Cada região brasileira possui hábitos alimentares próprios e pratos emblemáticos, que servem como marcadores identitários regionais. Os textos a seguir exemplificam essa situação.
Texto 1
No Rio Grande do Sul, o churrasco é a
“especialidade local”. Não por ser uma comida
do cotidiano, mas por estar associado à figura
do gaúcho em que “comer” e “fazer” churrasco
envolvem um grupo social, e não se
refere apenas ao ato de assar a carne, mas,
sim, a uma organização social que se estabelece
em torno do churrasco. O “fazer um
churrasco” obedece a códigos, normas e
comportamentos aceitos e reconhecidos por
todos, o que leva a pensá-los como um “ritual
de comensalidade e de partilha”, destaca
Maciel (1996).
Fonte: GOES, J.A.W. Hábitos alimentares: globalização ou diversidade? In: FREITAS, M.C.S.; FONTES, G.A.V.; OLIVEIRA, N. (Orgs.). Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura [online]. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 392. (adaptado)
Texto 2
Em Navegação de cabotagem, uma
espécie de “quase-memória” do autor,
escreveu Jorge Amado: “onde quer que esteja
levo o Brasil comigo mas, ai de mim, não levo
farinha de mandioca e sinto falta todos os
dias, ao almoço e ao jantar”.
Fonte: SCHWARCZ, L.M. O artista da mestiçagem. In: SCHWARCS, L. M.; GOLDSTEIN, I.S. (Orgs.). O universo de Jorge Amado. Caderno de leituras. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 38.
Assinale V na(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F na(s) falsa(s).
( ) No Texto 1, “los” (ℓ.11) refere-se, no contexto, a “todos” (ℓ.11).
( ) A palavra “todos”, tanto no Texto 1 (ℓ.11) quanto no Texto 2 (ℓ.5), retoma elementos mencionados anteriormente.
( ) No Texto 2, “ai de mim” (ℓ.4) expressa desagrado com relação ao consumo de farinha de mandioca como parte da cultura vivenciada por Jorge Amado.
A sequência correta é
Considerando o termo “cultura” como um conceito antropológico, o qual permeia todas as realizações humanas, perpassando por nossas vidas, a música, independente de épocas, contextos ou gêneros, é parte daquilo que carregamos e a que atribuímos significado. Nesse sentido, o Hino Rio-Grandense e o Hino ao Rio Grande fazem parte de nossa cultura, carregando valores, história e, sobretudo, significados para o povo do Sul do país. Leia, então:
Hino Rio-Grandense
Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
Fonte: Disponível em: http://www.rs.gov.br. Acesso em: 24 out. 2014.
Hino ao Rio Grande
Rio Grande do Sul
O gaúcho quer cantar
A querência, o céu azul
Os verdes campos e o mar
As mulheres que são belas
As calmas noites nos rincões
O céu bordado de estrelas
Manto de heróis e tradições
Rio Grande do Sul
Dos prados que não têm fim
Por maior que tu sejas Rio Grande
Caberás sempre dentro de mim
Fonte: Disponível em: http://www.rs.gov.br. Acesso em: 24 out. 2014.
Analise as afirmativas:
I - A primeira versão do Hino Rio-Grandense foi composta durante a Revolução Farroupilha pelo maestro Mendanha. Atualmente é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul.
II - O Hino ao Rio Grande foi composto por Simão Goldman no intuito de representar as façanhas farroupilhas. Tal composição foi inicialmente nomeada “Hino da Nação”.
III - Melodicamente, a primeira frase (em destaque) do Hino Rio-Grandense apresenta movimento ascendente e descendente.
IV - A nota mais aguda da primeira estrofe do Hino Rio-Grandense é “dó”, considerando a tonalidade de Dó Maior e a nota inicial “mi”.
V - O sentimento de ser gaúcho e a imagem da terra rio-grandense são expressos através da letra do Hino ao Rio Grande e potencializados pelo caráter expressivo da música que, em sua versão original, combina melodias descendentes, andamento lento, bem como timbres instrumentais da cultura gaúcha, como o da gaita.
Estão corretas
Os hábitos alimentares estão entre os principais traços culturais de um povo. Era de se esperar, portanto, que houvesse alguma menção sobre o assunto no primeiro contato entre os portugueses e os nativos, conforme relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha. De fato, Caminha escreve a respeito da reação de dois jovens nativos que foram até a caravela de Cabral e que experimentaram alimentos oferecidos pelos portugueses:
Deram-lhe[s] de comer: pão e peixe cozido,
confeitos, bolos, mel e figos passados. Não
quiseram comer quase nada de tudo aquilo.
E se provavam alguma coisa, logo a cuspiam
com nojo. Trouxeram-lhes vinho numa taça,
mas apenas haviam provado o sabor, imediatamente
demonstraram de não gostar e não
mais quiseram. Trouxeram-lhes água num
jarro. Não beberam. Apenas bochechavam, lavando
as bocas, e logo lançavamfora.
Fonte: CASTRO, Sílvio (org.) A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 93.
I - No fragmento, ao dar destaque às reações dos nativos frente à comida e à bebida oferecidas, Caminha registra o comportamento diferenciado deles quanto aos itens básicos da alimentação de um europeu.
II - No fragmento, percebe-se a antipatia de Caminha pelos nativos, o que se confirma na leitura do restante da carta quanto a outros aspectos dos indígenas, como sua aparência física.
III - O predomínio de verbos de ação, numa sequência de eventos interligados cronologicamente, confere um teor narrativo ao texto.
Está(ão) correta(s)
Observe:
Conforme a figura, o Império Romano, em seu período de máxima expansão (117 d. C.), era não só uma reunião de povos diversos, mas também uma reunião de áreas produtoras de vários gêneros consumidos em partes distintas do Império e transportados graças a uma eficiente rede de rotas comerciais. A partir de uma análise do mapa, NÃO se pode concluir:
No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta de 10.000 a. C., além de caçar e coletar frutos e sementes, nossos antepassados passaram a ter condição de interferir ainda mais na natureza, domesticando animais e cultivando plantas. Pelos registros existentes, isso teria acontecido primeiramente nas regiões atualmente chamadas de China, América Central, Peru e Oriente Próximo.
Essa transformação nas formas de vida no planeta é chamada de revolução
Alguns estudiosos consideram que o teatro nasceu na Grécia, mais precisamente em Atenas, na passagem do século VI a.C. para o V a.C., a partir do ditirambo. Ditirambo vem a ser um coro de caráter tumultuoso, apaixonado, ora entusiasta e alegre ora melancólico e sombrio. Está relacionado com o deus Dioniso (deus do vinho e das festas). O ditirambo, entoado pelos coreutas, que eram conduzidos pelo corifeu, evolui para um diálogo que dá origem, segundo Aristóteles, a um gênero teatral que se caracteriza por “imitar as ações humanas colocadas sob o signo dos sofrimentos das personagens e da piedade, até o momento do reconhecimento das personagens entre si ou da conscientização da fonte do mal” (PAVIS, Patrice, 1999).
O gênero teatral que se relaciona com a descrição apresentada é a _______________. Um dos seus maiores representantes é _______________, autor da peça _______________ cujo personagem principal assassina o próprio pai, casa-se com a mãe e, ao descobrir a verdade, atormentado pela culpa, fura os próprios olhos e é banido da cidade.
Assinale a alternativa que completa as lacunas.