Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Ciência Moderna e Racionalismo - Outros
27 Questões
Questão 15 14436075
UFT Tarde 2025/1Conforme diversos historiadores da filosofia, a modernidade é marcada especialmente por duas grandes correntes do pensamento filosófico.
Assinale a alternativa CORRETA:
Questão 37 14701039
UNESP 2 fase - Conhecimentos Específicos 2022Admite-se de maneira geral que o século XVII sofreu, e realizou, uma radicalíssima revolução de que a ciência moderna é, ao mesmo tempo, a raiz e o fruto. Alguns historiadores viram seu aspecto mais específico na secularização da consciência. O homem perdeu seu lugar no mundo; perdeu o próprio mundo em que vivia e sobre o qual pensava, e teve de transformar e substituir não só seus conceitos e atributos fundamentais, mas até mesmo o quadro de referência de seu pensamento.
(Alexandre Koyré. Do mundo fechado ao universo infinito, 2006. Adaptado.)
No texto, Alexandre Koyré ressalta uma mudança radical no processo do conhecimento que ocorreu no século XVII, que consiste na
Questão 59 6102296
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.
MAIA, D. MAIA, A C A uulzoção dos dios Pcoulares e da observação do tempo pars 4 chmtDiogia Escolar nO ensino fundamenta! 1! GeoTentos, n 1, ui 2010 (adaptado)
O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela
Questão 20 2584382
FIP-Moc Medicina 2020/1(...) Na visão do mundo medieval no qual Filippo nasceu, era Deus, e apenas Deus, que podia olhar o mundo, e era a Igreja que revelava ao homem como Deus via o mundo. Entretanto, aquela visão do mundo estava mudando justamente no tempo em que Filippo crescia e se transformava em artista e pensador. Intelectuais, perseguindo a sabedoria da Grécia e de Roma, fizeram do homem uma força capaz de criar e transformar, não substituindo Deus, mas trabalhando dentro do plano divino (...).
Fonte: WALKER, Raul Robert. A disputa que mudou a Renascença. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Essa atitude dos renascentistas relaciona-se:
Questão 40 2559124
UPE 3ª Fase 1° Dia SSA 2019Sobre o Paradigma da Modernidade, leia o texto a seguir:
A partir do século XVI, começam as grandes mudanças no campo do saber humano, aliás, não é um fato isolado, mas está plenamente inserido no cenário das grandes transformações que marcam o fim da Idade Média. A área das ciências é apenas mais uma que entra em crise frente às inovações que explodem em todas as direções.
(SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003, p. 16.) Adaptado.
A Revolução Científica dos séculos XVI - XVII foi um dos períodos mais relevantes e expressivos das crises de paradigmas. Mudanças no campo do saber humano ocorreram e podem ser consideradas um dos principais fatores desencadeantes do pensamento da Modernidade.
Nessa linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que
Questão 85 1254037
ENEM 1° Dia (Amarela) 2019TEXTO I
Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de fais: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
TEXTO II
O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela
Pastas
06