Questões de Português - Gramática - Semântica
1.758 Questões
Questão 6 15052496
FCMS/JF Medicina 2025/2Texto 3: Saúde do profissional de saúde (Adaptado).
A dedicação intensa ao trabalho e a alta sobrecarga exercem um grande impacto negativo sobre a saúde do profissional de saúde. Embora seja comumente "deixada de lado", a atenção com a saúde do profissional de saúde deveria ser uma prioridade. Afinal, todos nós precisamos que esses especialistas estejam bem — física e mentalmente — para que possam exercer o seu trabalho, cuidando dos demais.
Não é novidade que a carga de trabalho para o profissional da área da saúde é muito intensa. Mé dicos, enfermeiros e outros especialistas do ramo enfrentam longos plantões, realizam diversas tarefas e lidam com pressão e cobranças de forma constante.
É indiscutível que o profissional da área da saúde costuma se dedicar de uma forma intensa à sua profissão, afinal, o seu objetivo é ajudar o máximo de pessoas possível. O problema é que, com essa postura, não raramente, o especialista acaba por ultrapassar os próprios limites. Geralmente, ele enfrenta muitas noites em claro, privando a mente e o organismo do descanso fundamental para o equilíbrio das funções orgânicas e para o reparo do próprio corpo. Assim, começa a surgir um quadro de exaustão, que traz consigo uma série de outros problemas — inclusive, desregulando a química do cérebro e do organismo como um todo. Portanto, é imperativo que cada profissional aprenda a identificar os seus próprios limites para que eles possam ser verdadeiramente respeitados. A dedicação à profissão é, sim, superimportante, mas os momentos de descanso e de lazer não podem ser "deixados de lado".
Disponível em:. https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/saude-do-profissional-de-saude-5-boas-praticas-para adotar-na-rotina,447b6d87bff5a810VgnVCM1000001b00320aRCRD Acesso em: 10 abr. 2025.
Leia a frase (Texto 3): “Portanto, é imperativo que cada profissional aprenda a identificar os seus próprios limites para que eles possam ser verdadeiramente respeitados”.
Assinale a alternativa que identifica o uso do termo “portanto”:
Questão 28 15012165
UNEMAT 2025/1A inteligência artificial atua na reprodução de padrões de comportamento semelhantes ao humano por dispositivos e programas computacionais.
A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. É comumente referida pela sigla IA ou AI (em inglês, artificial intelligence).
Com maior desenvolvimento a partir da década de 1950, a inteligência artificial já faz parte da vida cotidiana das pessoas por meio dos assistentes de voz, dos mecanismos de pesquisa, dos carros autônomos e das redes sociais. Apesar de trazerem inúmeros benefícios e avanços importantes em diversas áreas, muito se debate a respeito dos limites éticos da inteligência artificial e do papel que elas desempenham na nossa sociedade atual. [...]
GUITARRARA, Paloma. Inteligência artificial, Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligenci a-artificial.htm. Acesso em: 02 out. 2024.
O texto aborda questões relativas à inteligência artificial e ao papel que elas desempenham na sociedade contemporânea.
Em relação ao uso da conjunção APESAR DE no texto, depreende-se que
Questão 7 14958671
FAMEMA Prova 2 2025Para responder à questão, leia o pequeno ensaio, intitulado “Variação sobre um tema de Diderot”, de Eduardo Giannetti.
Querem saber a história abreviada de quase todo o mal-estar na civilização? Ei-la: a evolução produziu o animal homem. No âmago desse homem, entretanto, foi se instalando um inquilino altivo, exigente e dado à hipocrisia e ao autoengano: o homem civilizado. As rusgas foram crescendo, o conflito escalou, mas nenhum dos dois é forte o bastante para aniquilar o outro. E assim brotou no interior da caverna uma guerra civil que se prolonga por toda a vida.
(Eduardo Giannetti. Trópicos utópicos, 2016.)
No contexto em que se insere, o termo sublinhado no texto pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido do ensaio, por:
Questão 4 14823023
UNIMONTES Manhã - Biológicas 2025Texto 2

Disponível em: https://www.estado.rs.gov.br/campanha-de-prevencao-ao-hiv-aids-no-carnaval-e-lancada-no-estado. Acesso em: 17 out. 2024.
O texto 2 traz, em sua base, a retomada de uma memória discursiva que remete às marchinhas de carnaval.
No entanto, ao abordar a temática da prevenção contra a infecção pelo HIV, ele assume um novo efeito de sentido, pois
Questão 24 14650142
UECE Específicas 2ª Fase 1° Dia 2025/2Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
O Rappa
[1] Tudo começou quando a gente conversava
Naquela esquina ali
De frente àquela praça
Veio os homens
[5] E nos pararam
Documento por favor
Então a gente apresentou
Mas eles não paravam
Qual é negão? Qual é negão?
[10] O que que tá pegando?
Qual é negão? Qual é negão?
É mole de ver
Que em qualquer dura
O tempo passa mais lento pro negão
[15] Quem segurava com força a chibata
Agora usa farda
Engatilha a macaca
Escolhe sempre o primeiro
Negro pra passar na revista
[20] Pra passar na revista
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
É mole de ver
Que para o negro
[25] Mesmo a AIDS possui hierarquia
Na África a doença corre solta
E a imprensa mundial
Dispensa poucas linhas
Comparado, comparado
[30] Ao que faz com qualquer
Figurinha do cinema
Comparado, comparado
Ao que faz com qualquer
Figurinha do cinema
[35] Ou das colunas sociais
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
O RAPPA. Todo camburão tem um pouco de navio negreiro. In: O Rappa. Rio de Janeiro: Warner Music, 1994. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/3csVVy81hO5HeGLSNgb7P7. Acesso em: 1º maio 2025.
No trecho “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” (linhas 36-37), evidencia-se um recurso de textualidade denominado
Questão 31 14563539
UEA-Específico Humanas 2025Considere a tirinha de Pablo Carballo, publicada no perfil @opablocarballo do Instagram.

A palavra “ainda”, no último quadrinho, indica que “tá sem fazer nada” é um
06


