Questões de Arte - História da Arte - Movimentos Artísticos - Tendências da arte contemporânea
103 Questões
Questão 3 15172352
Unichristus 2025/2
Disponível em: https://photoarts.com.br. Acesso em: 15 mar. 2025.
A imagem apresentada indica um(a)
Questão 60 14472562
UNESP Conhecimentos Gerais 2025/1O que chamamos arte não mais nos demanda contemplação, mas sim reflexão sobre o sentido da palavra “arte”. Ou seja, o valor “arte” deserta o objeto para se ancorar no discurso de um indivíduo que se declara artista e que declara algo, uma ação, uma instrução, um ritual — não importa — como “arte”. Nesse momento, importam menos as qualidades intrínsecas (linhas, planos, luminosidade, textura etc.) desse objeto do que reconstituir um questionamento que nos convida à reflexão. [...] o artista não pode mais ser reconheci do por suas habilidades técnicas, mas sim porque se instala no centro de uma rede de discursos, ele mesmo assumindo o discurso sobre sua obra/fazer.
(Luzia Gontijo Rodrigues. “A arte para além da estética: arte contemporânea e o discurso dos artistas”. Artefilosofia, 2008.)
Considerando o objeto referido no excerto, a mudança na concepção de arte, mencionada pela autora, corresponde
Questão 43 14327105
UEL 1° Dia 2025Leia o texto a seguir e responda à questão abaixo.
As esculturas de Carlos Fajardo são armadilhas de captura do olhar. A tendência do olhar é o escorrer contínuo pelo espaço, rebatendo no corpo das coisas, enleando-se ou correndo rápido pelos seus contornos, deslizando nos limites torneados da topografia do mundo. Mais etéreo dos sentidos, o olhar se propaga atravessando transparências e só se estanca quando confrontado com o opaco. Pode então recuar, optar por outra direção ou aproveitar sua natureza líquida e escorrer pelas fendas e limites até atingir a luz. Mas as esculturas de Fajardo funcionam como corpos traiçoeiros que enredam o olhar em suas superfícies, injetam-lhe gravidade, obrigando-o a pousar e despender tempo numa paciente e problemática perscrutação. Na poética de Carlos Fajardo confluem três lógicas: a da ocupação do espaço, a da superfície e a do gesto formalizador. Elas concorrem entre si para o assalto ao olho do espectador. (...) A lógica de inserção de seus trabalhos dentro do espaço, seja ele um ambiente arquitetônico, seja uma paisagem, é pensada rigorosamente com o propósito de destruir logo de saída qualquer pretensão apriorística do olho, acostumado a querer controlar tudo desde sua cômoda posição a cavaleiro.
FARIAS, Agnaldo. Fajardo, Carlos Fajardo. Bienal de Veneza. Veneza, Exposição Internacional de Arte, 1993, p.45. www.escritoriodearte.com.

A obra Cubo, de Carlos Fajardo, localizada na Universidade Estadual de Londrina, é uma escultura feita de tijolos encaixados, com uma abertura vertical que transpassa o interior do cubo nas quatro faces laterais
Com base no texto, na obra Cubo e nos conhecimentos sobre Arte Contemporânea e suas características, assinale a alternativa correta.
Questão 21 14255304
UNICENTRO Vestibular 2025Leia o texto e analise a imagem a seguir.
A artista toma como ponto de partida o desabamento de um hotel no centro do Rio de Janeiro, em 2002, e o mistério romântico idealizado sobre dois hóspedes, um possível casal de amantes, que mesmo avisados do eminente colapso do edifício teriam escolhido permanecer no quarto.
(Adaptado de: https://www.inhotim.org.br/item-do-acervo/linda-do-rosario. Acesso em: 20 ago. 2024.)

(Adriana Varejão, Linda do Rosário, 2004, óleo sobre alumínio e poliuretano, 195 cm x 800 cm x 25 cm, foto Eduardo Eckenfels.)
Sobre a escultura contemporânea Linda do Rosário, da artista brasileira Adriana Varejão, considere as afirmativas a seguir.
I. Linda do Rosário segue o princípio clássico da simetria.
II. Em Linda do Rosário, a forma é abstraída de modo caricato.
III. Em Linda do Rosário, a arquitetura se associa ao corpo.
IV. Em Linda do Rosário, há o resgate de um acontecimento.
Assinale a alternativa correta.
Questão 59 14764817
ESPM 2024/2O manifesto surrealista foi publicado em 1924 e trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte.
Assinale a alternativa que apresente surrealistas de destaque, respectivamente, na literatura e pintura.
Questão 7 14712237
PUC-SP Verão A 2023Texto I

ROSALES, Harmonia. O Nascimento de Oxum. 2017. 1 original de arte, óleo sobre tela.Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2018/03/artista-substitui-homens-e-mulheres-brancos-por-mulheres-negras-em-obras-de-arte-classicas/. Acesso em: 26 out
Texto II

BOTTICELLI, Sandro. O Nascimento de Vênus. 1485-1486. 1 original de arte, têmpera sobre tela, 172,5 × 278,5 cm. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:El_nacimiento_de_Venus,_por_Sandro_Botticelli.jpg. Acesso em: 26 out. 2022.
A obra representada no texto I é uma releitura artística em que se pretende a subversão do significado original do texto II. Essa subversão ocorre por meio do(a)
06


