Questões de Geografia - Geral - Meio Ambiente - Impactos Ambientais
836 Questões
Questão 9 14583201
Unioeste 2° Etapa Tarde 2025Um dos destaques do Relatório Mundial das Cidades [em 2022], lançado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, é a desaceleração na velocidade da urbanização mundial, o que seria decorrente da migração em grande escala das principais cidades para o campo ou para pequenas cidades durante a pandemia de COVID-19. Ainda assim, estima-se que a população urbana mundial passe de 56% em 2021 para 68% em 2050. A Diretora Executiva do ONU-Habitat ressalta a positividade da reação à COVID-19 e à crise climática que nos mostrou que antes de 2020, nosso modelo de desenvolvimento urbano era, em muitos sentidos, insustentável e que novas práticas devem ser adotadas.
Fonte: NAÇÕES UNIDAS. ONU-Habitat: população mundial será 68% urbana até 2050. Notícias. Site: brasil.un.org. 2022. Acesso em: 21/08/2024.
Considerando esse texto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 24 14417707
ETEC 2025/1Leia o texto para responder à questão.
Conhecida como a Cidade da Primavera Eterna, Medellín costuma atrair turistas por todo o ano, mas o aumento da urbanização expôs a cidade ao efeito de Ilha de Calor das áreas urbanas, que causa a absorção e a retenção do calor pelas ruas e construções da cidade.
Em 2016, Medellín deu início ao seu programa de “corredores verdes” devido às preocupações com a poluição do ar e o aumento do calor. Os corredores verdes mostraram-se claramente eficientes para reverter este impacto. A temperatura caiu em 2 °C por toda a cidade, segundo dados da prefeitura local.
https://tinyurl.com/bdeprd3t Acesso em: 07.09.2024. Adaptado.
Os corredores verdes, abordados no texto, contribuem para a mudança no microclima de Medellín porque as árvores
Questão 28 14612901
Campo Real Medicina 2024/2Os recursos naturais são de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades, mas podem esgotar-se caso não sejam utilizados corretamente.
Sobre os recursos naturais, assinale a alternativa correta.
Questão 37 14594944
ETEC 2024/2Estudo publicado pela revista Seismological Research Letters identificou 730 locais, onde a atividade humana causou terremotos nos últimos 150 anos. E, embora saibamos há muito tempo que as ações humanas podem influenciar atividades sísmicas, pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que essas ações induzem terremotos com magnitudes elevadas.
Além disso, o número de terremotos está claramente aumentando em algumas regiões do mundo.
Assim como os terremotos causados pela natureza, os induzidos pelo homem têm potencial para serem perigosos e até mesmo mortais.
Os efeitos dos terremotos induzidos pelo ser humano podem ser semelhantes aos provindos da natureza, mas, com frequência, são vistos em regiões com pouca ou nenhuma atividade sísmica anterior.
A maioria dos terremotos naturais ocorre ao longo de falhas geológicas, encontradas quase sempre (mas não só) onde diferentes placas tectônicas se tocam. No entanto, terremotos causados pela atividade humana podem acontecer longe das extremidades das placas tectônicas.
http://tinyurl.com/2zcbm497 Acesso em: 17.01.2024. Adaptado.
Com base no texto, é correto afirmar que os terremotos
Questão 37 14500250
UPE 1ª Fase 1º Dia SSA 2024Observe a fotografia a seguir.
Mulheres buscam roupas usadas em meio a descarte no deserto do Atacama, em Alto Hospicio — Foto: Martin Bernetti/AFP Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/moda-e-beleza/noticia/2022/01/28/lixo-do-mundo-o-gigantesco-cemiterio-de roupa-usada-no-deserto-do-atacama.ghtml. Acesso em 14 de junho de 2023.
Sobre a problemática apresentada na fotografia, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 114 14045811
UnB Conhecimentos Gerais 2024/2Internet: misteriosdouniverso.net.
Um artigo publicado recentemente pela revista Science revelou que a empresa estadunidense ExxonMobil, uma das maiores produtoras de petróleo dos Estados Unidos, sabia, desde 1977, do aquecimento global de origem antrópica, mas seu posicionamento sempre foi considerá-lo uma especulação, assim como as mudanças climáticas.
Conforme o artigo, os estudos realizados pela ExxonMobil eram tão bons quanto os de origem acadêmica e eles utilizavam até modelos computacionais para prever as consequências de tais problemas.
“Eles foram precisos ao indicar quando o aquecimento global causado pelo homem seria detectado e quando se tornaria mais evidente a ponto de suscitar preocupações na sociedade. Enquanto cientistas e acadêmicos comunicavam o que sabiam ao público, a empresa trabalhava para negar, em suas atividades de relações públicas, o aquecimento, ou seja, ela sabia de tudo e passou décadas negando”, diz o professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes e também do Instituto de Energia e Ambiente da USP.
Internet: jornal.usp.br (com adaptações).
Tendo como base o texto e as figuras I e II precedentes e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, faça o que se pede no seguinte item, que é do tipo C.
Considerando as informações do texto e as figuras I e II, assinale a opção correta.
Pastas
06