Foi na segunda metade do século XIX, especialmente depois da proibição do tráfico, em 1850, que o debate sobre a abolição da escravidão se intensificou no Brasil. [...] A movimentação dos escravos teve repercussão política e influenciou decisivamente o processo da abolição. [...] Diante desse quadro de tensões crescentes, a princesa regente promulgou a Lei de 13 de Maio de 1888, que extinguiu em definitivo a escravidão no Brasil. Com dois artigos apenas, a lei colocava fim a uma instituição de mais de três séculos. Por ela os senhores não seriam indenizados, nem se cogitou qualquer forma de reparação aos ex-escravos. Entretanto, a escravidão foi extinta no auge de um movimento popular de grandes proporções.
ALBUQUERQUE, WLAMYRA R. e FILHO, Walter F. Uma história do negro no Brasil. Salvador, Brasília: Centro de Estudos Afro-Orientais, Fundação Cultural Palmares, 2006, p. 194. Adaptado
Sobre o protagonismo dos negros no processo de abolição da escravidão e a figura da princesa Isabel na memória deste período, leia as afirmativas abaixo:
I. Os escravizados tomaram iniciativas que aceleraram o fim da escravidão, como as fugas, a formação de quilombos e a rebeldia cotidiana.
II. A partir da década de 1980, os movimentos sociais negros passaram a questionar a versão oficial da Abolição que exaltava muito mais a bondade e a caridade da princesa Isabel do que a luta dos escravizados para conquistar a liberdade.
III. Com o objetivo de resgatar o espírito de luta e enaltecer a resistência, as organizações negras passaram a exaltar o 13 de maio, pois a data era importante para irmandades religiosas, cultos afrobrasileiros e comunidades quilombolas, dentre outros grupos.
IV. Depois do centenário da Abolição, diversos grupos do movimento negro passaram a incorporar o 13 de maio ao calendário das discussões sobre racismo no Brasil e o 20 de Novembro, data da morte de Zumbi de Palmares, foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.
Está CORRETO o que se afirma em: