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TEXTO-IMAGEM
Como principais características desse período têm-se a troca de informações e serviços e a imposição da mentalidade relativista. Este movimento é também uma expressão utilizada para designar as mudanças que a ciência, as artes e a sociedade sofreram dos anos 50 até os dias atuais.
O texto e a imagem acima descrevem o movimento literário brasileiro:
TEXTO-IMAGEM
Como principais características desse período têm-se a troca de informações e serviços e a imposição da mentalidade relativista. Este movimento é também uma expressão utilizada para designar as mudanças que a ciência, as artes e a sociedade sofreram dos anos 50 até os dias atuais.
A partir da observação e leitura da imagem acima, é possível afirmar que o movimento pós-modernista:
Leia o trecho abaixo:
“Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati, pra cortar a friagem. Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se de seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar de que guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor…”
Fonte: https://literaturaemcontagotas.wordpress.com/tag/trechos-de-o-cortico/
O trecho acima compõe a obra literária O Cortiço escrita por:
Leia o trecho abaixo:
“Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati, pra cortar a friagem. Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se de seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar de que guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor…”
Fonte: https://literaturaemcontagotas.wordpress.com/tag/trechos-de-o-cortico/
O Cortiço foi escrito durante o movimento literário Naturalismo. São características desse período.
Leia o trecho abaixo:
“Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati, pra cortar a friagem. Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se de seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar de que guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor…”
Fonte: https://literaturaemcontagotas.wordpress.com/tag/trechos-de-o-cortico/
No trecho “Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida.”, os termos destacados referem-se a(o), respectivamente
Em plena celebração do 50º aniversário de Mafalda, Quino lamenta que, hoje em dia, haja mais gente pobre do que quando sua personagem nasceu, ou que aconteçam coisas "tão preocupantes" como as "bárbaras decapitações do Estado Islâmico".
Aos 82 anos, as preocupações de Quino continuam sendo as mesmas de quando criou a personagem, ingênua e esperta, em 1964.
"As ideias que a Mafalda propaga são as minhas, e eu não sou um homem feliz a essa altura, vendo tudo que acontece no mundo. Estou bastante amargurado e transmiti a minha personagem as amarguras que eu sinto", explicou o cartunista.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1525681-mafalda-esta-cada-dia-mais-atual-lamenta-quino-nos-50-anos-da-tirinha.shtm
Após leitura detalhada do texto, pode-se inferir que: