Analise as imagens a seguir.
Mão gravada na Caverna de Chauvet.
Padre Rufillus de Weissenau, Autorretrato iluminando a letra “R”.
Sofonisba Anguissola, Autorretrato segurando um medalhão.
Vincent van Gogh, Autorretrato no cavalete.
René Magritte, Meditações de um Viajante Solitário.
Scott Hutchison, Displaced.
A Arte é também um meio de registro e manifestação humana e, ao longo do tempo, apresenta a temática do autorretrato, desenvolvida em vários movimentos e períodos da história da Arte.
Com base na temática autorretrato, nas imagens e na história da Arte, considere as afirmativas a seguir.
I. Na Arte Moderna, os autorretratos mostram mais expressão, cor e movimento, rompendo com a figuração linear.
II. O autorretrato contemporâneo gera uma interpretação inovadora, estranhamento e despersonificação, uma releitura da sua imagem, utilizando-se da tecnologia.
III. O Renascimento traz a ideia de individualidade e a perfeição pictórica na representação, buscando os valores da arte clássica por meio de uma pintura mais real.
IV. O autorretrato medieval apresenta maturidade técnica, as bordas da figura são nítidas, apresentando valores como o realismo na perspectiva, no volume e nas formas.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
[...] a reprodução técnica pode colocar a cópia do original em situações inatingíveis para o próprio original. Ela pode, principalmente, aproximar do receptor a obra, seja sob a forma da fotografia, seja do disco. A catedral abandona seu lugar para instalar-se no estúdio de um amador; o coro, executado numa sala ou ao ar livre, pode ser ouvido num quarto.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.” In Magia e Técnica. Arte e Política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 182.
Com base nos conhecimentos sobre Walter Benjamin e a questão da reprodutibilidade técnica da arte, considere as afirmativas a seguir.
I. A reprodução técnica permite uma forma de apreciação que promove um novo encantamento do mundo.
II. A reprodutibilidade da produção artística garante a democratização e a emancipação da sociedade.
III. A reprodução técnica, com sua produção serial, gera empobrecimento da experiência perceptiva nas artes.
IV. A reprodutibilidade instaura um processo de declínio da aura, do singular e do caráter irrepetível da obra.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
O projeto artístico parQ, (ParQ: Parque da Cidade de Brasília como uma Obra de Arte (2011-2013), de Suzete Venturelli) suscitou reflexão sobre meio ambiente, além do desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral dos indivíduos nos parques das cidades, por meio da tecnologia [...] das redes sociais e da realidade aumentada. O projeto visa tornar os parques urbanos e nacionais mais inteligentes ao promover interação com seus usuários. Para tanto, foram instalados ciberobjetos de sinalização de rua, vinculando o software parQ, com a imagem de QRcode, que leva o usuário a conhecer o endereço do wikinoparque com o uso do celular. Contém ainda uma lixeira conectada à rede social, cuja função é verificar a educação ambiental dos usuários e permitir a sua avaliação e visualização, por meio de uma câmera nela instalada. Outro ciberobjeto é um banco balança que verifica a saúde dos atletas e envia a informação para a rede social e/ou celulares colaborando assim com dados relevantes relativos à saúde dos usuários do Parque da Cidade.
Adaptado de: OLIVEIRA, Andréia M.; PEREIRA, Bárbara M. Objetos interativos em arte e tecnologia. In.: VENTURELLI, S e ROCHA, C (Orgs.) Anais do 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília, Universidade de Brasília, 2016.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Arte Contemporânea, História da Arte e Arte e Tecnologia, assinale a alternativa correta.
Analise a imagem a seguir.
Johannes Gumpp. Autorretrato, c. 1646. Óleo sobre tela, 88,5 x 89 cm, Galeria Uffizi, Florença
Na prática do autorretrato, há uma fusão entre quem cria e o que é criado. Na pintura de Johannes Gumpp este jogo é apresentado a partir de um ponto de vista que deixa aparente parte do espaço de criação e a dupla condição do artista: criador e criatura.
Com base na obra Autorretrato de Johannes Gumpp e nos conhecimentos sobre pintura e História da Arte, assinale a alternativa correta
Analise as imagens a seguir.
cartaz Teatro de Ópera
pintura Judite e Holofernes
A Ópera e a pintura Judite e Holofernes são obras que pertencem ao período Barroco. Ópera é um gênero artístico teatral que combina música e canto, e a pintura é uma modalidade da linguagem visual.
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o Barroco, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as características deste período/movimento artístico.
Analise as imagens a seguir.
Djanira da Motta e Silva, Moça na janela, 1962 óleo sobre aglomerado, 60,2 x 80,4 cm
Denilson Baniwa, Curumim, guardador de memórias, 2018 acrílica sobre tecido, 160 x 200 cm
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre Arte Moderna e Contemporânea brasileira, considere as afirmativas a seguir.
I. Tendo em vista os gêneros pictóricos, as duas obras podem ser consideradas naturezas-mortas.
II. Djanira e Baniwa estruturam os planos pictóricos a partir dos mesmos princípios compositivos.
III. A pintura de Djanira e de Baniwa guardam semelhanças formais, porém discutem questões distintas.
IV. A prática pictórica atravessa toda a História da Arte, sendo um meio importante na atualidade.
Assinale a alternativa correta.