Questões de Filosofia - Filosofia antiga - Aristóteles
249 Questões
Questão 55 15242166
ENEM 1° Dia (Verde) 2025O corpo de cidadãos é o poder supremo dos Estados. A supremacia pode residir ou num homem, ou na minoria, ou em todos. Sempre que o Um, ou a Minoria, ou Todos governam, tendo em vista o bem-estar comum, essas constituições são justas; mas se procuram apenas o benefício de uma das partes, seja ela o Um, a Minoria ou Todos, estabelece-se um desvio.
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
No excerto encontra-se a base da teoria clássica das três formas de governo representadas pela
Questão 15 14584233
UFSC Amarela 2025/2No Livro I da Ética a Nicômacos, ao se referir à questão da felicidade, Aristóteles afirma que:
a felicidade é algo final e autossuficiente e é o fim a que visam as ações.
a felicidade é o melhor, mais belo e mais agradável dos bens.
a felicidade existe na alma inativa, no homem que se entrega ao hedonismo.
o homem é por natureza antissocial; sendo assim, sempre buscará a felicidade egoisticamente.
tanto a maioria dos homens quanto as pessoas mais qualificadas dizem que o bem supremo é a felicidade.
a felicidade nunca requer bens exteriores.
Questão 50 14563900
UEPG Conhecimentos Gerais 2025A partir do olhar ético de Aristóteles sobre a relação entre o ser humano e a felicidade, assinale o que for correto.
O homem em sua felicidade total é alguém consciente de suas virtudes morais.
A felicidade é atingida por meio das virtudes.
O homem feliz é aquele que torna a atividade filosófica um hábito e age guiado pela razão.
Apenas as pessoas que desfrutam de uma vida luxuosa conseguem conquistar a felicidade.
Questão 25 14554802
Unioeste Tarde 2025Aristóteles, em Poética, Livro VII, seção 44, apresenta uma definição de belo:
(...) o belo – ser vivente ou o que quer que se componha de partes – não só deve ter essas partes ordenadas, mas também uma grandeza que não seja qualquer. Porque o belo consiste na grandeza e na ordem, e portanto um organismo vivente, pequeníssimo, não poderia ser belo (pois a visão é confusa quando se olha por tempo quase imperceptível); e também não seria belo, grandíssimo (porque faltaria a visão do conjunto, escapando à vista dos espectadores a unidade e a totalidade); imagine-se, por exemplo, um animal de dez mil estádios [muitos milhares de metros]. (...) os corpos e os organismos viventes devem possuir uma grandeza, e esta bem perceptível como um todo.
ARISTÓTELES. Poética. Nova Cultural, 1991
Considerando o texto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 37 14094112
UNIFOR Demais cursos 2025/1Segundo Aristóteles, as qualidades do caráter podem ser dispostas de modo que identifiquemos os extremos e a justa medida. Por exemplo, entre a covardia e a audácia está a coragem; entre a belicosidade e a bajulação está a amizade; entre a indolência e a ganância está a ambição e etc. É interessante notar a consciência do filósofo ao elaborar a teoria do meio-termo. Conforme ele, aquele que for inconsciente de um dos extremos, sempre acusará o outro de vício. Por exemplo, na política, o liberal é chamado de conservador e radical por aqueles que são radicais e conservadores. Isso porque os extremistas não enxergam o meio-termo. Portanto, seguindo o famoso lema grego “Nada em excesso”, Aristóteles formula a ética da virtude baseada na busca pela felicidade, mas felicidade humana, feita de bens materiais, riquezas que ajudam o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, bem como bens espirituais, como a ação (política) e a contemplação (a filosofia e a metafísica).
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-concepcao-felicidade-na-Etica-aristotelica.htm. Acesso em: 01 out. 2024.
Assinale a alternativa que representa a principal ideia proposta pelo filósofo Aristóteles.
Questão 45 14809655
PAS - UFLA 1 Etapa 2024-2026Vejamos, a partir de um exemplo grosseiro, o que ele tinha em mente: quando Alfredo prepara um risoto, os elementos materiais do risoto são os ingredientes que ele utiliza para prepará-lo, o elemento eficiente é ele mesmo, o cozinheiro, o elemento formal é a receita e a satisfação dos clientes do restaurante é o elemento final.
Fonte: KENNY, Anthony. Uma nova história da filosofia ocidental 1. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 25-26. (Adaptado).
O texto em destaque procura exemplificar e explicar a
06


