Leia o texto para responder à questão.
Pintado com terra e cinzas das florestas, o professor e ativista indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, que atuava como guardião da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, agora tem a sua imagem gravada em um paredão, nos arredores da Catedral da Sé, na cidade de São Paulo.
A pintura foi uma iniciativa do ativista e grafiteiro Thiago Mundano para os 469 anos de São Paulo. Ele, junto com outros artistas, fez a releitura da obra Bananal, de Lasar Segall, trazendo o ativista indígena como protagonista da intervenção.
https://tinyurl.com/2s4f37v6%20Acesso%20em:%2025.08.2023.%20Adaptado.
As preposições assumem diferentes sentidos, dependendo do contexto em que são empregadas.
Isso pode ser observado nas expressões “com terra e cinzas”, “com outros artistas” e “em um paredão”, cujas preposições denotam, respectivamente,
Se a realidade virtual é entendida como a capacidade de criar ambientes que não existem na natureza, então ela foi uma criação do paleolítico, um exemplo são as pinturas rupestres. Entretanto, por volta de 3 500 a.C., surgiu a forma mais poderosa de realidade virtual: a escrita, que transformava o registro oral em algo concreto, capaz de durar para sempre.
Revista Super Interessante, edição 453, julho 2023, p.5. Adaptado
Ao considerar a frase destacada em negrito no texto, é correto afirmar que o conectivo lógico utilizado
Leia o trecho da canção O Pulso, composta por Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto.
O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica, câncer, pneumonia
Raiva, rubéola, tuberculose, anemia
[5] Rancor, cisticercose, caxumba, difteria
Encefalite, faringite, gripe, leucemia
O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia
[10] Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania
O corpo ainda é pouco
Sobre as doenças citadas no texto, é correto afirmar que
Leia o texto para responder à questão.
Se I fosse possível abstrair o sentido e pensar nas palavras como tijolos de uma construção, eu diria que esses tijolos representam um modo de organizar a matéria, e que II enquanto organização eles exercem papel ordenador sobre a nossa mente. Quer percebamos claramente ou não, o caráter de coisa organizada da obra literária torna-se um fator que III nos deixa mais capazes de ordenar a nossa própria mente e sentimentos; e, em consequência, mais capazes de organizar a visão que temos do mundo.
Por isso IV, um poema hermético, de entendimento difícil, sem nenhuma alusão tangível à realidade do espírito ou do mundo, pode funcionar neste sentido, pelo fato de ser um tipo de ordem, sugerindo um modelo de superação do caos. A produção literária tira as palavras do nada e as V dispõe como todo articulado. Este é o primeiro nível humanizador, ao contrário do que geralmente se VI pensa. A organização da palavra comunica-se ao nosso espírito e o VII leva, primeiro, a VIII se organizar; em seguida, a organizar o mundo. Isto ocorre desde as IX formas mais simples, como a quadrinha, o provérbio, a história de bichos, que sintetizam a experiência e a reduzem a sugestão, norma, conselho ou simples espetáculo mental.
Antonio Candido, Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, 179 p.
Entre os elementos destacados em negrito no texto, exercem a função de retomar uma informação anteriormente enunciada
Leia o texto para responder à questão.
Se I fosse possível abstrair o sentido e pensar nas palavras como tijolos de uma construção, eu diria que esses tijolos representam um modo de organizar a matéria, e que II enquanto organização eles exercem papel ordenador sobre a nossa mente. Quer percebamos claramente ou não, o caráter de coisa organizada da obra literária torna-se um fator que III nos deixa mais capazes de ordenar a nossa própria mente e sentimentos; e, em consequência, mais capazes de organizar a visão que temos do mundo.
Por isso IV, um poema hermético, de entendimento difícil, sem nenhuma alusão tangível à realidade do espírito ou do mundo, pode funcionar neste sentido, pelo fato de ser um tipo de ordem, sugerindo um modelo de superação do caos. A produção literária tira as palavras do nada e as V dispõe como todo articulado. Este é o primeiro nível humanizador, ao contrário do que geralmente se VI pensa. A organização da palavra comunica-se ao nosso espírito e o VII leva, primeiro, a VIII se organizar; em seguida, a organizar o mundo. Isto ocorre desde as IX formas mais simples, como a quadrinha, o provérbio, a história de bichos, que sintetizam a experiência e a reduzem a sugestão, norma, conselho ou simples espetáculo mental.
Antonio Candido, Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, 179 p.
Analisando a estrutura do texto, pode-se afirmar corretamente que há,
Leia o texto para responder à questão.
Se I fosse possível abstrair o sentido e pensar nas palavras como tijolos de uma construção, eu diria que esses tijolos representam um modo de organizar a matéria, e que II enquanto organização eles exercem papel ordenador sobre a nossa mente. Quer percebamos claramente ou não, o caráter de coisa organizada da obra literária torna-se um fator que III nos deixa mais capazes de ordenar a nossa própria mente e sentimentos; e, em consequência, mais capazes de organizar a visão que temos do mundo.
Por isso IV, um poema hermético, de entendimento difícil, sem nenhuma alusão tangível à realidade do espírito ou do mundo, pode funcionar neste sentido, pelo fato de ser um tipo de ordem, sugerindo um modelo de superação do caos. A produção literária tira as palavras do nada e as V dispõe como todo articulado. Este é o primeiro nível humanizador, ao contrário do que geralmente se VI pensa. A organização da palavra comunica-se ao nosso espírito e o VII leva, primeiro, a VIII se organizar; em seguida, a organizar o mundo. Isto ocorre desde as IX formas mais simples, como a quadrinha, o provérbio, a história de bichos, que sintetizam a experiência e a reduzem a sugestão, norma, conselho ou simples espetáculo mental.
Antonio Candido, Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, 179 p.
Com base nas informações apresentadas no texto, pode-se inferir corretamente que