Questões de Geografia - Brasil - Economia
2.834 Questões
Questão 20 14659727
UECE Específicas 2ª Fase 2° Dia 2025/2A geografia histórica da formação territorial do Brasil, desde o período colonial, revela que diversos ciclos econômicos estiveram associados à inserção do Brasil no âmbito da divisão internacional do trabalho. Esses ciclos estão atrelados à fundação de cidades, a lógicas de produção e de circulação de mercadorias e excedentes, de povoamento e aos arranjos econômicos, políticos e espaciais específicos em cada período, incluindo resistências, conflitos e revoltas sociais.
Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o ciclo econômico que diz respeito à constituição das bases do processo de industrialização brasileira.
Questão 77 14645610
UECE 1ª Fase 2025/2A Questão da Terra no Brasil significa o combate à pobreza no campo; a diminuição das migrações das zonas rurais para os centros urbanos, evitando assim o “inchaço” populacional e a criação de favelas ou áreas de ocupação irregular nas cidades; a fixação dos pequenos agricultores no meio rural com a manutenção de suas subsistências por meio de políticas públicas e o incentivo à agricultura familiar, responsável pela renda da maioria das famílias campesinas no país. Contudo, existem atualmente muitas famílias pobres no campo sem acesso à terra e pequenos agricultores sem acesso à assistência técnica e ao crédito. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em 2024, eram 71 mil famílias acampadas na busca de assentamentos e, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), existem cerca de 50 mil famílias no país aguardando a inclusão no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Partindo do exposto sobre a questão da terra no Brasil, assinale a afirmação correta.
Questão 34 14645183
UECE 1ª Fase 2025/2“Maior economia do Nordeste, Fortaleza é também o maior paraíso nordestino para quem aprecia shopping centers. A cidade cearense possui 13 shoppings e lidera o ranking regional do setor, conforme aponta o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024/2025, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Considerando o total de 22 empreendimentos do Ceará contabilizados pelo Censo, Fortaleza concentra mais da metade. Em segundo lugar no ranking do Nordeste, está Salvador, com 11 centros comerciais. A terceira posição pertence a João Pessoa, com 7 shoppings. Com mais de 400 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), ou seja, espaços destinados a lojas, restaurantes e demais operações comerciais, Fortaleza possui o equivalente a 60 campos de futebol em shoppings”.
XIMENES, Vitor. Fortaleza é a cidade do Nordeste com mais shopping centers. Diário do Nordeste, 19 fev. 2025.
( ) Com base na passagem anterior, assinale V ou F nas sentenças a seguir.
( ) A difusão de shopping centers no território brasileiro revela a inserção do país na sociedade de consumo, ampliando o alcance da lógica da globalização nos mais diversos espaços geográficos.
( ) Os shopping centers são espaços democráticos e públicos que tornam a vida urbana mais agradável e segura, e todos têm acesso ao consumo dos mais diversos produtos, das mercadorias e dos serviços, independentemente de classe social e de renda.
( ) A lógica da sociedade de consumo se materializa na expansão de novos espaços comerciais, como os shopping centers, aumentando as clivagens sociais e produzindo efeitos perversos na vida urbana, como a reprodução das desigualdades urbanas.
( ) Os shopping centers retratam a descentralização de atividades econômicas, de comércio e de serviços, modificando a estrutura espacial da cidade e tornando mais complexo o espaço urbano em termos de atividades terciárias, do trabalho e do consumo.
Está correta, de cima para baixo, a sequência
Questão 7 14583171
Unioeste 2° Etapa Tarde 2025Maior projeto do País, Nova Ferroeste ligará MS a 2º maior porto brasileiro
Obras do Governo do Paraná devem começar até 2025; serão 1,5 mil quilômetros e investimento de R$ 35,8 bilhões.
Projeto estimado em R$ 35,8 bilhões prevê ligar o porto de Paranaguá (PR) a cidades do interior do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, por meio de ferrovias. A Nova Ferroeste é avaliada como o maior projeto de infraestrutura de transportes em andamento no País e nasce a partir de um trecho já existente de 248 quilômetros, entre os municípios de Cascavel (PR) e Guarapuava (PR).
Paranaguá dá acesso ao Oceano Atlântico e contempla o segundo maior porto do Brasil, atrás apenas de Santos (SP). Serão construídas ferrovias em 1.319 quilômetros de extensão. O porto de Paranaguá é um dos responsáveis por boa parte das movimentações do Comércio Internacional e engloba 13 setores de atividade econômica, sendo que cinco têm maior destaque: agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica.
Por meio de Foz do Iguaçu, o trajeto ligaria também o nordeste da Argentina e o leste do Paraguai, por meio de Ciudad del Este, segunda maior cidade paraguaia.
O traçado da Nova Ferroeste prevê que seus trilhos cortem 66 municípios dos três estados. O traçado principal deve iniciar em Paranaguá e seguiria até Cascavel. A partir desse ponto, porém, estão previstas três ramificações. A primeira iria até Chapecó (SC), a segunda até Foz do Iguaçu (PR) e a terceira até Dourados e Maracaju (ambas no MS).
Fonte: https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/ maior-projeto-do-pais-nova-ferroeste-ligara-ms-a-2o-maior--porto-brasileiro. Publicado em 04 de maio de 2023.
A partir das informações do texto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 1 14583126
Unioeste 2° Etapa Tarde 2025Os mapas retratam a produção oriunda de Extração Vegetal e da Silvicultura no Brasil no ano de 2022.
Sobre Extração Vegetal e Silvicultura, assinale a Alternativa CORRETA.
Questão 24 14562288
UEA-Específico Humanas 2025A lógica aplicada para o fornecimento de energia elétrica em outras regiões do Brasil é inadequada para a Amazônia. As matrizes energéticas ambientalmente corretas devem ser as principais alternativas de geração de energia elétrica para comunidades e regiões excluídas eletricamente no Amazo nas, sejam pelas dificuldades físicas ou geográficas. As energias renováveis podem contribuir para sanar o apagão histórico vivenciado por populações tradicionais em pleno século XXI; na região amazônica, há o predomínio da matriz energética baseada no diesel.
(www.wwf.org.br, 20.03.2024. Adaptado.)
Com base no excerto, uma opção para sanar as dificuldades na geração de energia elétrica e também atender aos interesses ambientais na Amazônia brasileira é
Pastas
06