Questões de Biologia - Biologia Celular (Citologia) - Núcleo celular
978 Questões
Questão 38 14554893
Unioeste Tarde 2025Sobre a importância do exame do cariótipo, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 43 14433247
ACAFE Verão 2025Quando analisadas, as gestações no Brasil, cerca de 3 a 5%, podem apresentar anomalias congênitas ou doenças genéticas. O exame conhecido como cariótipo é capaz de detectar mudanças numéricas e/ou estruturais por meio da fase do ciclo celular, onde os cromossomos atingem seu maior grau de compactação. Usando técnicas como exames de screening, é possível perceber possíveis riscos ou suspeitas de síndromes genéticas, tornando o exame de cariótipo no pré-natal, indispensável para o diagnóstico dos nascituros.
A fase do ciclo celular, em que o exame de cariótipo possibilita uma maior nitidez na visualização dos cromossomos, é conhecida como:
Questão 54 14417037
USS (Univassouras) Medicina 2025A síndrome de Down é o distúrbio genético cromossômico mais comum e, geralmente, pode ser diagnosticada ainda durante a gravidez, ao nascimento ou logo após, pois suas características produzem um fenótipo específico.
Essa síndrome é um exemplo de:
Questão 37 14416569
USS (Univassouras) Medicina 2025Durante a gametogênese masculina, pesquisadores identificaram um erro na separação dos cromossomos, resultando na não disjunção do cromossomo X e, consequentemente, na geração de espermatozoides defeituosos.
Nesse caso, conclui-se que esse erro ocorreu durante a fase do ciclo celular denominada:
Questão 47 14406114
UFRGS 2º dia 2025Ao examinar uma célula no microscópio óptico, um pesquisador fez as seguintes observações.
– A célula apresenta membrana celular e núcleo;
– Foi possível observar a presença de um vacúolo;
– A parede celular está presente.
De acordo com as observações, é correto afirmar que se trata de
Questão 56 14327202
UEL 1° Dia 2025Leia o texto a seguir.
[...] as células humanas normais quer em cultura ou no corpo humano não podem crescer indefinidamente como acontece com células cancerosas. Elas se dividem somente um número finito de vezes, depois param de crescer e começam a morrer. [...].
SKLOOT, Rebecca. A vida imortal de Henrietta Lacks. Trad. Ivo Korytowski. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 273-5.
O texto é um trecho do livro que conta a história de Henrietta Lacks, mulher negra que recebeu diagnóstico de câncer de útero em 1950. Ao passar por exames médicos, uma amostra de células de tumor foi coletada sem seu consentimento e estas células passaram a ser cultivadas em laboratório, dando origem à linhagem celular HeLa (referente ao seu nome). Em meios de cultura, as células HeLa multiplicam-se sem parar e têm sido utilizadas em laboratórios do mundo inteiro até os dias atuais.
Com base nos conhecimentos sobre o ciclo celular, assinale a alternativa correta.
Pastas
06