Questões de História - História Geral - Idade Moderna - Mercantilismo
133 Questões
Questão 5 15072817
UniRV APARECIDA 2025/1As teses do liberalismo econômico surgiram especialmente como refutação ao mercantilismo, cujas práticas não atendiam às novas necessidades do capitalismo. Com efeito, os economistas do final do século XVIII eram contrários à intervenção do Estado na economia, entendendo que ele deveria apenas dar condições para que o mercado seguisse de forma natural seu curso.
Sobre o liberalismo econômico e as críticas a ele, verifique entre as alternativas abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
( ) liberalismo econômico fundamenta-se na defesa de uma economia de mercado, destacando princípios fundamentais como o individualismo e a propriedade privada dos meios de produção.
( ) O liberalismo econômico advogava pela livre concorrência e pela lei da oferta e procura, sendo contrário às práticas protecionistas e acumulação de riquezas através do comércio controlado pelo Estado e promovidas pelo mercantilismo.
( ) A ênfase na liberdade individual e na confiança na capacidade humana de buscar o progresso esteve ligada à visão liberal da economia, que defendia, ainda, a autoridade do poder público apenas em relação às atividades produtivas que levassem ao bem comum.
( ) A crise social que acompanhou a expansão do capitalismo liberal no século XIX oportunizou o surgimento de correntes críticas ao liberalismo, como o socialismo utópico, que defendia, por exemplo, a busca pela sociedade ideal baseada em comunidades que partilhassem a mesma base material e vivessem em harmonia.
Questão 31 15046487
UVV Demais Cursos 2025“O tempo dos mercadores, a época que se chama, alternativamente, de capitalismo mercantil ou mercantilismo. Acredita-se que, essa época, tenha se estendido por trezentos anos, muito, aproximadamente, dos meados do século XV aos meados do século XVIII. O mercantilismo foi tudo menos um ‘sistema’; foi, primordialmente, um produto da mente dos estadistas, de altos funcionários públicos e de líderes financeiros e comerciais da época”.
Disponível em: GALBRAITH, John K. Pensamento Econômico em Perspectiva.
Tomando como base o texto acima e seu contexto histórico, é correto afirmar que o mercantilismo
Questão 37 14799019
UEMG 2025“Mais uma vez entra em cena o chá (...). Para favorecer a Companhia das Índias Orientais, que estava à beira da falência, o governo britânico lhe concede o monopólio da venda do chá para as colônias americanas. (...). A reação dos colonos à lei foi, pelo menos, original. [...] 150 colonos disfarçados de índios atacaram 3 navios no Porto de Boston e atiraram o chá ao mar. Era a Boston Tea Party, (Festa do Chá de Boston)".
Referência: KARNAL, Leandro; PURDY, Sean; FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius de. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Editora Contexto, 2007. 287 p.
Com base no trecho e nos conhecimentos sobre o contexto da Independência das Treze Colônias, é correto afirmar que:
Questão 32 14589532
Campo Real Medicina 2025Entre os séculos XV e XVIII, esteve em voga na Europa um conjunto de ideias e práticas econômicas conhecido como mercantilismo.
São características do mercantilismo:
Questão 38 15092726
EsPCEx Dia 2 2024A integração da América ao contexto europeu deu-se por meio do colonialismo mercantilista, em que várias cortes europeias partiram para a montagem e exploração de impérios coloniais.
Estabeleceu-se um conjunto de normas que regulamentava as relações entre as colônias e metrópoles, chamado por muitos historiadores de
Questão 65 12596117
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2A Expansão Marítima não atendeu apenas a interesses comerciais. Os europeus tinham outras motivações. Entre elas, o desejo de conhecer “as maravilhas” narradas pelos poucos homens que haviam tido a oportunidade de viajar naquela época.
Considerando o período das Grandes Navegações, assinale a afirmação FALSA.
06


