Questão
230264
UESB Caderno 2 2016
Dificuldade
Médio
A malandragem dominou a música popular até os anos trinta [século XX], projetando a imagem negativa do trabalho. A negação radical dos valores do trabalho fez com que, na música popular, o operário fosse ofuscado pelo malandro (o marginal, o vadio, o impostor). Até os anos trinta, a malandragem constituiu o tema predileto do compositor popular urbano, adquirindo, ao mesmo tempo, a forma de um código poético e de regra de vida. A própria figura do compositor se justapõe e se confunde com a do malandro; samba e malandragem se tornam sinônimos na medida em que o compositor se aproxima da malandragem como recurso temático e ainda pelo seu próprio modo boêmio de viver.
(NADAI; NEVES, 1993, p. 231).
O texto relaciona a malandragem à
Na Estuda.com você tem:
+180 mil Questões
+300 temas de Redações
+1.100 Vídeoaulas
Estatísticas Inteligentes
Conheça a plataforma gratuitamente, antes de assinar um plano.