Questões de Sociologia - Trabalho e Estratificação Social - Capitalismo
252 Questões
Questão 92 14660324
UECE Específicas 2ª Fase 2° Dia 2025/2“Uma dominação cega de tipo escravagista não é economicamente rentável para a metrópole. A fração monopolista da burguesia metropolitana não apoia um governo cuja política é unicamente a da espada. O que os industriais e os financistas da metrópole esperam do seu governo não é que ele dizime as populações, mas que salvaguarde, por meio de convenções econômicas, os seus ‘interesses legítimos’”.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005., p. 83.
Para Fanon, o colonialismo atual se caracteriza muito mais
Questão 16 14436085
UFT Tarde 2025/1O conceito de forças produtivas capitalistas deve ser entendido, no presente contexto, como um tipo de desenvolvimento das forças produtivas cuja natureza e ritmo estão determinados por um processo de acumulação de capital. (Adaptado).
Fonte: CATANI, A. M. O que é capitalismo. 23ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 106.
Considerando o excerto, assinale a alternativa CORRETA:
Questão 89 14255567
UNICENTRO Vestibular 2025Leia o texto a seguir.
A terceirização, a informalidade e a flexibilidade se tornaram, então, partes inseparáveis do léxico e da pragmática da empresa corporativa global. E, com elas, a intermitência vem se tornando um dos elementos mais corrosivos da proteção do trabalho, que foi resultado de lutas históricas e seculares da classe trabalhadora em tantas partes do mundo. Vejamos alguns exemplos do tipo de trabalho que mais se expande sob o capitalismo de nosso tempo. Um deles, o zero hour contract [contrato de zero hora], por exemplo, nasceu no Reino Unido e se espalhou pelo mundo ao permitir a contratação de trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas atividades, que ficam à disposição de uma plataforma.
(ANTUNES, R. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, R. et al (org.). Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p.11-22.)
Com base nesse texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal consequência do fenômeno da "plataformização do trabalho", ao transformar as relações de trabalho em supostos serviços autônomos.
Questão 14 14493879
UFT Tarde 2024/2“Um retrato da nossa psique é algo muito poderoso. Permite que as empresas prevejam nosso comportamento e antecipem nossos desejos. Por meio dos dados, é possível saber onde você estará amanhã em um raio de vinte metros e prever, com razoável precisão se o seu relacionamento romântico terá futuro. O capitalismo sempre sonhou em acionar o desejo de consumir, a capacidade de estimular o cérebro humano a desejar produtos que nunca considerou precisar. Os dados ajudam a alcançar esse antigo sonho. Ficamos mais maleáveis, passíveis de virar dependentes e propensos a sermos influenciados. É por isso que as recomendações da Amazon aos usuários costumam se converter em venda, ou que os anúncios do Google resultam em cliques”.
Fonte: FOER, Franklin. O mundo que não pensa: A humanidade diante do perigo real da extinção do homo sapiens. Rio de Janeiro: Leya, 2018, p. 170.
De acordo com o que o texto afirma sobre os dados, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 79 14447960
ENEM PPL 1° Dia (Amarelo) 2024A realização de inúmeras tarefas por máquinas é apresentada como garantia de um futuro no qual ninguém mais precisaria trabalhar (transformar a natureza), pois tudo seria produzido por tecnologias (muito ou pouco “inteligentes”), liberando os seres sociais do trabalho, a começar pelas tarefas rudes ou repetitivas. A perda de trabalho que a introdução capitalista de máquinas promove para intensificar a extração de valor é metamorfoseada em liberação do trabalho. A necessidade de trabalhar, porém, subsiste entre os seres sociais da sociedade capitalista, pois, sem vender força de trabalho, tais expropriados não subsistem no mercado. Entre ameaça e promessa, desaparecem as possibilidades concretas trazidas por processos de trabalho cada dia mais socializados, como redução das jornadas sem redução da remuneração, por exemplo.
FONTES, V. Capitalismo em tempo de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e Marxismo, n. 8, 2017 (adaptado).
De acordo com o texto, o efeito da relação entre trabalho e tecnologia sobre a realidade social é o(a)
Questão 57 14045635
UnB Conhecimentos Gerais 2024/2A sociedade de risco é uma sociedade que se preocupa cada vez mais com o futuro e a segurança do mundo como um todo, implicando a busca da ampliação de resultados com políticas neoliberais, através dos blocos econômicos, e o uso intenso de tecnologia. A globalização na sociedade de risco é marcada pelo excesso de consumo, com aumento do uso de matéria-prima, cuja produção tem refletido no aquecimento global, trazendo não só consequências ambientais como também as crises que desencadeiam o deslocamento forçado, a exemplo das ocorridas na Síria, Afeganistão, Haiti, Venezuela e Ucrânia, o que demonstra a importância capital do estudo acerca da proteção social das pessoas em situação de refúgio e o reconhecimento de seus direitos.
Vera Maria Corrêa Queiroz e Miguel Horvath Junior. A globalização na sociedade de risco e os deslocamentos forçados: impactos e consequências. VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, v. 7 n.º 1, 2022 (com adaptações).
A partir do texto precedente, assinale a opção correta no próximo item, que é do tipo C.
A doutrina socioeconômica conhecida como neoliberalismo
Pastas
06