Leia o texto para responder à questão.
NFT X Sustentabilidade
Bens não fungíveis são aqueles cujo valor é variável e não é considerado fixo, como, por exemplo, obras de arte.
NFT (Non-Fungible Token ou Token Não Fungível) é uma espécie de “certificação digital” que usa a tecnologia de entrelaçamento pela criptografia blockchain como elemento validador para bens não fungíveis. Essa tecnologia visa definir a originalidade, a autenticidade e a exclusividade de um bem digital, tais como obras de arte e seus certificados, imagens, pinturas, músicas, vídeos, documentos em geral etc.
Apesar do avanço que essa tecnologia representa, em 2021, a Universidade de Cambridge (Inglaterra) publicou um artigo alertando que, em virtude da constante mineração de dados executada por vários computadores potentes conectados simultaneamente à internet, o consumo de energia provocado pelo blockchain, em 1 ano, pode ser até maior do que o consumo anual de um país como a Argentina (cerca de 120×109 kWh). Por exemplo, em apenas uma hora, a principal operadora de NFT/blockchain atualmente chega a consumir 50 kWh de energia por uma transação realizada. Além do mais, podem ocorrer milhares dessas transações por dia.
Para manter essas operações em funcionamento, geralmente os equipamentos são conectados em rede de energia que gera impacto ambiental. É o caso da produção de energia por hidrelétricas, cujo movimento das turbinas aquece a água, que é dissipada, parcialmente, por evaporação, mas também é devolvida para os rios. O ponto crucial é que a liberação dessas águas mais quentes pode acabar com a vida próxima, podendo provocar problemas na flora e na fauna ao redor desses rios.
De acordo com as informações apresentadas no texto, podemos afirmar corretamente que
A expressão “anos-luz” é utilizada em muitas representações artísticas, de tirinhas a quadros, de músicas a poemas entre outras. Entretanto, qual é, realmente, o valor aproximado de 1 ano-luz?
Adote: velocidade da luz c = 3,0x108 m/s e 1 ano = 3,2 x107s.
Podemos afirmar que a resposta correta a essa pergunta é, aproximadamente,
As notas musicais são uma convenção, tal como as conhecemos, atribuídas ao monge italiano Guido D’Arezzo (992 – 1050).
Antes de iniciar uma apresentação, uma orquestra precisa ter todos os instrumentos afinados em uma mesma nota. Quem comanda essa afinação é o spalla (ajudante do Maestro), geralmente o 1º violinista. Para isso, ele toca o seu instrumento na nota musical que “guia” a peça a ser apresentada.
Em uma certa apresentação, o spalla tocou, como nota de referência de afinação, a mais aguda dentre as que estão representadas no gráfico.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a nota tocada.
Apesar de escasso, o circo com tenda, picadeiro, arquibancada e diversos artistas existe até hoje em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
Um de seus espetáculos mais famosos é realizado por um malabarista andando por uma “corda bamba” (elástica) esticada sobre o picadeiro. Com o intuito de provocar comoção na plateia, ao chegar próximo ao ponto central da corda, o artista finge uma queda e cai sentado na corda, fazendo-a sofrer uma deflexão máxima em relação ao ponto de equilíbrio
Na cena descrita, após o artista simular a queda, no instante em que a corda atinge a deflexão máxima, podemos afirmar corretamente que
Apesar de a estreia, em 1877, do balé “O Lago dos Cisnes”, do compositor russo P. I. Tchaikovsky, ter sido um fracasso, hoje ele é um dos mais aclamados no mundo das artes.
No terceiro ato do balé, o(a) bailarino(a) que interpreta o Cisne Negro realiza uma sequência de 32 fouettés. Um fouetté é um movimento circular em torno do próprio corpo do(a) bailarino(a), que funciona como um eixo central. Nesse movimento giratório, considerado um dos mais difíceis do balé, o(a) bailarino(a) mantém o corpo ereto com apenas a ponta de um dos pés no piso. A cada volta, o calcanhar do pé, que está no chão, sobe e desce à medida que mantém a energia envolvida no sistema. Enquanto isso, o(a) bailarino(a) dobra e estica a outra perna, mantendo-a no ar sem tocar o piso.
Adotando-se um observador externo como referencial e baseando-se na descrição apresentada, é correto afirmar que uma das grandezas físicas observada para a manutenção desse movimento rotacional é
“A Matadeira” era o apelido dado, pelos sertanejos conselheiristas, ao canhão modelo Withworth 32 de fabricação inglesa e pertencente à Marinha do Brasil. Com cerca de 1,8 tonelada, era considerado impróprio para transporte em terrenos acidentados, como o local da batalha de Canudos, mas, mesmo com todas as dificuldades, foi utilizado pelo Exército Brasileiro à época. Seu tiro alcançava cerca de 3 800 m em aproximadamente 10 s, na posição de alcance máximo.
Nas mesmas condições de alcance máximo, suponha que a bala do canhão responsável pela queda do Forte de Antônio Conselheiro atingiu seu alvo em 0,5 s após o disparo.
Desprezando quaisquer forças dissipativas, podemos afirmar corretamente que, em relação ao Forte, “a Matadeira” estava posicionada a aproximadamente