Questões de Geografia - Geral - Economia
2.479 Questões
Questão 50 15242103
ENEM 1° Dia (Verde) 2025Por séculos, o Rio Reno tem sido uma rota de navegação confiável, ajudando a criar gigantes fabris ao longo de suas margens. No entanto, esses dias parecem estar no fim, pois o nível da água tem diminuído regularmente, o que impede a navegação fluvial do final do verão até o outono. Isso mostra como a crise climática atinge as economias dos países ricos.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 10 ago. 2023 (adaptado).
Qual é o efeito econômico do problema ambiental apresentado no texto?
Questão 33 15227255
UNIFOR Demais Cursos 2025/2Em 2025, os Estados Unidos anunciaram uma nova rodada de aumentos tarifários sobre produtos importados, retomando práticas de protecionismo econômico já vistas em momentos anteriores, como no primeiro o governo de Donald Trump (2017–2021). As novas tarifas atingiram especialmente bens provenientes da China e da União Europeia (e outros países).
Sobre o impacto dessas políticas e o contexto do protecionismo comercial norte-americano, assinale a alternativa correta.
Questão 61 15052930
FCMS/JF Medicina 2025/2A agressão russa contra a Ucrânia está prestes a completar três anos, a guerra de Israel contra o Hamas e o Hezbollah segue em curso, o Sudão vive uma guerra civil com catástrofe humanitária, e a Síria ainda vive incertezas quanto ao seu futuro. Mas, para o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, há locais do globo mais merecedores de sua atenção: a Groenlândia e o Panamá.
Disponível em:https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/donald-trump-groenlandia-panama/?ref=veja-tambem.
O presidente Donald Trump destaca esses dois locais porque
Questão 50 15048896
UFG Vespertino 2025/2O atual governo dos Estados Unidos tem suscitado discussões acerca da retomada do controle do Canal do Panamá. A despeito de terem concluído a construção dessa fenomenal obra de engenharia em 1914 (iniciada pelos franceses em 1880), os EUA só devolveram o seu controle ao governo panamenho no ano de 1999.
O interesse estadunidense está associado à importância geoestratégica desse canal, pois ele
Questão 17 15036832
UNIPAM 2025Texto 1: “A incorporação dos cinco novos membros do BRICS significa uma verdadeira “explosão sistêmica” da ordem internacional construída e controlada pelos europeus e seus descendentes diretos há pelos menos três séculos. Mas seus efeitos e consequências mais importantes não serão imediatos, e irão se manifestando na forma de ondas sucessivas, e cada vez mais fortes. Exatamente porque o BRICS não é uma organização militar do tipo OTAN, nem é uma organização econômica do tipo União Europeia”.
(FIORI, J. L. Novo BRICS explode ordem internacional. Disponível em https://www.ihu.unisinos.br/categorias/631815-novo-brics-explode-ordem internacional-entrevista-com-jose-luis-fiori).
Texto 2: “Os BRICS vêm discutindo há algum tempo a possibilidade de construir arranjos alternativos ao dólar norte-americano e ao sistema de pagamentos ocidentais. A atual ordem – mais correto seria dizer desordem – monetária e financeira internacional, dominada pelos Estados Unidos e seus aliados, se mostra crescentemente disfuncional e insegura. O sistema foi transformado em arma geopolítica para aplicação de sanções, punições e confiscos”.
(BATISTA JÚNIOR, P. N. Como os Brics podem desafiar o dólar. Disponível em https://outraspalavras.net/eurocentrismoemxeque/como-osbrics-podem-desafiar-o-dolar/).
A ampliação do BRICS, agora chamado de BRICS Plus ou BRICS+, com a entrada de cinco novos membros, a partir de 1º de janeiro de 2024, significou uma convergência geopolítica e econômica entre países fora das potências tradicionais que integram o G-7. Sobre o Novo BRICS e os impactos geopolíticos dessa expansão para o cenário global, julgue os itens a seguir.
I – Entre os novos membros do BRICS, aprovados na Cúpula de Joanesburgo em 2023, está a Nigéria, país emergente africano.
II – O BRICS+ criou um sistema alternativo de segurança coletiva, o qual irá rivalizar diretamente com a OTAN em termos geopolíticos e militares.
III – A incorporação dos novos membros ao BRICS objetiva aumentar a interdependência econômica entre as nações do Sul Global, reduzindo a dependência de mercados e dos sistemas financeiros ocidentais.
IV – Os integrantes do BRICS defendem uma reforma da governança global, especialmente em relação ao Conselho de Segurança da ONU, a promoção do multilateralismo, a cooperação e o respeito à soberania de cada país.
V – A cúpula dos países-membros do BRICS+ e outros países convidados reuniram-se, em outubro de 2024, em Kazan, na Rússia, e deliberaram que, a partir de 2025, o Yuan chinês será, para transações comerciais entre seus membros, a moeda alternativa ao dólar.
É CORRETO o que se afirma em
Questão 25 15035342
UNITINS Prova 2 2025/2Acredito que todos nós concordamos de modo aceitável que a reprodução da vida cotidiana depende das mercadorias produzidas mediante o sistema de circulação de capital, que tem a busca do lucro como seu objetivo direto e socialmente aceito. Podemos considerar a circulação do capital um processo contínuo, no qual se usa moeda para adquirir mercadorias (força de trabalho e meios de produção, como matérias-primas, maquinário, insumos de energia, etc.), com o objetivo de combiná-los na produção e na fabricação de uma nova mercadoria, que pode ser vendida pela moeda gasta inicialmente mais o lucro.
HAVERY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005. p. 129.
Sobre o desenvolvimento do capitalismo e o processo de globalização, pode-se afirmar que
06


