No que se refere a aspectos linguísticos verbais e não verbais pertinentes para o sentido das informações presentes nessa capa de revista, pode-se depreender que
Texto para a questão.
Salta à vista, na abordagem da ética e da
verdade do paciente, que se fica, mais uma vez, diante da
pergunta feita por Pôncio Pilatos a Jesus Cristo,
encarando, como estava, um homem pleno de sua
[5] verdade, portanto de uma determinada sorte de verdade;
Pilatos, pois, perguntou: “O que é a verdade?” E é
evidente que um e outro detinham e se cingiam a
verdades díspares.
É corrente a afirmação de que muitos
[10] pacientes não querem saber a verdade de sua doença,
quando grave, ou que procuram, de toda maneira,
enganar-se. Acredita-se que o médico não deva ser
cúmplice dessa tendência, salvo se a verdade proferida
dos fatos for mais deletéria do que a sua exclusão. (...)
[15] Ademais, a mentira piedosa, o engodo ou a não verdade
podem até redundar em escândalo, em atitudes ainda
mais dramáticas, ou se revestir de implicações de ordem
legal.
Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/biblioteca_virtual/des_etic/21.htm. Acesso em: 2 de agosto de 2017.
Com base no texto, sobre a relação médico e paciente, no que diz respeito à verdade sobre a enfermidade, pode-se constatar que
Texto para a questão.
Salta à vista, na abordagem da ética e da
verdade do paciente, que se fica, mais uma vez, diante da
pergunta feita por Pôncio Pilatos a Jesus Cristo,
encarando, como estava, um homem pleno de sua
[5] verdade, portanto de uma determinada sorte de verdade;
Pilatos, pois, perguntou: “O que é a verdade?” E é
evidente que um e outro detinham e se cingiam a
verdades díspares.
É corrente a afirmação de que muitos
[10] pacientes não querem saber a verdade de sua doença,
quando grave, ou que procuram, de toda maneira,
enganar-se. Acredita-se que o médico não deva ser
cúmplice dessa tendência, salvo se a verdade proferida
dos fatos for mais deletéria do que a sua exclusão. (...)
[15] Ademais, a mentira piedosa, o engodo ou a não verdade
podem até redundar em escândalo, em atitudes ainda
mais dramáticas, ou se revestir de implicações de ordem
legal.
Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/biblioteca_virtual/des_etic/21.htm. Acesso em: 2 de agosto de 2017.
Sobre os aspectos semânticos e linguísticos do texto, é correto afirmar que
Texto para a questão.
Salta à vista, na abordagem da ética e da
verdade do paciente, que se fica, mais uma vez, diante da
pergunta feita por Pôncio Pilatos a Jesus Cristo,
encarando, como estava, um homem pleno de sua
[5] verdade, portanto de uma determinada sorte de verdade;
Pilatos, pois, perguntou: “O que é a verdade?” E é
evidente que um e outro detinham e se cingiam a
verdades díspares.
É corrente a afirmação de que muitos
[10] pacientes não querem saber a verdade de sua doença,
quando grave, ou que procuram, de toda maneira,
enganar-se. Acredita-se que o médico não deva ser
cúmplice dessa tendência, salvo se a verdade proferida
dos fatos for mais deletéria do que a sua exclusão. (...)
[15] Ademais, a mentira piedosa, o engodo ou a não verdade
podem até redundar em escândalo, em atitudes ainda
mais dramáticas, ou se revestir de implicações de ordem
legal.
Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/biblioteca_virtual/des_etic/21.htm. Acesso em: 2 de agosto de 2017.
Observe o seguinte fragmento do texto:
“É corrente a afirmação de que muitos pacientes não querem saber a verdade de sua doença, quando grave, ou que procuram, de toda maneira, enganar-se.” (Ls. 09 a 12)
Esse período foi reescrito, com a manutenção de seu sentido original e com total respeito à norma-padrão da Língua Portuguesa em
Hipócrates nasceu no ano de 460 a.C., na Ilha de Cós, na costa da Ásia Menor. Foi um médico grego, sábio e ético. Foi considerado o pai da Medicina, o mais célebre médico da Antiguidade e o iniciador da observação clínica. Era filho de Heráclides e Fenareta, descendentes de Asclépio, deus grego da Medicina, por parte de pai, e de Hércules, por parte de mãe.
Muito tempo depois, viajou por diversas cidades gregas para aprender Retórica e Filosofia. Passados alguns anos, voltou a sua cidade para ensinar e praticar a Medicina no Templo de Esculápio, uma escola. Viveu 83 anos. O Pai da Medicina foi sepultado em Larrisa, na Tessália.
Disponível em: https://www.ebiografia.com/hipocrates/. Acesso em: 30 de agosto de 2017. (Adaptado)
Analisando o aspecto textual, pode-se depreender que esse gênero textual apresenta predominantemente natureza
O fragmento, adaptado do artigo “Microcefalia e pesquisa básica”, da cientista Suzana Herculano-Houze, cuja redação obedece inteiramente à norma-padrão da Língua Portuguesa, é: