Leia o texto de Carlos Drummond de Andrade.
Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.
ANDRADE, Carlos Drummond de. 100 poemas: Carlos Drummond de Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
I. O poeta não consegue transformar seus sentimentos em palavras.
II. A dificuldade de escrever o poema impede o poeta de pensar na poesia.
III. O poema ocupa “espaço” na vida e nos pensamentos do poeta.
IV. O poeta escreveu esse poema porque não tinha outras ideias para suas poesias.
Estão corretas apenas.
Leia o texto de Mário Quintana.
Poema Transitório
(...) é preciso partir
é preciso chegar
é preciso partir é preciso chegar...
Ah, como esta vida é
[urgente!
... no entanto
eu gostava mesmo era de partir...
e - até hoje - quando acaso embarco
para alguma parte
acomodo-me no meu lugar
fecho os olhos e sonho:
viajar, viajar
mas para parte nenhuma...
viajar indefinidamente...
como uma nave espacial perdida entre as estrelas.
QUINTANA, Mario. Poema transitório. In: QUINTANA, Mario. Baú de espantos. 5 ed. São Paulo: Globo, 1994. p. 83.
Com relação aos elementos coesivos referentes ao “espaço” no texto acima, assinale a alternativa correta.
Leia a tirinha de Armandinho e, na sequência, complete as lacunas com base nas alternativas dadas.
(Fonte: Alexandre Beck, https://www.facebook.com/tirasarmandinho/)
Na tira, Theo e Armandinho falam sobre a importância (ou não) do ecossistema __________________ e sobre as consequências da poluição _______________. Para falar do lugar, o autor usa o _________________ “onde” e os ______________________ “na água” e “aí”.
A alternativa que melhor completa as lacunas é
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) quanto às regras de ocorrência da crase, referentes à localização.
( ) O acento grave, indicativo de crase, é comumente utilizado diante da palavra “distância”, quando ela é determinada. Ex.: A loja está à distância de 2 Km do banco.
( ) Na sentença “Fui à casa de Maria”, ocorre o fenômeno da crase, porque o verbo “ir” rege a preposição “a” e “casa de Maria” é um lugar determinado, exigindo o artigo definido “a”.
( ) O uso do acento grave, indicativo da crase, é obrigatório diante de nomes de cidades, estados e países. Ex.: Fui à Roma.
A sequência correta é
Sacro lavoro
as mãos que escrevem isto
um dia iam ser de sacerdote
transformando o pão e o vinho forte
na carne e sangue de cristo
hoje transformam palavras
num misto entre o óbvio e o nunca visto
(Fonte: LEMINSKI, Paulo. Sacro Lavoro. In: LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.)
Sobre o poema, é correto afirmar que:
I. Além da relação temporal de passado e presente, pode-se dizer que o eu lírico menciona um espaço de trabalho permeado pela religiosidade e um espaço mediado pelo trabalho com a escrita.
II. A seleção do título sacro lavoro ou trabalho sagrado está relacionada tanto ao trabalho do sacerdote, no seu espaço religioso, quanto ao trabalho do poeta, em seu espaço, também sagrado, de construção de sentidos por meio da palavra.
III. Em relação à posição das rimas, na primeira estrofe, pode-se dizer que os quatro primeiros versos apresentam rimas intercaladas: o primeiro verso rima com o quarto, enquanto o segundo rima com o terceiro.
Está(ão) correta(s):