Como algo
[60] que tem dois lados. E mais: como uma
realidade que nos tem iludido, precisamente
porque nunca lhe propusemos esta questão
relacional e reveladora: afinal de contas,
como se ligam as duas faces de uma mesma
[65] moeda? O que faz o brasil, Brasil?
Adaptado de: DAMATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade. In:_____. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 9-17.
A questão relacional da sociedade brasileira é explorada, no texto, por meio de metáforas.
Assinale a alternativa que contém essas metáforas.
[1] É preciso estabelecer uma distinção radical
entre um ―brasil‖ escrito com letra minúscula,
nome de um tipo de madeira de lei ou de uma
feitoria interessada em explorar uma terra
[5] como outra qualquer, e o Brasil que designa
um povo, uma nação, um conjunto de
valores, escolhas e ideais de vida. O ―brasil‖
com b minúsculo é apenas um objeto sem
vida, pedaço de coisa que morre e não tem a
[10] menor condição de se reproduzir como
sistema. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo
muito mais complexo.
Estamos interessados em responder esta
pergunta: afinal de contas, o que faz o brasil,
[15] BRASIL? Note-se que se trata de uma
pergunta relacional que, tal como faz a
própria sociedade brasileira, quer juntar e não
dividir. Queremos, isto sim, descobrir como é
que eles se ligam entre si; como é que cada
[20] um depende do outro; e como os dois
formam uma realidade única que existe
concretamente naquilo que chamamos de
―pátria‖.
Se a condição humana determina que
[25] todos os homens devem comer, dormir,
trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa
determinação não chega ao ponto de
especificar também qual comida ingerir, de
que modo produzir e para quantos deuses ou
[30] espíritos rezar. É precisamente aqui, nessa
espécie de zona indeterminada, mas
necessária, que nascem as diferenças e,
nelas, os estilos, os modos de ser e estar; os
―jeitos‖ de cada grupo humano. Trata-se,
[35] sempre, da questão de identidade.
Como se constrói uma identidade social?
Como um povo se transforma em Brasil? A
pergunta, na sua discreta singeleza, permite
descobrir algo muito importante. É que, no
[40] meio de uma multidão de experiências dadas
a todos os homens e sociedades, algumas
necessárias à própria sobrevivência – como
comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc. –
outras acidentais ou históricas –, o Brasil ter
[45] sido descoberto por portugueses e não por
chineses, a geografia do Brasil ter certas
características, falarmos português e não
francês, a família real ter se transferido para o
Brasil no início do século XIX etc. –, cada
[50] sociedade (e cada ser humano) apenas se
utiliza de um número limitado de ―coisas‖ (e
de experiências) para se construir como algo
único.
Nessa perspectiva, a chave para entender
[55] a sociedade brasileira é uma chave dupla. E,
para mim, a capacidade relacional — do
antigo com o moderno – tipifica e singulariza
a sociedade brasileira. Será preciso, portanto,
discutir o Brasil como uma moeda. Como algo
[60] que tem dois lados. E mais: como uma
realidade que nos tem iludido, precisamente
porque nunca lhe propusemos esta questão
relacional e reveladora: afinal de contas,
como se ligam as duas faces de uma mesma
[65] moeda? O que faz o brasil, Brasil?
Adaptado de: DAMATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade. In:_____. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 9-17.
Assinale a alternativa que apresenta, no texto, os sentidos, contextualmente adequados, para os nexos Mas (l. 11), para (l. 52) e portanto (l. 58), nesta ordem.