Charles Wright Mills, sociólogo norte-americano que produziu sua obra entre os anos 1940 e 1950, buscava estudar, a partir dos conceitos de classe social e status, os processos, estratégias e mecanismos de dominação em uma sociedade. Mills em suas pesquisas demonstrava as lógicas sociais das estruturas de poder e como estas eram mantidas pelas elites norte-americanas para a manutenção da sociedade que lhes favorecia.
Considerando essa perspectiva de Mills, avalie as seguintes proposições sociológicas:
I. As elites são compostas por pessoas cujas posições de classe social lhes permitem influenciar e tomar decisões que afetam toda a sociedade.
II. As elites do poder não são solitárias e necessitam de conselheiros, políticos e formadores de opinião para capitanearem seus interesses e escolhas.
III. O status social das elites tem uma íntima relação com a posição na estrutura social e com o reconhecimento de que são uma classe superior na sociedade.
IV. Os estratos sociais dominantes conseguem se manter como elite do poder porque buscam uniões matrimoniais com todas as outras classes sociais.
É correto o que se afirma em
As modalidades de lutas corporais são oriundas de diversas partes do mundo. Muitas retratam a cultura, a filosofia e as necessidades de sobrevivência de uma determinada sociedade como, por exemplo, o Krav Magá, que se caracteriza como uma luta de defesa pessoal de origem israelence.
Atente para o que se diz a respeito do Krav Magá e assinale a afirmação INCORRETA.
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são considerados os principais formuladores das primeiras matrizes teórico-metodológicas da sociologia que surgiram no final do século XIX na Europa. Cada um deles tem perspectivas sociológicas que divergem uma da outra sobre a explicação e a compreensão da realidade social. Durkheim procurou explicar, de modo geral, o funcionalismo orgânico e intricado da divisão social do trabalho, na modernidade, que mantém as sociedades como estão e coesas; Marx é o teórico da história do sistema capitalista de produção e das contradições que o fundamentam como a luta de classes sociais; Weber investigou as conexões de sentido entre fenômenos sociais como a racionalização da vida econômica e a ética calvinista-cristã sobre o trabalho disciplinado e esforçado ou, de outro modo, possibilita uma compreensãointerpretativa entre esses fenômenos.
Partindo do exposto, assinale a afirmação verdadeira.
De que maneira ocorrem as mudanças e as transformações sociais em uma sociedade? A resposta para esta indagação constitui, na verdade, um dos tema-dilemas na sociologia e podem ter respostas bastante diferentes, de acordo com a perspectiva teórico-metodológica em que se refere. Entre os primeiros teóricos desta ciência social, podemos destacar Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim como os pensadores que possuem explicações sobre como ocorrem as mudanças em sociedade. Em síntese, para entender as mudanças sociais Comte partia da perspectiva do positivismo, Marx do materialismo histórico dialético e Durkheim do funcionalismo.
Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que,
Atente para o seguinte excerto: “[...] O golpe de estado, na grande maioria dos casos, é uma reação contra as soluções revolucionárias ou reformistas, em andamento ou projetadas. Por isso, envolve a restauração e o endurecimento de estruturas arcaicas. Isto é, o golpe de estado sempre inaugura um estilo de poder autoritário e implica na cristalização da estrutura de apropriação”.
(IANNI, Octavio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.)
Com base nesse texto de Ianni, assinale a afirmação verdadeira
“A sociedade indiana começou a se organizar em castas e subcastas há mais de 3 mil anos, adotando uma hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação. Esses elementos definem a organização do poder político e a distribuição da riqueza gerada pela sociedade. Apesar de na índia haver hoje uma estrutura de classes, o sistema de castas permanece mesclado a ela, o que representa uma dificuldade a mais para entender a questão. O sistema sobrevive ainda hoje por força de tradição religiosa, pois legalmente foi abolido em 1950. E, em resumo, o sistema de castas tradicional caracteriza-se por relações sociais muito estanques, isto é, quem nasce em uma casta não tem como sair dela e passar para outra. Porém, a industrialização, a urbanização e a introdução de padrões comportamentais ocidentais na Índia têm promovido mais relaxamento a este rígido sistema de castas, tendo levado pessoas de diferentes castas a se relacionarem entre si e pessoas de castas inferiores a terem ascensão social.”
(TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.)
Considerando o texto acima, atente para as proposições a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) As castas ainda possuem grande prestígio na sociedade indiana e impedem a mobilidade social.
( ) O único elemento em que se baseia a hierarquização de castas sociais indianas é o da religião.
( ) A mobilidade social na sociedade indiana tem sido ampliada pela influência de culturas estrangeiras.
( ) A tradição de castas reúne as tendências de repulsão entre grupos e da hierarquização social.
A sequência correta, de cima para baixo, é: