Se, na Grécia antiga, o teatro começou com os rituais para Dionísio, no Brasil, a história do teatro nasce com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. O teatro com grupos formados por atores brasileiros se estabeleceu a partir do século XIX, o que propiciou o desenvolvimento da comédia de costumes e do teatro burlesco. No século XX, com os grupos universitários, o teatro se modernizou; nos anos 60 e 70, viveu-se um ápice criativo urgente e penetrante.
Internet: www.redeglobo.globo.com (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do teatro brasileiro.
Influenciada por procedimentos de vanguarda, a performance é uma arte híbrida que reúne ações transgressivas, estéticas, políticas e existenciais, além de fazer uso de colagens, dos conteúdos do inconsciente e das ações políticas da contracultura.
A pintura Susana e os anciãos (1610), de Artemísia Gentileschi, retrata a história bíblica de Susana, narrada no Livro de Daniel, no Antigo Testamento. Segundo o texto, Susana era uma mulher bela, casada com Joaquim, e sua casa era frequentada por dois juízes anciãos, que a cobiçavam secretamente. Certo dia, Susana se preparava para tomar banho no jardim da casa, sem perceber que lá estavam escondidos os dois anciãos. Logo depois de as criadas que a acompanhavam saírem do recinto e fecharem as portas do jardim, Susana foi abordada pelos anciãos, que a chantagearam com a ameaça de denunciá-la como adúltera caso ela não se entregasse a eles.
Considerando o texto e a obra Susana e os anciãos, de Artemísia Gentileschi, apresentados anteriormente, julgue o item a seguir.
Ao imprimir uma postura de repulsa e aflição na jovem abordada pelos dois anciãos, a obra de Artemísia Gentileschi suscita reflexão sobre assédio sexual.
A pintura Susana e os anciãos (1610), de Artemísia Gentileschi, retrata a história bíblica de Susana, narrada no Livro de Daniel, no Antigo Testamento. Segundo o texto, Susana era uma mulher bela, casada com Joaquim, e sua casa era frequentada por dois juízes anciãos, que a cobiçavam secretamente. Certo dia, Susana se preparava para tomar banho no jardim da casa, sem perceber que lá estavam escondidos os dois anciãos. Logo depois de as criadas que a acompanhavam saírem do recinto e fecharem as portas do jardim, Susana foi abordada pelos anciãos, que a chantagearam com a ameaça de denunciá-la como adúltera caso ela não se entregasse a eles.
Considerando o texto e a obra Susana e os anciãos, de Artemísia Gentileschi, apresentados anteriormente, julgue o item a seguir.
A obra Susana e os anciãos apresenta as seguintes características do Barroco: o contraste entre luz e sombra para a criação de um efeito estético, o dinamismo do movimento e o emprego da linha curva.
No curso da história, a arte e a matemática se aproximaram em diferentes momentos, desde a Antiguidade. Tal relação está exemplificada na forma das pirâmides, na construção de templos e também na utilização de frisos, ladrilhos e mosaicos. No Renascimento, observa-se a interferência da matemática na adoção da perspectiva, a pintura tornou-se muito acadêmica, com regras rígidas. No século XX, surgiram diferentes correntes artísticas, como o cubismo e a arte abstrata, que integraram a geometria em suas obras. Com a chegada da arte computacional, as relações entre a arte e a matemática foram redefinidas.
Tendo como referência o texto precedente e a fotografia do painel de azulejos da FE/UnB, de Luiz Humberto, julgue os próximos itens.
Ao aproximarem a arte da matemática, os artistas encontram na subjetividade a melhor expressão dessa relação.
No curso da história, a arte e a matemática se aproximaram em diferentes momentos, desde a Antiguidade. Tal relação está exemplificada na forma das pirâmides, na construção de templos e também na utilização de frisos, ladrilhos e mosaicos. No Renascimento, observa-se a interferência da matemática na adoção da perspectiva, a pintura tornou-se muito acadêmica, com regras rígidas. No século XX, surgiram diferentes correntes artísticas, como o cubismo e a arte abstrata, que integraram a geometria em suas obras. Com a chegada da arte computacional, as relações entre a arte e a matemática foram redefinidas.
Tendo como referência o texto precedente e a fotografia do painel de azulejos da FE/UnB, de Luiz Humberto, julgue os próximos itens.
A composição da imagem no espaço pictórico pode revelar aspectos estruturais de uma obra, o que se observa no painel de azulejos de Luiz Humberto.
No curso da história, a arte e a matemática se aproximaram em diferentes momentos, desde a Antiguidade. Tal relação está exemplificada na forma das pirâmides, na construção de templos e também na utilização de frisos, ladrilhos e mosaicos. No Renascimento, observa-se a interferência da matemática na adoção da perspectiva, a pintura tornou-se muito acadêmica, com regras rígidas. No século XX, surgiram diferentes correntes artísticas, como o cubismo e a arte abstrata, que integraram a geometria em suas obras. Com a chegada da arte computacional, as relações entre a arte e a matemática foram redefinidas.
Tendo como referência o texto precedente e a fotografia do painel de azulejos da FE/UnB, de Luiz Humberto, julgue os próximos itens.
Na fotografia apresentada, a perspectiva do painel de azulejos é determinada pelo ângulo da foto.