Questões de Arte - Linguagens artísticas - Artes visuais - Culturas Tradicionais
13 Questões
Questão 47 13228261
UERJ 1º EXAME 2025
NELSON SARGENTO
prefeitura.rio
Nelson Sargento – um compositor que pinta
Nelson Sargento (1924-2021), nome artístico de Nelson Mattos, foi compositor, cantor, pesquisador, artista plástico, ator e escritor. Morou no Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, desde os 12 anos. Notabilizou-se como um dos mais importantes sambistas da Estação Primeira de Mangueira, onde integrou e presidiu a Ala de Compositores, além de ter sido presidente de honra da escola. Ao contrário da arte musical que, segundo ele, fez parte de sua infância, a pintura aconteceu mais tarde: “Comecei a pintar em 1973, utilizando um apanhado de massa plástica (que usava como pintor de parede), em cima de um caixote. Assim nasceu meu primeiro trabalho. Hoje, já tenho cerca de 300 obras espalhadas, principalmente entre meus amigos. Porém, faço questão de afirmar que sou um compositor que pinta, pois o meu reconhecimento como compositor está ajudando na divulgação de minha pintura”.
MARCELO OLIVEIRA
Adaptado de memoriaverderosa.com.br, 06/04/2023.
Várias criações artísticas de Nelson Sargento fazem referência a patrimônios históricos da cidade do Rio de Janeiro.
A pintura de sua autoria, acima reproduzida, enfatiza o seguinte aspecto desses patrimônios:
Questão 45 12310348
UEG Medicina 2024/2A seguir estão representadas as obras de arte “Flores do Cerrado” e “Carro de boi”, de autoria do artista Antônio Poteiro, conhecido por retratar em suas obras a vida cotidiana, a natureza e a cultura do povo goiano e brasileiro.

Disponível em: https://www.antoniopoteiro.com.br/o-instituto. Acesso em: 21 fev. 2024.4
Nessas obras, destacam-se a natureza em flores do Cerrado e as manifestações das tradições goianas na representação de festividades com o carro de boi.
Sobre o Cerrado, na sua interface natureza e cultura, verifica-se que
Questão 10 13830287
UEPG Conhecimentos Gerais 2023A religiosidade é um campo cultural de resistência e de manutenção dos elementos culturais africanos no Brasil e encontra-se fortemente representada nas primeiras manifestações artísticas afro-brasileiras.
Sobre a presença da cultura africana nas artes visuais e na música brasileira, assinale o que for correto.
A pintura de Rubem Valentim, exemplificada pela série Emblemas – logotipos poéticos, apresenta uma estética que une a geometria formal à simbologia geométrica da religiosidade afro-brasileira, especialmente do candomblé.
O samba de roda, que associa música, poesia e dança, além de ser uma prática presente em momentos de diversão cotidiana, tem relações com manifestações de influência africana como o candomblé, o maculelê e a capoeira.
O ganzá, a cuíca e o atabaque são exemplos de instrumentos de percussão rítmica de origem africana que se tornaram de uso corrente no samba e em outros ritmos brasileiros.
Heitor dos Prazeres dedicou-se unicamente à pintura e produziu uma série de obras em que retratou a vida nas favelas cariocas, as festas populares, as rodas de samba, a boemia e o candomblé.
Questão 27 12668683
UEA - SIS 2ª Etapa 2024/2026 2023Analise a imagem, que representa a arte Kusiwa, uma pintura corporal e arte gráfica do povo indígena Wajãpi, do Amapá.

(http://portal.iphan.gov.br, 27.04.2017.)
A preservação da arte Kusiwa, considerada patrimônio cultural do Brasil, é importante para
Questão 6 8563566
ENEM PPL 1° Dia 2022O povo indígena Wajãpi utiliza o Kusiwa — reconhecido como bem imaterial da humanidade em 2003 — como repertório codificado de padrões gráficos que decora e colore o corpo e os objetos. Para além de enfeitar, Kusiwa aparece como “arte”, “marca”, “pintura” e “desenho”. Esses grafismos ultrapassam a noção estética e alcançam a cosmologia e as crenças religiosas.
ALMEIDA, C. S.; CARDOSO, P. B. Arte coussiouar, perspectivas históricas de alteridade e reconhecimento. Espaço Ameríndio, n. 1, jan.-jul. 2021.
O povo Wajãpi, que vive na Serra do Tumucumaque, entre Amapá, Pará e Guiana Francesa, vivencia práticas culturais que
Questão 36 13753258
UEM VESTIBULAR 2021Sobre a cultura dos povos originários brasileiros e suas influências nas artes, assinale o que for correto.
Heitor Villa-Lobos, importante músico e compositor brasileiro, utilizou influências e elementos da cultura indígena em parte de sua obra musical.
A figura do indígena teve protagonismo na música, na dança, na poesia, na literatura, dentre outras artes. Exemplos: a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, e o romance Iracema, de José de Alencar.
Na década de 1970, após a criação da Fundação Nacional do Índio (Funai), vários povos indígenas se mobilizaram pela defesa de suas terras e pela manutenção de seus costumes, chamando a atenção de artistas como a fotógrafa Maureen Bisilliat, e inspirando a exposição Xingu Terra, na 13ª Bienal Internacional de São Paulo.
A influência indígena chegou até os meios tecnológicos, como no videogame Caminhos da jiboia, que recebeu colaboração dos Huni Kuin (Kaxinawá). O jogo tem como tema os saberes indígenas.
O povo guarani pouco influenciou a nossa cultura. Dentre seus costumes não estavam a transmissão oral e os cantos, dificultando ao homem branco (europeu) o acesso a sua cultura.
06


