Questões de História - História da África - Cultura
18 Questões
Questão 31 14624278
Campo Real Medicina 2023/2Leia a seguir a análise do pensador congolês Valentin Mudimbe:
A África foi descoberta no século XV. Isso, pelo menos, que diz a maioria dos livros de história. Os professores o ensinam, os estudantes o aceitam como verdade. Em todo caso, por que duvidar? [...] houve, sem dúvida, uma descoberta. No entanto, pode-se perguntar com bastante seriedade: é mesmo historicamente verdade que o continente foi descoberto no século XV? Sabemos o que está inscrito nesta descoberta, as novas ordens culturais que ela permitiu e, em termos de conhecimento, os textos que seus discursos construíram e cuja realização se encontra no que chamo de "biblioteca colonial". Olhando novamente, porém, torna-se evidente que, na verdade, a descoberta do século XV não foi o primeiro contato do continente com os estrangeiros. Por isso, tal descobrimento exprime apenas um ponto de vista, o europeu.
MUDIMBE, Valentin Yves. A ideia de África. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 50.
Nesse excerto, Valentin Mudimbe discorre acerca de conhecimentos sobre a África construídos a partir de um olhar eurocêntrico. Para ele, a historiografia, por muito tempo, criou um ponto de vista que nos impede de enxergar a História do continente africano (e seus contatos) de maneira mais complexa. Sobre esse assunto, assinale a alternativa verdadeira.
Questão 8 10763829
UFSM Manhã 2023Chimamanda Ngozi Adichie
Fonte: Chimamanda Ngozi Adichie. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/colaborador/ 02561/chimamanda-ngozi-adichie. Acesso em: 20 jun. 2023.
Capa do livro Meio Sol Amarelo
Fonte: Meio sol amarelo. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/ 9788535929249/meio-sol-amarelo-nova-capa. Acesso em: 20 jun. 2023.
Chimamanda Ngozi Adichie (imagem acima) nasceu na Nigéria, em 1977, e suas obras foram traduzidas para mais de 30 países. Em sua literatura, como em “Meio Sol Amarelo” (2008) (imagem acima), ela resgata a história da África numa perspectiva humana e feminista.
Acerca da história da Nigéria e do continente africano pós-colonial, contexto histórico da obra da escritora Adichie, é correto afirmar que
Questão 38 9712904
UFU 1º fase 2023/2Na metade do século IV, o Estado de maior expressão no vasto território da Núbia era conhecido pelo nome de Axum. Herdeiro das tradições de Meroé, distinguia-se delas devido a uma alteração cultural fundamental: a adoção do cristianismo.
MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2018. p. 28. (Fragmento).
Considerando as formas de organização social e religiosa das sociedades africanas anteriores à expansão europeia no continente, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 33 9524960
ETEC 2023/1Iemanjá, divindade africana cuja data é celebrada em 2 de fevereiro, é a rainha das águas. Aqueles que a cultuam acreditam que ela é também uma figura materna, que irmana todas as pessoas.
Em terras brasileiras, ela ganhou um significado que remete à ancestralidade.
Afinal, se entendermos as costas brasileira e africana como duas margens do mesmo imenso Oceano Atlântico, é Iemanjá quem promove a união, por ser ela a divindade das águas.
https://tinyurl.com/ywpsbsr9%20Acesso%20em:%2016.09.2022.%20Adaptado.
Assim como diversos outros aspectos das culturas africanas, o culto a Iemanjá existe no Brasil devido
Questão 24 6310662
UVA 2020/2Apartheid é um termo que define a política de segregação racial e territorial, que tem como objetivo separar as diferentes “raças' existentes em um território.
Até o início da década de 1990, o pais em que esta política prevaleceu fortemente foi:
Questão 47 1219644
FGV-SP Economia - Manhã 2015(...) quais mecanismos levaram à escravidão nas sociedades africanas do século VII ao século XV?
(...)
Genericamente, a escravidão esteve presente na África como um todo, fazendo-se necessário observar as especificidades históricas próprias de complexos sociais e políticos e das formas de poder das diversas sociedades africanas. Mas é fundamental acrescentar que a dinâmica e a intensidade da escravidão no continente africano tem a ver com a maior ou menor demanda do tráfico atlântico gerada pelo expansionismo europeu na América. Isso acarreta mudanças sociais na África, como a expansão e a subsequente transformação da poligenia, o desenvolvimento de diferentes tipos de escravidão no continente, além do empobrecimento de uma classe de mercadores africanos
(Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita à história contemporânea, 2008, p. 37-8)
A partir do fragmento, é correto afirmar que
Pastas
06