Questões de Física - Mecânica - Gravitação
575 Questões
Questão 18 14502074
UPE 1ª Fase 2º Dia SSA 2024[...] a força eletromagnética entre dois elétrons é cerca de um milhão de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de vezes maior do que a força gravitacional.
HAWKING, Stephen. Uma breve história do tempo. Tradução Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015 (p. 96).
A partir do exposto, a razão entre a força eletromagnética entre dois elétrons e a força gravitacional é cerca de
Questão 162 14454447
ENEM PPL 2° Dia (Amarelo) 2024As distâncias no espaço são tão grandes que seria muito difícil gerenciar os números medindo-os em milhas ou em quilômetros. Então, os astrônomos criaram uma medida padrão, o ano-luz. Um ano-luz é a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano. Para se ter uma ideia, um segundo-luz é igual a 300 000 km, ou seja, se dois objetos estão separados por um segundo-luz, a distância entre eles é 300 000 km.
Na imagem, tem-se a representação da Via Láctea e, no círculo em detalhe, a distância entre o Sol e a Terra, igual a 8 minutos-luz.
Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 5 ago. 2012.
A distância entre o Sol e a Terra, em km, escrita como uma potência de base 10, é de
Questão 62 14046559
UnB Conhecimentos Gerais 2024/3Figura I: modelado em função do valor do campo gravitacional
Figura II: variações no campo gravitacional, geradas pela variação da massa de água, no entorno do aquífero Guarani
O projeto Grace é composto por um conjunto de dois satélites “gêmeos” que, lançados pela NASA em parceria com a Alemanha, em 2002, orbitam a Terra, atraídos pela força gravitacional do planeta. Cada um dos satélites está constantemente rastreando a posição do outro. Como todos os corpos exercem força gravitacional (que varia de acordo com as respectivas massas e distância), quando estão orbitando uma região com maior efeito gravitacional, um dos satélites aproxima-se mais da Terra. Como exemplo, pode-se citar o campo gravitacional exercido pelo aquífero Guarani, que “puxa” um desses satélites para mais perto da Terra, enquanto o outro satélite calcula esse desvio na trajetória do “irmão”. Quanto maior a variação do volume de água maior será a variação do campo gravitacional, conforme ilustrado na figura II, a partir de dados obtidos por satélites.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta no seguinte item, que é do tipo C.
Na Terra, a gravidade
Questão 48 14031942
UEA - SIS 1º série 2025/2027 2024A órbita de um planeta em torno do Sol é elíptica, sendo que o Sol ocupa um dos focos dessa elipse.
Considerando que o periélio é o ponto da órbita que está mais próximo do Sol, que o afélio é o ponto da órbita que está mais distante do Sol e que a força que atrai o planeta em direção ao Sol é a gravitacional, uma consequência direta das leis de Kepler é que a velocidade escalar de um planeta, ao longo de sua órbita, tem seu valor
Questão 46 14031938
UEA - SIS 1º série 2025/2027 2024A vida de determinada estrela começa com uma nebulosa, uma nuvem de poeira cósmica densa, que colapsa sob a ação da ________ para formar uma protoestrela. Quando a temperatura e a pressão no núcleo tornam-se suficientemente ________, inicia-se a ________ nuclear, marcando a fase de sequência principal, em que a estrela passa a maior parte da sua vida convertendo hidrogênio em hélio.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
Questão 17 12643795
UNIFOR Demais Cursos 2024/2O planeta Júpiter é conhecido da humanidade desde os tempos da antiguidade, especialmente por ser um dos planetas visíveis a olho nu. Desde o início, foi associado a diversas divindades antigas e poderosas, como a própria palavra que designa o planeta representa, em nosso idioma atual. Modernamente, algumas pessoas acreditam que o planeta Júpiter possa ser um protetor do planeta Terra contra colisões catastróficas, como a que dizimou os dinossauros. Entretanto, existem teorias que sugerem que essa proteção não é tão importante quanto se imaginava e até que, para um futuro muito remoto, o planeta Júpiter possa se tornar um vilão para os planetas telúricos próximos ao Sol.
Disponível em: https://www.space.com/14919- jupiter-comet-impacts-earth.html. Acesso em: 12 mai. 2024.
Sabemos que o período de revolução de Júpiter é 12 vezes o do nosso pequeno planeta, dessa forma, quantas vezes a distância entre Júpiter e o Sol excede a distância entre o planeta Terra e o Sol?
Pastas
06