Apesar de a estreia, em 1877, do balé “O Lago dos Cisnes”, do compositor russo P. I. Tchaikovsky, ter sido um fracasso, hoje ele é um dos mais aclamados no mundo das artes.
No terceiro ato do balé, o(a) bailarino(a) que interpreta o Cisne Negro realiza uma sequência de 32 fouettés. Um fouetté é um movimento circular em torno do próprio corpo do(a) bailarino(a), que funciona como um eixo central. Nesse movimento giratório, considerado um dos mais difíceis do balé, o(a) bailarino(a) mantém o corpo ereto com apenas a ponta de um dos pés no piso. A cada volta, o calcanhar do pé, que está no chão, sobe e desce à medida que mantém a energia envolvida no sistema. Enquanto isso, o(a) bailarino(a) dobra e estica a outra perna, mantendo-a no ar sem tocar o piso.
Adotando-se um observador externo como referencial e baseando-se na descrição apresentada, é correto afirmar que uma das grandezas físicas observada para a manutenção desse movimento rotacional é