Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Ciência Moderna e Racionalismo
208 Questões
Questão 15 14436075
UFT Tarde 2025/1Conforme diversos historiadores da filosofia, a modernidade é marcada especialmente por duas grandes correntes do pensamento filosófico.
Assinale a alternativa CORRETA:
Questão 42 14255373
UNICENTRO Vestibular 2025Observe a figura e leia o texto a seguir.
(Gravura de 1655 que mostra as instalações do Colégio Henrique IV de La Flèche. Disponível em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/descartes-o-pai-da-filosofia-moderna_2679. Acesso em: 12 ago. 2024.)
Aqui estudou René Descartes (1596-1650). O Colégio marcou profundamente o espírito do jovem Descartes. Por um lado, apesar de ter frequentado uma das melhores escolas da Europa, o ensino do La Flèche, fundado em princípios da filosofia escolástica, não respondia aos novos anseios científicos e filosóficos que se descortinavam no horizonte de uma modernidade nascente. Por outro, o estudo da matemática lhe dava uma perspectiva. O grande problema detectado em relação ao conhecimento era a ausência de uma metodologia que pudesse guiá-lo na busca da verdade. Para enfrentar esse problema é que Descartes cria regras para um método.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, regras para esse método.
Questão 41 11697658
UNIMONTES - Especifica Tarde - Humanas 2024INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, com atenção, para responder à questão.
O homem é constituído de razão e emoção, entre outras dimensões. O racionalismo se opõe à emoção como condição de conhecimento. Entre os racionalistas, destaca-se René Descartes, que concebia “a ideia de que o homem é capaz de construir o seu próprio pensamento”. Descartes buscava encontrar uma forma para conhecer e compreender o mundo que o cercava. Para esse processo, ele estabeleceu como método a dúvida, que passou a ser conhecido como “dúvida metódica” ou “método cartesiano”. Para ele, a dúvida o levava ao ato de pensar, e o pensamento (racionalização) eliminava os questionamentos e as causas das dúvidas quanto ao conhecimento e à compreensão real do mundo.
Fonte: MEDEIROS, Daniel. Razão e emoção. Curitiba: Ed. Positivo, 2009. p. 4-5.
Esse pensamento levou Descartes, consequentemente, a estabelecer como verdade irrefutável
Questão 69 11149438
UECE 1ª Fase 2024/1Leia com atenção o texto abaixo.
“[...] jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; [...] evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida”.
René Descartes. Discurso do método, I. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 37.
Defender a evidência, a clareza e a distinção ao próprio espírito (à própria razão) como primeiro critério do conhecimento verdadeiro expressam uma posição
Questão 38 14725207
UNESP 2 Fase - Conhecimentos Específicos 2023TEXTO 1
Quantas vezes ocorreu-me sonhar, durante a noite, que estava neste lugar, que estava vestido, que estava junto ao fogo, embora estivesse inteiramente nu dentro de meu leito? [...] Pensando cuidadosamente nisso, lembro-me de ter sido muitas vezes enganado, quando dormia, por semelhantes ilusões. E, detendo-me neste pensamento, vejo tão manifestamente que não há quaisquer indícios concludentes, nem marcas assaz certas por onde se possa distinguir nitidamente a vigília do sono, que me sinto inteiramente pasmado: e meu pasmo é tal que é quase capaz de me persuadir de que estou dormindo.
(René Descartes. Obra escolhida, 1973.)
TEXTO 2
O cientista Jeremy Bailenson, diretor-fundador do laboratório que estuda realidade virtual na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, disse, em 2018, que o tempo passado com óculos de realidade virtual "é psicologicamente muito mais poderoso do que qualquer mídia já inventada e se prepara para transformar dramaticamente as nossas vidas. Nosso cérebro fica confuso o suficiente para entender esses sinais como realidade? Eu posso te garantir: a realidade virtual influencia. Para algumas pessoas, a ilusão é tão poderosa que o sistema límbico [região do cérebro envolvida com emoções e memória] delas entra em um estado de atividade intensa".
(Shin Suzuki. “Vida no metaverso: como a realidade virtual poderá afetar a percepção do mundo ao redor”. www.bbc.com, 28.11.2021. Adaptado.)
Nesses dois textos, observa-se a problematização de uma questão clássica em filosofia, a qual corresponde à
Questão 14 8850247
UFT Tarde 2023/1Francis Bacon (1561-1626): “Só há e só pode haver duas vias para a investigação e para a descoberta da verdade. Uma, que consiste no saltar-se das sensações e das coisas particulares aos axiomas mais gerais e, a seguir, descobrirem-se os axiomas intermediários a partir desses princípios e de sua inamovível verdade. Esta é a que ora se segue. A outra, que recolhe os axiomas dos dados dos sentidos e particulares, ascendendo contínua e gradualmente até alcançar, em último lugar, os princípios de máxima generalidade. Este é o verdadeiro caminho, porém ainda não instaurado.”
(BACON, F. Novum organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 16).
Assinale a alternativa CORRETA em conformidade com o texto:
Pastas
06