Os momentos revolucionários são mágicos, contagiantes e belos. O povo egípcio mereceu. Foram longos 18 dias de persistência que hipnotizaram o mundo. Nada o deteve: nem o longo tempo, nem a violência da repressão, nem as manobras do ditador. A Praça Tahir mudou o Egito, mas mudou também Washington. Agora, começa o perigoso momento seguinte.
Míriam Leitão. A praça venceu. In: O Globo, 12/2/2011, p. 34 (com adaptações).
Relativamente ao tema a que o texto se reporta e a contextos revolucionários ao longo da História, julgue o item.
As recentes manifestações em países do norte da África e do Oriente Médio encontram justificativa nas características comuns aos países onde ocorreram, tais como: insuficiente desempenho econômico, dependência da exportação de matérias-primas, desemprego da população mais jovem, contínua repressão política e falta de liberdade nas organizações sindicais e partidárias.
Texto I
[1] Não só os índios foram vítimas da política linguística
dos Estados lusitano e brasileiro. Os imigrantes — que
chegaram a partir de 1824 — e, principalmente, seus
[4] descendentes também sofreram com ela. O Estado Novo, de
Getúlio Vargas, por meio do chamado processo de
nacionalização do ensino, marcou o ponto alto da repressão a
[7] línguas de imigrantes — línguas alotóctones —, a qual teve
repercussão direta na região Sul do país, em virtude da
presença das comunidades alemã e italiana, que falavam sua
[10] língua materna.
Gilvan Müller de Oliveira. Brasileiro fala português: monolinguismo e preconceito linguístico. In: Revista Linguagem. Internet: (com adaptações).
Texto II
[1] A Declaração Universal da Diversidade Cultural,
recentemente assinada pelo Brasil, reconhece o povo brasileiro
como plural e diverso e, ainda, a pluralidade linguística. É essa
[4] visão acerca de questões linguísticas que está expressa na
Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, em tramitação
na Organização das Nações Unidas (ONU) e que havia
[7] orientado, em 2008, o Ano Internacional das Línguas, proposto
pela UNESCO, cuja ação pretendeu chamar a atenção dos
governos e das sociedades para os perigos do desaparecimento
[10] acelerado da riqueza linguística do mundo e para os direitos
linguísticos das comunidades constitutivas dos Estados
Nacionais.
Idem, ibidem.
Considerando os textos I e II, bem como as questões por eles suscitadas, julgue o item.
A diversidade do povo brasileiro está concretizada em manifestações culturais populares, como, por exemplo, no bumba meu boi, cujas personagens representam o negro, o índio e o branco.
Tendo como referência as figuras acima, que mostram dois instrumentos musicais egípcios, bem como o instrumental usado pelos grupos musicais brasileiros, julgue:
O instrumento darbuka assemelha-se ao atabaque utilizado nas cerimônias religiosas do candomblé, e o mijwiz, aos instrumentos de sopro da Banda de Pífanos de Caruaru.
A foto acima remete a graves problemas socioeconômicos e ambientais. Com relação a esses problemas e a seus desdobramentos, julgue:
A preservação das áreas indígenas demarcadas pela Constituição Federal de 1988 assegura a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros.
Um dos efeitos da supremacia incontestável, absorvente, do núcleo familiar — a esfera, por excelência dos chamados “contatos primários”, dos laços de sangue e de coração — está em que as relações que se criam na vida doméstica sempre forneceram o modelo obrigatório de qualquer comparação social entre nós. Isso ocorre mesmo onde as instituições democráticas, fundadas emprincípios neutros e abstratos, pretendem assentar a sociedade em normas antiparticularistas.
Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, Coleção documentos brasileiros, 1971 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o item subsequente.
O modelo familiar impulsiona a democracia, a ordem meritocrática e a universalização da justiça.
Um dos efeitos da supremacia incontestável, absorvente, do núcleo familiar — a esfera, por excelência dos chamados “contatos primários”, dos laços de sangue e de coração — está em que as relações que se criam na vida doméstica sempre forneceram o modelo obrigatório de qualquer comparação social entre nós. Isso ocorre mesmo onde as instituições democráticas, fundadas emprincípios neutros e abstratos, pretendem assentar a sociedade em normas antiparticularistas.
Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, Coleção documentos brasileiros, 1971 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o item subsequente.
A força dos laços familiares favorece o contato íntimo, a cultura da festa, a confraternização, o que estimula a dinâmica dos espaços públicos.