Analise a imagem a seguir.
Denilson Baniwa, Atualizações traumáticas de Debret “Para estratégias de sobrevivência as maiores tecnologias são as nossas”, caboclos índios civilizados, litogravura sobre papel de Jean-Baptiste Debret, 1837, colagem digital 2020
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A criação, ou invenção, do Novo Mundo, a partir do século XV, na esteira da colonização, criou um padrão de poder e de uma nova intersubjetividade mundial.
Com base na imagem e na noção de colonialidade do poder e criação da modernidade de Aníbal Quijano, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Modernidade e racionalidade foram imaginadas pelos colonizadores como experiência e produto exclusivamente europeus, enquanto povos originários da América foram despojados de sua herança intelectual objetivada.
( ) A modernidade é fruto da ocupação da América e da criação do Novo Mundo, cujas regiões e povos passaram pelo desenvolvimento capitalista e suplantaram ideias de raças que antes organizavam essa vida social.
( ) A distribuição racial do trabalho como fonte de produção de riquezas e de acumulação era prática social corrente entre os povos originários, lógica essa desafiada pela noção de modernidade implantada pelos colonizadores.
( ) O controle material dos territórios dominados pelos colonizadores deixou intocado o controle da cultura e da produção do conhecimento dos povos originários, o que propiciou a pujança da modernidade ocidental.
( ) Na composição, com o recurso da colagem, o artista contemporâneo atualiza a percepção sobre a noção de domínio por meio de dispositivos de poder, convertendo o viés estabelecido na relação entre colonizador e colonizado.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Analise a imagem a seguir.
MICHELANGELO. A criação de Adão, c. 1508-1512. Capela Sistina, Roma.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre Idade Média e Renascimento, assinale a alternativa correta.
Com base na leitura de imagem e, considerando um dos fragmentos da pintura renascentista de Michelangelo, conhecido como A criação de Adão (c. 1508-1512) e suas releituras, relacione as imagens a seguir com suas características.
(A) Perspectiva, luz e sombra na busca por corpos em suas formas perfeitas, apresentando um alto grau de fidelidade à natureza na representação dos ideais sobre o humano e o divino.
(B) O espaço e o volume diferem da proposição pictórica a partir de ícones da cultura popular, e o tema da origem é revisitado dentro do âmbito da tridimensionalidade.
(C) As nuances entre o claro e o escuro evidenciam o volume das figuras de mulheres negras que representam um desafio ao sentido da origem da criação, ressignificado por meio de uma contranarrativa.
(D) O impulso da imaginação e a livre expressão conduzem o movimento do olhar sobre a ideia, reordenando os elementos e os sentidos para a percepção de uma realidade paralela.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Analise a imagem a seguir.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre mundo contemporâneo e Teoria da História, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas a seguir.
( ) No século XIX, a fotografia foi concebida como parte de um ideal de modernidade e fruto das revoluções industriais, visto que a imagem é obtida por meio de processos físicos e químicos.
( ) Na imagem, é possível perceber como o fotógrafo se inscreve na fotografia como agente, em contraponto ao discurso realista segundo o qual a foto corresponderia ao real sem a mediação do artista.
( ) Nos séculos XIX e XX, houve um distanciamento progressivo e definitivo entre a fotografia e as produções propriamente artísticas. Exemplos disso seriam instalações de autores contemporâneos que, em geral, optaram apenas pela linguagem pictórica para a expressão artística.
( ) Como documento institucional, a fotografia começou a ser utilizada, desde o século XIX, como forma de registro, classificação e controle de populações consideradas marginais, como criminosos e neurodivergentes.
( ) A fotografia foi considerada produto da modernidade a partir de sua criação no século XIX, considerando que era constituída a partir de uma peça única e original, distanciando-se do princípio de reprodutibilidade técnica.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Analise a imagem a seguir.
O líder dos ludistas, 1812. https://pt.wikipedia.org
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre Revolução Industrial e Teoria da História, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
A democracia, que é uma forma encantadora de governo, é cheia de variedade e desordem, e dispensa igualmente uma espécie de igualdade para os iguais e para os desiguais.
Platão, Apologia de Sócrates. http://lebooks.com.br
A criação da democracia ocorreu em território grego, até então dividido em cidades-estados ou polis (cidades), dentre as quais destacaram-se Atenas, Esparta, Corinto, Mileto.
Sobre a Democracia Clássica (ou Antiga), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Foi desenvolvida na polis ateniense pelos legisladores Sólon e Dracon, consolidado por Clístenes ao derrotar o tirano Hípias, em cerca de 510 a.C.
( ) Encontrou solo fértil na polis espartana, onde maiores de idade, independente do sexo ou origem, tinham prerrogativas sociais de acordo com a classe em que estavam inseridos.
( ) A democracia ateniense foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade e do pensamento, sendo a chave para a substituição da visão mitológica pela filosofia.
( ) Como proteção à democracia, foi instituído o ostracismo, que consistia no banimento do cidadão que atentasse contra as decisões da polis.
( ) Demócrito foi o criador das ideias democráticas que se desenvolveram sobretudo nas cidades da Liga Demótica, composta por Esparta, Mileto e Abdera.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.